A importância de manter um relacionamento baseado nos princípios cristãos

Ter um relacionamento baseado nos princípios cristãos é a escolha certa se você busca amadurecer na fé e viver a boa vontade do Pai com seu parceiro.

relacionamento 1024x512 - A importância de manter um relacionamento baseado nos princípios cristãos
A importância de manter um relacionamento baseado nos princípios cristãos

Amar é um dom de Deus, e o amor que temos deve ser direcionado a todos, para que possamos ser exemplos dentro da nossa fé. O Pai designou para nós a tarefa de nos unir a alguém e amar esta pessoa.

Porém, podemos acabar nos relacionando com um cônjuge que não acrescenta na nossa vida espiritual, ou até mesmo nos enfraquece ou nos afasta da nossa fé. Para que você tenha discernimento nesta área, vamos falar neste texto sobre a escolha de um relacionamento baseado nos princípios cristãos.

Os planos de Deus para seus filhos

Esta vida na terra pode muitas vezes nos consumir e nos fazer esquecer do nosso maior propósito, que é o céu. Assim, podemos tomar outros rumos ou até realizar escolhas que não condizem com aquilo que Deus quer para nós.

Apesar de nossos erros, devemos lembrar que o Pai nos ama, portanto, ele deseja o melhor para nós em todas as áreas da nossa vida, e uma delas é a dos relacionamentos.

Em Gênesis 2:18 temos uma passagem famosa da bíblia que é: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”

Desde o começo Deus planejou para nós filhos um relacionamento de verdadeira doação e respeito, onde o amor entre duas pessoas gerasse frutos, que são os filhos, herança do Senhor. Logo, é da vontade do Pai que possamos nos relacionar com pessoas as quais agradam o coração dEle e caminhem conosco na fé.

O que a bíblia nos diz

relacionamento 2 1024x512 - A importância de manter um relacionamento baseado nos princípios cristãos
A importância de manter um relacionamento baseado nos princípios cristãos

Sabemos que a bíblia é o nosso manual de regra e prática, por isso, devemos utilizá-la para nos guiar em tudo que vivemos. Quando falamos sobre um relacionamento baseado nos princípios cristãos, existem alguns requisitos que devem ser cumpridos.

Por exemplo, se continuarmos em Gênesis capítulo 2, no versículo 24, a bíblia nos diz: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Aqui temos o primeiro princípio de um relacionamento, a união do casal onde ambos começam uma nova vida juntos e buscam ser um só.

Apesar desta união ser algo positivo e desejado por nosso Deus, ainda há um fator crucial em um relacionamento: a fé dos envolvidos. Quando estamos comprometidos com o Senhor e buscamos uma vida nova, todas as nossas atitudes e escolhas são baseadas naquilo que Ele nos recomenda, e com relacionamentos não seria diferente.

Talvez uma das direções mais importantes que Deus nos dá é sobre os relacionamentos onde um dos cônjuges não tem parte com Ele. É o que lemos em 2 Coríntios 6:14:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”.

Devemos nos lembrar que Deus nos chama para santidade, para fazermos diferença nesta terra, logo, quando nos relacionamos com alguém que não compartilha da nossa fé, a mesma pode ser abalada pelo nosso (a) parceiro (a).

Um (a) parceiro (a) que não é cristão não poderá crescer conosco na fé, ou entender as batalhas espirituais pelas quais passamos. Ademais, quando se fala sobre relacionamentos na bíblia, há uma comparação entre o amor de Jesus para igreja e o do marido pela esposa, que podemos ler em Efésios 5:25: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.

Sabemos o quanto Cristo padeceu e sofreu pela Igreja, sua noiva, para que seus filhos pudessem ter direito à vida eterna. Pare para pensar no quão difícil é amar alguém assim, tão intensamente!

Deus nos convida a viver um relacionamento centrado na presença dEle, onde o casal possa crescer em graça e fé, alimentando-se da sua palavra e seguindo seus preceitos. Ele criou um sistema perfeito onde cada uma das partes desempenha um papel importante e, juntos, vivem aquilo que o Pai sonhou.

O relacionamento segundo os princípios de Deus

Para que possamos nos guiar e reconhecer um relacionamento que agrade a Deus, devemos recorrer a bíblia. Uma das melhores descrições sobre o amor está em 1 Coríntios 13:4-7:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Para amar de tal forma, devemos estar em comunhão com o nosso Deus, pois amar implica em perdoar, em ser paciente, em ser colaborador do seu parceiro. Para Deus, o amor não é um status, mas sim uma aliança, um comprometimento entre vidas!

Além disso, em todo o livro sagrado encontramos passagens que reforçam a importância do amor. 1 João 4:8 nos diz que “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” Ou seja, quando amamos o próximo, estamos refletindo uma parte do Deus Altíssimo, que colocou tal capacidade em nós.

Como buscar sabedoria para entrar em um relacionamento

Todos os dias somos tentados a pecar, e um relacionamento que não condiz com os princípios cristãos pode nos induzir a tal atitude. Se você tem o desejo de se relacionar com alguém que também é um filho de Deus, a primeira coisa que deve fazer é orar ao Senhor e pedir direcionamento.

Converse com Ele e exponha esta vontade no seu coração. Ore pelo seu futuro cônjuge e peça para que o Pai possa estar preparando ambos para que possam viver juntos a vontade dEle.

Muitas vezes queremos um relacionamento, mas não estamos prontos para tal. Portanto, examine a si mesmo e reflita sobre aquilo que às vezes procura em um parceiro mas não encontra em si mesmo. Peça orientações do seu pastor e pessoas mais maduras na fé, para que assim você possa estar se preparando para dar este passo importante de maneira firme! Não se esqueça, a união de casais é um plano perfeito de Deus, logo, Ele deseja que você seja feliz e ame de acordo com os ensinamentos dEle.

Se relacionar com um cristão permitirá construir um relacionamento de acordo com o que o Pai sonhou para seus filhos, onde vocês irão ter comunhão com Deus, colocando-o como a principal razão de suas vidas, orando e louvando juntos, buscando santificar-se e viver de acordo com as escrituras.

A palavra de Deus é lâmpada para os pés e luz para o caminho. Para que você possa se fortalecer na sua fé, não deixe de realizar devocionais para assim, criar conexão com Deus. Além desta prática, o Conhecimentos do Pai busca trazer para seus leitores diversas reflexões para que você possa se alimentar diariamente. Para ter acesso a outros conteúdos, visite nosso blog e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube!

Recomendado:

Jesus te ama.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: