Saiba quais os valores da família

A família é base para uma vida cristã de plenitude e encontro constante com Deus. Existem valores que cercam esse que é um dos maiores projetos de Deus em nossas vidas. Saiba hoje quais são.

valores familia 1024x512 - Saiba quais os valores da família
Saiba quais os valores da família

“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.”

1 Timóteo 5:8

A família é um dos bens mais preciosos que um ser pode ter. Esse é um projeto de Deus em nossas vidas, a materialização da sua grande graça que nos envolve. Para que uma família cresça e prospere diante do Senhor, é preciso se guiar por alguns dos seus valores que são a base de um encontro constante com Deus e a vontade divina.

Apesar de simples, nem todos sabemos quais são realmente os valores que devemos seguir. Se você quer saber quais são esses valores, continue lendo.

Origem divina

“Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.

Marcos 10:6-9

A família é uma criação única de Deus. A Bíblia nos diz que o Pai Celeste criou o homem e em seguida a mulher, para que os dois se unissem e criassem uma família. Portanto, podemos considerar que a família é a primeira instituição, ela foi criada antes das nações e até mesmo das leis dos homens.

Deus, em sua grande sabedoria, não criou o homem para que vivesse sozinho, e também que não vivesse somente com a sua mulher: “Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra” (Gn 1.27-28), essa é a lição que ele nos deixa.

A construção de um lar

“Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol”.

Eclesiastes 9:9

Toda família precisa de um lar, mas um lar não é apenas um teto sobre suas cabeças. A família tem sua base a união, no aconchego e na convivência. A construção de um lar é um dos primeiros valores da família. Para que ele cresça, existem algumas condições que são a presença de amor, harmonia e paz entre os que nele habitam.

O lar foi criado por Deus para que o homem e sua família vivessem em paz. Diariamente ele passeava pelo jardim, e isso mostra que a presença de Deus deve ser constante dentro de um lar que quer estar em encontro com as vontades do Senhor.

Sendo pais

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”.

Provérbios 22:6

Como já falamos, o lar é o princípio da união da família, mas são os pais que vão fortificar a base e passar os valores para seus descendentes. É preciso que eles ensinem sempre a palavra de Deus aos seus filhos, mostrando na prática o valor da oração, que deve ser sempre incentivada.

Os pais devem ainda preparar os filhos para a vida e até para o mundo lá fora, pois se a família é uma criação divina, sabemos que o mal sempre tenta destruí-la. Com filhos preparados, a família não estremece.

Assim como reservam tempo para estar na presença do Senhor, os pais devem reservar tempo de qualidade para estarem com seus filhos. Lembre-se:

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal”.

Salmos 127:3-5

Sendo bom filho

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Êxodo 20:12

Assim como os pais têm sua missão de mostrar os valores da família aos filhos, os filhos têm deveres a seguir para perpetuar esses valores. Como dissemos, eles são a herança do Senhor e devem guardar sempre a palavra de Deus, encaminhada pelos pais. Filhos devem sempre honrar pai e mãe, se sujeitar aos mais velhos e ainda aprender a se sujeitarem uns aos outros para que não aconteçam brigas entre os irmãos.

Um dos valores familiares que também devem ser repassados é a humildade e a obediência às necessidades do Senhor. Tanto filhos quanto pais devem temer a Deus e andarem em seus caminhos.

Deus no centro de tudo

“Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos”.

Salmos 103:17-18

Por fim, e não menos importante, é necessário que Deus esteja no centro da família. Para isso, é preciso de oração diária, com a prática do amor entre pais e filhos, entre os irmãos e do perdão. A família deve ser submissa ao Espírito Santo, obedecendo a palavra de Deus, que vai guiar seu relacionamento. Podemos concluir, portanto, que a comunhão com Deus é o principal valor que uma família deve carregar.

Quais desses valores a sua família já segue? E quais deles você pretende reforçar? Se você achou esse texto interessante, não deixe de compartilhar com aquele amigo ou familiar que também precisa dessa leitura para guiar a sua vida através dos valores da família.

E se você quer mais conteúdos como esse, nos siga em nossas redes sociais. Basta clicar nos ícones que aparecem no canto direito superior da sua tela, assim você fica sempre por dentro de todas as nossas novidades.

Que Deus abençoe sempre a sua família!

Leia mais:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: