Já parou para pensar no que a Bíblia diz sobre as mães? A palavra de Deus vai falar sobre os valores ligados à construção da família, postura dos pais e dos filhos. Além disso, temos muitos exemplos de mães que fizeram a vontade de Deus mesmo que isso pudesse comprometer sua reputação.
É muito importante pensarmos sobre a vida colocando a bíblia como parâmetro, porque vemos o mundo a partir daquilo que Deus nos ensina sobre ele. A figura da mãe é de extrema relevância na vida de seus filhos, então nada melhor do que compreender seu papel à luz das escrituras.
Veja o que mais a palavra nos traz sobre as mães, essas figuras tão importantes para construção do caráter dos seus filhos!
A mãe é uma das pessoas mais importantes na vida de seus filhos
A família é um projeto de Deus para o ser humano, assim, a mãe e o pai, juntos, têm imensa importância na criação e cuidado com seus filhos. Dessa forma, a mãe é uma das pessoas mais importantes na vida de seus filhos, por conta de toda necessidade de cuidado e proteção.
Sabemos que desde os primeiros momentos de vida o bebê é extremamente dependente de cuidados, então, cabe à mãe uma dedicação maior, sobretudo nessa fase. É para a mãe que o bebê chora, visto que ela oferece o colo e a voz que ele já ouve desde a gestação.
Também é dela que o sustento vem, considerando a amamentação. E o fato de ser mãe se iniciou com Eva, a partir da orientação para que o ser humano crescesse e dominasse a terra.
“Mas vocês, sejam férteis e multipliquem-se; espalhem-se pela terra e proliferem nela”. Gênesis 9:7.
São os pais que ensinam as crianças sobre Deus
A influência principal de uma criança são os seus pais, portanto, eles têm o dever de ensinar tudo para seu filho, desde as coisas mais simples até as mais complexas. Afinal, são os valores da família que são passados durante a criação e que vão acompanhar por toda a vida.
“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.” Provérbios 1:8,9
Por isso o valor da mãe para seus filhos vai além do cuidado e proteção, também está conectado aos aprendizados sobre a vida e sobre Deus, as escrituras. Assim, vemos o quanto é importante que essa mulher busque aperfeiçoar seu caráter em Cristo, a fim de ter sabedoria para construir sua família.
O amor de mãe é grande
“Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!” Isaías 49:15.
As palavras do profeta Isaías, inspiradas por Deus, trazem luz ao amor do próprio Deus a partir do amor de mãe. Isso quer dizer que o amor de mãe é uma referência, principalmente porque ele é grande. Uma mãe negligenciar o seu filho é uma exceção, não uma regra.
Se tratando de um bebê, necessitado da atenção, carinho e proteção de sua mãe, isso ganha uma proporção ainda maior. O contexto é usado para ressaltar que mesmo nessa situação, essa mulher tem a chance de esquecer seu filho, mas que isso jamais acontece com o amor de Deus para com os seus filhos.
A mãe precisa ser respeitada por seus filhos
“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.”
Efésios 6:1-3
O primeiro mandamento com promessa diz para os filhos honrarem os seus pais, para que eles vivam mais tempo na terra. Isso é pedido falando sobre pais e mães, considerando o trabalho que eles realizaram na criação de seus filhos desde o nascimento.
Dessa forma, a palavra de Deus valoriza mais uma vez o papel da mãe, desta vez junto ao pai, para ressaltar que ela merece ser honrada por seu trabalho. Existe um incentivo aqui para que os filhos amem e respeitem os seus pais, porque isso também é atrelado ao caráter cristão.
A Bíblia tem vários exemplos de grandes mães
O que não faltam são lindos e fortes exemplos de mulheres que venceram barreiras para proteger seus filhos. Maria é um dos mais mencionados, porque foi a mulher escolhida para gerar o Salvador, ela correu altos riscos por conta da sua reputação, escolhendo primeiramente obedecer ao propósito divino.
A famosa história contada em 1 Reis 3:16-27, em que Salomão, o rei, esteve em uma situação de mediar um conflito entre duas mães, sendo o amor o revelador de que era a verdadeira mãe da criança. A mulher estava disposta a abrir mão de seu bebê para que ele ficasse bem e protegido.
Em 1 Samuel 1 vamos ver o clamor de Ana, uma mulher que sonhava em ter seu filho mas ainda não tinha engravidado. Ao receber a sua benção escolheu dedicar o seu filho a Deus, entregando para que ele se tornasse um profeta, o conhecido profeta Samuel.
Futuramente ele foi o profeta que ungiu o rei Davi, sua importância na própria genealogia de Cristo foi gigantesca. São, portanto, mães que fizeram a vontade de Deus e contribuíram para que seus planos fossem cumpridos.
Isso é o que a Bíblia diz sobre as mães! Ninguém pode negar o quão importante é o papel de uma mãe na vida de seus filhos. São elas que trazem acalento, socorro, nutrição, segurança e claro, muito amor! Quando o bebê está sendo gerado, nas suas primeiras semanas, ela já está se tornando sua mãe.
Quando nasce, é hora de conhecer pessoalmente o bebê com quem ela já tinha uma conexão muito especial. Deus deu à mulher a chance de gerar e de forma específica passar por todas essas experiências.
Se gosta dos conteúdos, aproveita e segue nas redes sociais sociais (Facebook e Youtube) para ter contato com mais materiais interessantes!
Recomendado para você:
- 10 versículos para ensinar as crianças o amor de Deus
- Oração para pessoa parar de beber
- Feliz Dia das Crianças
- O Terceiro Templo em Jerusalém e a sua profecia bíblica
- Saiba quais os valores da família
- Mandamento 4 – Honrar Pai e Mãe
- Trabalhar Para o Senhor Nunca Será Em Vão
- 6 versículos para superar a mágoa e o ressentimento
- Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar
Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais. Deus te abençoe poderosamente.
Deixe seu comentário: