Dias do Pais: 1 Coríntios 16:13 – Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes

Que tipo de pai você é? Deus, Pai amoroso, vem colocando propósito em nossas vidas, para que sejamos modelos para as próximas gerações. Veja o que Ele tem a te dizer.

pais - Dias do Pais: 1 Coríntios 16:13 - Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes
Dias do Pais: 1 Coríntios 16:13 – Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes

Que tipo de pai você vem sendo para o seu filho? Que tipo de filho você vem sendo para o seu pai? A aproximação do Dia dos Pais nos traz a oportunidade de pensar em muitas coisas importantes que a Palavra nos traz sobre honrar a família e abençoar as próximas gerações.

Em um mundo onde estamos vivenciando tantas crises e inversões de valores, onde tantas pessoas vêm negligenciando suas famílias e dando maus exemplos, podemos nos voltar a tantos pais da Bíblia que nos trouxeram lições importantíssimas.

Adão, por exemplo, foi o primeiro homem feito por Deus. Pai de Caim e Abel. E ensinou seus filhos a adorar a Deus sobre todas as coisas. Ainda que apenas Abel tenha aprendido a lição e agradado a Deus, Adão cumpriu com seu papel de exemplo. E assim nós, como pais de família, devemos fazer.

Devemos, como Adão, ensinar a nossos filhos a importância de ser bom, de ser trabalhador e de amar o Senhor.

Como Noé, que ouviu e obedeceu a Deus para proteger sua família, devemos nos agarrar à Palavra de Deus e passar para nossos filhos a importância da obediência e da adoração ao Pai Maior.

Mas, antes de tudo, devemos servir ao Senhor – que, pensemos bem, também é Pai. Pense em Abraão, que queria muito a paternidade e Deus o abençoou com seu filho, Isaac. Quando Deus pediu Isaac em sacrifício, Abraão obedeceu e, por isso, Isaac foi poupado e toda a descendência de Abraão foi abençoada.

José, filho de Jacó

Uma história muito conhecida da bíblia é a de José do Egito. Se você estudar essa história, vai lembrar que José foi vendido como escravo por seus próprios irmãos. Ainda assim, anos depois, enquanto José governada, quando seus irmãos vieram a ele, ele os perdoou.

“E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”. 

Gênesis 45:4,5

Geralmente, ao estudar essa passagem, as pessoas falam da importância de reconhecer os propósitos de Deus em nossas vidas. José reconheceu que o fato de que os irmãos o tinham vendido como escravo era o que Deus tinha posto em seu caminho para que prosperasse.

Mas há um detalhe que muitas pessoas deixam passar ao falar desse trecho da Bíblia: José era filho de Jacó.

Assim como Jacó prosperou na casa de Labão, José prosperou na casa de Potifar. Deus prospera na vida de José como prosperou na vida de seu pai.

E quando José perdoa seus irmãos, ele não está senão repetindo o que aprendeu da história de seu pai com Esaú. Quando Jacó se encontrou com Esaú para pedir perdão, trazendo-lhe presentes, José estava presente. Então por que não perdoaria ele a seus irmãos se o exemplo que teve na vida foi de perdão?

“Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram. Então Esaú ergueu o olhar e viu as mulheres e as crianças. E perguntou: “Quem são estes?” Jacó respondeu: “São os filhos que Deus concedeu ao teu servo”. Então as servas e os seus filhos se aproximaram e se curvaram. Depois, Lia e os seus filhos vieram e se curvaram. Por último, chegaram José e Raquel, e também se curvaram”. 

Gênesis 33:4-7

A bíblia nos mostra, portanto, que a história dos pais vai se repetindo nos filhos. Muita coisa na vida de José era repetição da vida de Jacó.

Aplicando a Palavra em nossas vidas

Para quem teve/tem pai presente, é muito perceptível que o nosso entendimento de mundo é um reflexo do que veio de nossos pais. Um pai dá destino para seus filhos: ele cria uma impressão de mundo, um exemplo de certo e errado.

Justamente por isso, nosso trabalho como pais é impor limites. Mas não apenas com palavras vazias, mas com atitudes. Assim como Deus abençoou José como extensão da bênção de Jacó, assim como os descendentes de Abraão foram abençoados, assim será abençoada a sua família.

Se seu pai não foi presente, comece você sendo o pai presente. Se seu pai foi mentiroso, violento ou ausente, não importa. O que importa, nesse caso, é quem será o pai do seu filho(a). Quem você será como filho, como marido, pai, padrasto, tio… Você é um exemplo. 

Como você trata sua esposa? Seu filho está vendo. Como você é no trabalho? Seu filho está vendo. Como você serve as pessoas? Seu filho está aprendendo a partir do seu comportamento a todo o momento.

A intenção do inimigo é tirar um pai de casa. A intenção do inimigo é fazer com que você erre como seu pai errou contigo. A intenção do inimigo é atingir sua família usando as suas fraquezas. Mas quando você se propõe a ser um marido melhor, um pai melhor, um servo melhor, Deus te abençoa.

Quando você não tem pai natural, Deus providencia pessoas em seu caminho para ensinar o que esse pai teria ensinado. Quando você não tem um exemplo a seguir, Deus faz de você o exemplo dos seus filhos.

Uma geração deve preparar a outra. José foi preparado em toda a sua vida, sem perceber, para cumprir com o propósito de governar. Ele foi vendido como escravo e, mesmo escravo, prosperou até sentar no trono aos 30 anos de idade. 13 anos após ser vendido escravo. E reinou por 80 anos depois disso.

Se você serve a Deus, se prepara seus filhos, se aprendeu com seu pai, com seu avô, você também terá seu momento de prosperidade.

Mas isso não se conquista indo na igreja uma vez por semana. Não se conquista em um único dia dedicado ao Senhor. Isso se conquista todos os dias. Na nossa rotina, em quem escolhemos ser a cada momento.

Davi se arrependia verdadeiramente e seu filho Salomão se tornou um dos maiores reis que já existiu.

E não esqueçamos que, mesmo quando estamos sozinhos, o maior pai de todos é o Pai Celeste. Se você não teve pai, ainda assim esse Pai esteve lá para te carregar no colo, mesmo sem que você tivesse percebido. Se você passa por dificuldades, é porque esse Pai está te preparando para os dias prósperos que virão. 

Por isso, Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos (1 Coríntios 16:13). Fortalecei-vos para ser exemplo e para adorar o maior Pai de todos: Deus, nosso Senhor.

Quer conhecer as Palavras do Senhor para a sua vida? Encontrar consolo em dias de deserto e dificuldade? Alimentar e fortalecer sua alma? Acesse o blog e veja o que a Palavra tem para o seu coração.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: