O Brasil é um dos países com maior número de feriados oficiais. Ocupando a sétima posição, ao lado de nações como o Peru, Grécia e África do Sul, nossa pátria possui, ao todo, 12 comemorações dignas de descanso e reflexão.
Mas, você sabia que mais da metade deste número são de feriados santos? Ou seja, festividades que envolvem o cristianismo, independentemente de sua vertente, sejam católicos ou protestantes?
Se você ficou curioso para descobrir mais sobre o tema, continue com a gente por mais algumas linhas e conheça 5 feriados santos que você deve ficar atento. Vamos lá?
Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Santa é um dos principais feriados cristãos comemorados no Brasil. Seu objetivo é relembrar a crucificação de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, bem como a sua dolorosa morte no Calvário.
Assim, a data é sempre marcada para a sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa (e o Sábado de Aleluia), o que simboliza o sexto deia da semana santa para os cristãos do ocidente e o sétimo dia para os cristãos do oriente.
Um fato importante sobre a data é que ela é comemorada em inúmeros países e pode ser conhecida também como “Sexta-feira da Paixão”.
Certo, mas como podemos ter certeza de que Jesus morreu em uma sexta-feira para que o feriado faça sentido? Bem, segundo a tradição cristã, Sua ressurreição ocorreu em um domingo, mais precisamente no dia 14 de “Nisã”, como aponta o calendário hebraico.
Logo, contando a partir do dia de domingo, e sabendo que de acordo com os costumes hebraicos era preciso contar o primeiro e o último dia, a conclusão mais óbvia é que de tudo ocorreu, realmente, em uma sexta-feira.
Corpus Christi
Embora o feriado em questão seja um ponto facultativo no Brasil, ou seja, cada município pode decidir se deseja ou não o considerar, o Corpus Christi costuma ser validado na maioria das cidades.
A origem de sua comemoração é religiosa e sua celebração deve ser realizada sempre em uma quinta-feira. Segundo o calendário religioso, a data deve ser marcada sempre para 60 dias após a Páscoa, na segunda quinta-feira após o Domingo de Pentecostes.
Considerada uma das principais festividades católicas, o Corpus Christi celebra a instituição da Eucaristia, um sacramento, ou ritual, em que os fiéis recebem durante as missas o que os evangélicos costumam chamar de Santa Ceia. Ou simplesmente, o corpo de Cristo.
Para os mais curiosos, a expressão Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”.
Finados
O Dia de Finados, também conhecido em muitos lugares como o Dia dos Mortos, ocorre todos os anos na data de 2 de novembro. Ao contrário do Corpus Christi, por exemplo, Finados é um feriado decretado pelo governo e deve ser cumprido em todos os municípios.
Embora não possua uma ligação direta com uma única igreja ou religião, Finados é, historicamente, uma celebração cristã, principalmente ligada ao catolicismo. Nesta data, muitas pessoas aproveitam o dia para visitarem os túmulos de entes queridos que já partiram, fazendo tanto uma limpeza quanto trocando flores e retratos, ou realizando orações.
É preciso lembrar ainda que a data é comemorada sempre no dia 2 porque o dia 1 é reservado para o Dia de Todos os Santos. Mas, o que é o Dia de Todos os Santos?
Bem, enquanto o Dia de Finados é reservado para orar por quem já partiu e estava no nosso convívio, o Dia de Todos os Santos se reserva para orações voltadas às pessoas que morreram fazendo grandes feitos, mas não foram canonizadas pela igreja católica.
Ficou mais fácil entender agora, não é mesmo?
12 de Outubro: a data com duas comemorações
Com duas festividades ocorrendo na mesma data, cada pessoa pode decidir, independentemente de religião, o que deseja comemorar na ocasião: o dia de Nossa Senhora Aparecida ou o Dia das Crianças (ou ambos, claro). Neste caso, a comemoração também é nacional, ou seja, ocorre em todas as regiões do país de forma oficial.
Mas, por qual motivo um feriado religioso é tão importante no país? Bem, a data presta homenagens à uma das principais santas do catolicismo que é tida como a padroeira do Brasil.
Por outro lado, o Dia das Crianças também é ligado à data. Sendo decretado no ano de 1924, o feriado celebra os direitos de todas as crianças e adolescentes, tendo como principal objetivo mostrar para as pessoas como é importante cuidar dos pequenos.
Embora possua quase cem anos de existência, a tradição de oferecer presentes durante a celebração surgiu apenas em 1960, quando as famosas marcas Estrela e Johnson & Johnson criaram uma campanha chamada “Semana do Bebê Robusto”, incentivando os pais a comprarem algo para os filhos na data.
Assim, surgiu, enfim, a ideia de oferecer lembranças aos pequenos na ocasião.
Natal
O Natal é, indiscutivelmente, um dos maiores e mais importantes feriados nacionais (e internacionais). Embora esta seja uma comemoração claramente religiosa, há muitos países não cristãos que a celebram.
Se analisarmos o significado do nome do feriado, perceberemos que Natal significa, simplesmente, “nascimento”, já que está diretamente ligado ao nascimento do menino Jesus. Infelizmente, não há como ter certeza quanto à data deste nascimento, mas seu dia foi escolhido a partir de um ponto muito importante.
Segundo a história, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a celebração da igreja concorresse com as celebrações pagãs, que aconteciam no mesmo dia. Isso porque, esta também é a data do solstício de inverno no hemisfério norte, momento de muitos cultos pagãos entre povos da região.
Você gostou de descobrir um pouco mais sobre os principais feriados religiosos do nosso país? Aliás, você fazia ideia da história por trás deles? Então, que tal aproveitar para acessar mais conteúdos cheios de informações incríveis no nosso blog? Não perca tempo.
Aproveite também e nos siga em todas as redes sociais. Por lá, você fica sabendo sempre que algo novo for postado!
Deixe seu comentário: