O que a Bíblia fala sobre reagir?

Ação e reação são atitudes diferentes, sendo a segunda uma revelação de como está o nosso caráter cristão. Existe um comportamento que agrada a Deus. Saiba mais.

reagir - O que a Bíblia fala sobre reagir?
O que a Bíblia fala sobre reagir?

As ações trazem consigo reações, as duas, portanto, são muito diferentes uma da outra. Se agir é uma ação pensada, com objetivo específico, reagir é uma resposta, algo mais impulsivo e que revela quem somos de verdade. Precisamos entender o que a Bíblia fala sobre reagir, a fim de estarmos sempre preparados.

“E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Colossenses 3:17.

Afinal, sabemos que é necessário manter a coerência nas nossas atitudes do dia a dia, das mais simples até as mais complexas. Porque cremos em um Deus que ensina sobre mansidão, paciência, longanimidade, entre outras características que não condizem com uma reação violenta, por exemplo.

Um bom exemplo de reação

São muitos os exemplos que temos em toda a palavra de Deus de pessoas que escolheram bons e maus caminhos. Entre as boas atitudes temos Abgail, que colaborou para desmanchar a má impressão deixada por seu marido, que se negou a ajudar os homens enviados por Davi.

“E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.”

1 Samuel 25:24,25.

Ela foi ao encontro de Davi para pedir perdão e fazer com que sangue não fosse derramado. Isso porque uma atitude dessa naquele contexto significa desrespeito imenso, portanto, os homens de Davi voltariam ao encontro de Nabal e sua esposa para resolver o conflito por meio de espadas.

“Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão”

1 Samuel 25:32,33.

Aquela mulher se apressou em reagir, a fim de que o conflito fosse terminado, de que tudo não passasse de um mal-entendido. Sabemos que Davi tinha a presença de Deus consigo e que seus inimigos eram derrubados pelo Senhor, portanto, seria derramamento de sangue com vitória para Davi.

O que a Bíblia fala sobre reagir?

A Bíblia é muito clara quando o assunto é sobre o nosso caráter, afinal, precisamos seguir o exemplo de Jesus, seu amor e misericórdia. Assim, andamos com o Espírito Santo, que nos capacita para agir e reagir de maneira sábia, segundo a vontade de Deus.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”

Gálatas 5:22-25.

Portanto, não agimos conforme a nossa carne, mas de acordo com o espírito, o qual sempre direciona para o caminho mais saudável para nosso corpo e mente. Além disso, são muitas as recomendações na palavra de Deus para entendermos qual o posicionamento correto em muitas ocasiões.

Identifique a necessidade de transformação

Certamente você já deve ter conhecido alguém que se identifica como uma pessoa de “pavio curto”, ou seja, que se irrita com facilidade, que vive em estado de estresse. Esse tipo de pessoa acaba tornando suas relações muito violentas, porque sempre possui uma reação negativa diante das situações.

O problema é assumir essa postura para si, pensando que jamais vai mudar, como se fosse um traço da própria personalidade. Sabemos que não é essa a direção do Espírito Santo para as nossas vidas, precisamos passar por uma transformação, nascer de novo e viver segundo o que Deus deseja para nós.

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.”

Tiago 1:19,20

Seja persistente no caminho do Senhor

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Isaías 41:10

Se você entende que precisa desse tipo de transformação, a fim de reagir com base no que diz a palavra de Deus, saiba que é preciso persistência. Afinal, as mudanças não acontecem de um dia para o outro, são formadas a partir de pequenas atitudes na rotina.

Mas seja persistente, porque você jamais estará sozinho. A vontade do Senhor é que haja transformação na sua vida, de que você se torne uma pessoa melhor, portanto, te dará sempre ferramentas para isso. Ore e peça a Ele que te ajude a viver em novidade de vida.

“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.”

Jeremias 18:4.

Saiba o que Deus pode fazer durante esse processo

Deus é poderoso para quebrar e refazer o seu coração, como um vaso nas mãos do oleiro, como vimos em Jeremias. Assim, você terá um coração cheio do Espírito Santo, as suas ações e reações serão naturalmente segundo a vontade de Deus, porque se dispôs a isso.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.”

Marcos 7:21,22.

Confie em Deus e cuide do seu coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Provérbios 4:23.

Isso é o que a Bíblia fala sobre reagir, em relação a tomarmos atitudes de acordo com o que está em nosso coração. Portanto, quem tem um coração ligado em Deus possui uma postura correta diante dos desafios. Dedique sua atenção para buscar ao Senhor e peça a ele para transformar o seu caráter, para que suas reações sejam agradáveis.

Leia mais conteúdos edificantes como este e aproveite para seguir nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Que eu seja transformada pelo Espírito Santo do Senhor em nm de Jesus Cristo 🙏🙏🙏

Deixe seu comentário: