O que é uma batalha espiritual?

Você já ouviu falar em batalha espiritual? Para descobrir o que é e como enfrentá-la da maneira correta, confira agora mesmo este conteúdo especial.

espiritual - O que é uma batalha espiritual?
O que é uma batalha espiritual?

Você está sendo atingido pela dúvida, pelas tentações, por todos os tipos de outros problemas e está se perguntando: “que pecado horrível eu cometi para que tantas coisas ruins acontecessem comigo? O que eu fiz para merecer tudo isso? O que há de errado comigo? Por que Deus me desamparou?” 

Bem, há algo que você precisa levar em consideração. Muitas vezes, há uma batalha espiritual acontecendo, você apenas não se deu conta. Tal batalha não acontece porque você está em pecado ou porque o Senhor lhe abandonou. Na verdade, ela pode começar a qualquer momento da sua vida cristã. 

Vamos descobrir, juntos, o que isso significa exatamente e o que fazer ao perceber que está entrando em uma guerra contra o inimigo? 

Então, sente-se por alguns minutos e leia este conteúdo atentamente. 

Compreendendo as batalhas espirituais

As batalhas espirituais são uma guerra entre o reino da luz e o reino das trevas.

O diabo e seus demônios procuram manter os incrédulos na escuridão, além de tornar os crentes impotentes no pecado e na dúvida, e destruir os cristãos, que devem ser a luz. 

Por isso, devemos ter cuidado para não colocar a guerra espiritual em uma caixa ou achar que ela só acontece em determinados momentos e situações. No geral, ela está sempre ocorrendo ao nosso redor. 

O famoso escritor cristão C.S. Lewis, escreveu em um de seus livros (chamado “Cartas de um diabo a seu aprendiz”) o seguinte: 

“Há dois erros iguais e opostos no que diz respeito aos demônios: um é desacreditar em sua existência. O outro é acreditar e sentir um excessivo e doentio interesse neles. Eles próprios ficam igualmente satisfeitos com ambos os erros.” 

Logo, devemos estar cientes da influência do diabo e lutar, incessantemente, contra a sua força, sempre amparados pelo nosso Senhor. 

Levando a guerra espiritual a sério

A batalha espiritual é um assunto sério. É por isso que você precisa ter cuidado na maneira de abordá-la. Você precisa estar ciente de que Deus tem um inimigo que está empenhado em torná-lo ineficaz de todos os jeitos necessários. 

Entretanto, você também precisa se lembrar que a batalha não é sua. Como uma ovelha cercada por lobos, você está mais seguro quando permanece perto do Bom Pastor. Perto de Jesus. Logo, é quando você sai por conta própria que fica mais vulnerável. 

O inimigo está em “pé de guerra” porque sabe que seu tempo é curto e ele será vencido. A boa notícia é que a vitória é do Senhor. Ele já desmantelou o reino do inimigo. E, por isso, você deve se alegrar, mas sempre se manter firme. 

O que fazer ao passar por uma batalha espiritual?

Algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar uma batalha como essa, são: 

  • Comece o dia com a Palavra de Deus e com oração, e isso o equipará a lidar com todas as coisas que surgirão em seu caminho;
  • Deus é mais poderoso que o diabo e todos os demônios. Maior é aquele que está em você do que aquele que está no mundo. Não tema;
  • Diante de Deus, somos justos. Permanecemos neste relacionamento especial com o Senhor por causa de Jesus Cristo. Logo, peça a ajuda Dele todo o tempo.

Vista a armadura completa de Deus

Uma das principais passagens bíblicas sobre a preparação para a guerra espiritual foi escrita por Paulo: 

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça. E calçados os pés na preparação do evangelho da paz. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

Efésios 6:13 ao 17

Como Tiago e Pedro, a preocupação de Paulo é a capacidade de o crente de se manter firme. Para ilustrar como fazer isso, ele faz uma comparação com as armaduras usadas pelos soldados nas guerras, que consistem em: 

  • O cinturão da verdade: da mesma forma que a armadura é mantida unida e sustentada pelo cinto, a vida cristã é sustentada e mantida firme pela verdade. Se você entender a verdade sobre quem é Deus, sua identidade como Seu filho e herdeiro e a natureza do conflito espiritual, você não será facilmente enganado pelos planos do inimigo;
  • A couraça da justiça: quando se tratava de se proteger na batalha nos tempos antigos, o foco era proteger o coração e a cabeça. Da mesma forma, o inimigo tenta atingir suas boas obras. O fracasso moral não apenas prejudica você pessoalmente, mas também prejudica o evangelho. Portanto, tome cuidado para não ser eliminado da batalha por descuido moral;
  • Pés preparados com o evangelho da paz: essa paz pode prepará-lo não apenas para permanecer firme no Senhor, mas também para compartilhar essa paz com as pessoas ao seu redor. Você recebeu prontidão para perseverar na busca de Cristo. E mesmo que você esteja em uma batalha, você é um ministro de um evangelho de paz. Nunca se esqueça;
  • O escudo da fé: todo ataque que Satanás lança contra você pode ser bloqueado pela fé. Simplesmente confiando no Senhor — e agindo com base nessa confiança — você cria uma barreira que o inimigo não consegue passar. Isso não significa necessariamente que você nunca sofrerá dificuldades, mas em meio a essas provações, não deixe o inimigo abalar sua confiança na bondade e no plano de Deus para sua vida;
  • O capacete da salvação: a cabeça é a outra área vital que um soldado precisa proteger. O interessante aqui é que você protege sua cabeça com o que está dentro dela: o conhecimento da sua salvação. Se você é um seguidor de Cristo, o Senhor já o redimiu e libertou. Os exércitos de Satanás nunca podem fazer nada para tirar isso de você. Isso significa que, embora ele possa atacá-lo, seus planos são inúteis;
  • A espada do Espírito: o único elemento ofensivo da armadura de Deus é a espada. Paulo diz que a espada do Espírito é a Palavra da verdade. Ele não está dizendo que você deve atacar as pessoas com a Palavra de Deus. Em vez disso, como Jesus demonstrou quando foi tentado, você enfrenta o ataque do inimigo confiando nas verdades das escrituras. E conforme você proclama a verdade de Deus, o Espírito vai adiante de você.

Portanto, coloque a armadura do Senhor e lute o bom combate. Deus está e sempre estará ao seu lado. 

Se você deseja ler mais palavras de fé, esperança e força, acesse nosso blog agora mesmo. Esperamos você por lá!

Leia mais:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Sou devota de Santa Rita, estou atravessando uma fase difícil estou com depressão e ansiedade, mais confio em Deus e Santa Rita de Cássia que eu vou vencer 🙏🏼

Deixe seu comentário: