O que a Bíblia diz sobre guerras?

Você consegue compreender o que a Bíblia fala sobre a realização de guerras? Para conferir mais informações sobre a natureza desses conflitos, não deixe de ler o artigo que preparamos!

guerra - O que a Bíblia diz sobre guerras?
O que a Bíblia diz sobre guerras?

Entender o que a Bíblia diz sobre guerras é essencial para entendermos melhor o cenário atual que estamos passando. Infelizmente, os conflitos fazem parte da história, porém, isso não significa que eles não podem ser superados.

Por isso, a seguir, falaremos um pouco mais sobre as guerras do ponto de vista bíblico. No artigo abaixo, será possível conferir os posicionamentos do nosso Senhor sobre as guerras, além de outras informações essenciais sobre o tema. Confira!

Deus permite que as guerras aconteçam?

O que a Bíblia diz sobre guerras é uma questão delicada, afinal, muitas pessoas utilizam de leituras equivocadas para dizer que Deus apoia conflitos entre os homens. Porém, essa não é a verdade, e estamos aqui para esclarecer o que as escrituras dizem sobre o tema.

Primeiramente, é preciso entender que Deus permite que guerras aconteçam, porém, Ele não planeja que elas ocorram. Apesar dEle também ser chamado de Senhor dos exércitos, a visão que o Pai tem para nós, seus filhos, não é a de guerra.

As guerras representam problemas, e podem ser motivadas por diversos motivos. Os conflitos podem acontecer por razões diferentes, e, em muitos casos, pode até mesmo representar o extermínio de um povo inteiro, apenas por questão de cobiça.

Porém, em algumas situações, a guerra pode representar a libertação de povos, a salvação dos oprimidos, por isso, Deus permite que elas aconteçam. Como veremos a seguir, o nosso Senhor até mesmo já lutou para que a justiça seja feita em nome dos que precisavam.

As guerras no decorrer da Bíblia

As guerras, como dissemos, podem ter início por diferentes razões, e isso foi retratado na Bíblia. Muitos são os casos de guerras que iniciaram por questões nobres, porém, outras começaram apenas por questões ambiciosas e opressoras.

Em alguns casos, até mesmo o nosso Senhor se uniu à batalha, como aconteceu na guerra de Israel. Por conta da corrupção e dos comportamentos dos que ali estavam, Deus convocou o povo para guerrear, lutando ao seu lado pela vitória, como visto em Deuteronômio 1:30.

Porém, como dissemos, o nosso Senhor é justo, por isso, está ao lado do que é correto em todos os casos. Por isso, em algumas situações, permitiu até mesmo que Israel fosse derrotada, como forma de punição por conta do comportamento de seu povo.

Em todo caso, durante a Bíblia, é possível notar que a guerra, em muitos casos, pode ser um castigo divino, consequência da falta de fé e desobediência dos moradores da região. Acreditar no Senhor é essencial para garantir a salvação e evitar conflitos desnecessários.

Diferentes tipos de guerra

Diferente do que muitos pensam, as guerras não são apenas os conflitos armados, com projeção mundial, envolvendo diversas nações. Existem outros tipos de guerra, como as espirituais, que são travadas pelo nosso Senhor para nos ajudar.

A seguir, vamos te apresentar alguns dos tipos de guerra que são enfrentados pelos seres humanos no passar dos anos:

  • Guerra familiar: quando um membro da família não entende o seu papel no corpo familiar e cria conflitos ao invés de amar ao próximo e buscar conciliação e a paz;
  • Guerra espiritual: a guerra contra o Diabo é incessante, assim como a batalha contra a carne, os vícios presentes no mundo;
  • Guerra entre povos: a guerra de nações e povos são frutos de brigas territoriais e de ego, e envolvem questões econômicas, religiosas, tecnológicas, entre outros pontos;
  • Guerra na igreja: leituras diferentes de escrituras podem levar grupos diferentes a iniciarem grandes guerras, infelizmente;
  • Guerra no trabalho: conflitos criados por conta do ego, ganância, e egoísmo, também podem ser entendidos como guerras no ambiente de trabalho.

Em todo caso, as disputas de guerra podem ser muito mais extensas do que imaginamos em um primeiro momento. Contudo, esses conflitos podem ser evitados ao conhecermos as soluções bíblicas criadas justamente para acabar com tais batalhas.

Quais são as soluções bíblicas para a guerra?

Já vimos o que a Bíblia diz sobre guerras na maior parte de seus capítulos, porém, ainda não vimos mais informações sobre as soluções. A Paz de Cristo, como você já deve imaginar, é a resposta que Deus nos dá para lidar com esse mal que nos assola.

Destruição e morte não leva a raça humana a lugar nenhum, e por isso, devemos nos concentrar em pregar a paz entre todos nós. A seguir, apresentaremos algumas das respostas bíblicas para lidarmos com a guerra da forma mais cristã possível.

O Senhor acabará com as guerras

Com fé, é possível superar todos os obstáculos, pois o Senhor irá acabar com todas as disputas criadas pelos seres humanos. Isaías 2:4 já diz que o Senhor irá por fim a todas as guerras do mundo, porém, para que isso aconteça, a fé precisa ser forte.

Os pacificadores são necessários

Os pacificadores, nas palavras do próprio Jesus Cristo, são bem-aventurados, sendo eles, os filhos de Deus, que atuam para a perpetuação da paz. Adotar uma postura conciliadora, para evitar conflitos, é essencial para que as guerras não se espalhem em nosso país.

Sabedoria é necessária

A sabedoria, segundo Eclesiastes 9:18, é melhor do que armas de guerra, e pode evitar diversos conflitos desnecessários. Agir de maneira sábia, é essencial para acabar com todas as disputas criadas em nosso mundo.

O medo não pode agir

Conforme Jeremias 51:46, o momento da guerra não é a hora de ter medo, mas sim de conseguir reagir e pregar a paz do Senhor. Por mais que o cenário não seja favorável, precisamos ser fortes para superar esse obstáculo.

A justiça vem de Deus

Como último destaque, podemos citar Romanos 12:19, onde fica claro que a justiça não deve vir das mãos dos homens, mas sim, de Deus. O Senhor é o responsável pelo julgamento de quem acaba sendo levado pelo lado maligno.

No mais, esperamos que tenha entendido mais sobre a presença das guerras na Bíblia. Nosso artigo sobre o tema fica aqui, porém, não deixe de ler outros artigos em nosso blog, para te ajudar a entrar em maior contato com a palavra do Senhor!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: