O que Jesus quis dizer sobre dar pérola aos porcos?

Dar pérolas aos porcos é perder o nosso tempo, dons e bens com situações onde nossos esforços não serão aceitos, entristecendo assim o nosso coração.

perolas porcos - O que Jesus quis dizer sobre dar pérola aos porcos?
O que Jesus quis dizer sobre dar pérola aos porcos?

Jesus é muito sábio, e durante sua passagem pela terra ele buscou ensinar todos aqueles que o encontraram sobre a palavra da vida eterna. Dentre todos seus ensinamentos, iremos achar muitos exemplos onde ele usou de metáforas para falar sobre assuntos do céu e da vida cristã, por isso, muitas vezes podemos ter dificuldade em interpretar certas passagens bíblicas. Sendo assim, neste artigo falaremos sobre Mateus 7:6 e o que Jesus quis dizer sobre dar pérolas aos porcos. Continue conosco e venha aprender mais sobre a palavra de Deus!

Jesus: mensageiro aos nossos corações

Jesus desde pequeno já sabia sobre o seu propósito de ensinar a palavra de Deus e trazer salvação e refrigério para as almas daqueles que se encontravam perdidos. É o que vemos no capítulo 2 de Lucas a partir do versículo 40, onde nos é contado que certo dia o menino Jesus se perdeu dos seus pais pois estava a conversar com homens mais velhos e sábios. 

Observe: “E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?”

Lucas 2:46-49

Jesus em sua graça e amor sempre foi bondoso e paciente para ensinar a nós, pecadores, a mensagem da salvação e das boas obras. Ele sempre se preocupou em espalhar o evangelho para todas as criaturas, assim como na palavra do semeador, mesmo para aqueles que tinham seu coração endurecido como terra seca.

O Filho do Homem tem todas as respostas e inteligência para explicar aquilo que muitas vezes nossa mente humana não consegue entender. Em toda sua caminhada, tudo o que Jesus mais quis foi nos mostrar a verdadeira fé para que nos aproximamos novamente do Pai.

Entendendo o versículo

Como falamos anteriormente, a passagem sobre dar pérolas aos porcos se encontra em Mateus 7:6:

“Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.” 

Anteriormente, em Mateus 5, temos o que chamamos de Sermão da Montanha. Jesus, ao ver a multidão, sentou-se ao mesmo tempo em que seus discípulos ali se aproximaram, então, Ele começou a pregar no local. Nos três capítulos onde temos o sermão podemos achar diversos ensinamentos preciosos, mas iremos focar neste texto em um trecho específico, tema deste artigo.

Quando Jesus fala sobre cães e porcos, ele está fazendo uma referência ao antigo testamento. Veja em Deuteronômio 14:8: 

“Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres” e “Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia.” 

Ambos animais eram vistos como impuros. Quando lemos a passagem, percebemos que Jesus nos instrui a não dar pérolas aos porcos, assim como não dar o que é santo aos cães. Pérolas são muito bonitas e tem valor econômico, e as coisas santas estão relacionadas a Deus, por isso são tão importantes para nós.

Tendo sabedoria para compreender o que a bíblia nos diz

Jesus cita o “dar pérolas aos porcos” com o objetivo de nos fazer entender que muitas vezes em nossa vida iremos lidar com situações ou pessoas que podem nos fazer desperdiçar coisas que nos são preciosas, como nossa família, nossos relacionamentos, nosso emprego e até mesmo nossa fé.

Logo, Cristo nos adverte a ter sabedoria para que possamos reconhecer quando algo que fazemos e colocamos nossos esforços pode ser na verdade um desperdício de tempo e coisas boas que possuímos. 

Se tratando da evangelização, é claro que como cristãos o nosso papel é pregar a palavra e não discriminar o próximo, mas em alguns casos podemos estar persistindo em algo que não trará frutos, e pode até mesmo nos frustrar.

Devemos ainda estar atentos a uma parte do versículo onde Jesus diz que os porcos podem pisar e despedaçar as pérolas. Imagine ter o que lhe é precioso arruinado por algo ou alguém que não deu valor ao seu esforço e amor! Ninguém deseja tal coisa, por isso, precisamos estar atentos para que nossas lutas não sejam em vão, tendo assim esperteza para agir no momento oportuno.

Aplicando os ensinamentos de Jesus em nossa vida

A partir do momento que entendemos o significado por trás dessa palavra, vemos o cuidado de Jesus conosco, afinal, Ele não deseja que acabemos perdendo o que é bom e precioso para nós, pelo contrário, Cristo quer nos ver felizes e realizados com aquilo que nós amamos, até porque nossas “pérolas” são presentes de Deus para nós.

Portanto, devemos nos manter vigilantes e zelar por aquilo que nos é valioso. Talvez em algumas situações pode ser difícil reconhecer quando estamos desperdiçando algo bom, por isso, é preciso orar e pedir sabedoria a Deus para que Ele nos ajude a identificar armadilhas.

Também existem situações onde queremos ajudar muito alguém, ou ainda fazer um sonho ou plano se tornar real, mas nem sempre tais acontecimentos estão em nosso poder. É preciso reconhecer quando é hora de deixar para trás e pedir para que Deus aja em nosso favor. Não tenha medo de entregar nas mãos dEle suas dores e vontades, pois o Senhor é capaz de quebrar todas as barreiras!

Não dar pérolas aos porcos fortalecerá a sua fé e te ajudará a ter mais paciência e entendimento. Que esta reflexão possa te ajudar a identificar as áreas da sua vida onde Deus precisa trabalhar para que seus bens preciosos se mantenham preservados.

O Conhecimentos do Pai deseja alcançar você através leituras edificantes em nosso blog. Te convidamos a ler mais um texto em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, e no Youtube!

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Que o Senhor Deus Pai me conceda sabedoria e discernimento em sua palavra em nm de Jesus Cristo 🙏🙏

Deixe seu comentário: