É um grande desafio superar a mágoa e o ressentimento, costumamos carregar aquela dor conosco. Mas isso não é o que Deus nos ensina, pelo contrário, a sabedoria está em liberar o perdão, conforme vamos aprender por meio desses versículos.
Continue a leitura e entenda porque a melhor opção é se livrar dessa dor e buscar sabedoria para liberar perdão. Nada melhor do que a palavra de Deus para aprendermos isso. Veja!
“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” Romanos 5:8
Primeiramente, vamos nos lembrar que Aquele que representa o próprio amor não mediu esforços para a nossa salvação, entregando a própria vida em nosso lugar. Em nosso relacionamento com Deus, somos a única parte que peca, que poderia gerar ressentimentos e mágoas para o Criador.
Porém, Ele não nos trata conforme merecemos, pelo contrário, oferece perdão e ensina como devemos agir em todos os aspectos de nossa vida. Quando erramos está de prontidão para ouvir a confissão do pecado e nos perdoar verdadeiramente.
Assim, se pensamos nisso, logo conseguimos entender que, da mesma forma que alguém não merece nosso perdão, também não merecemos o perdão que recebemos dEle. Dessa forma, conseguimos fazer pelo outro aquilo que foi feito por nós, baseados no perdão que recebemos todos os dias.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28
Outro ponto que é marcante quando sentimos mágoa e ressentimento por alguém é que isso gera um período de sofrimento. Uma fase em que costumamos relembrar o que aconteceu, o que foi dito, e revivemos a dor gerada naquela situação.
Pode ser normal, afinal, fomos magoados. Por outro lado, isso pode gerar uma sobrecarga emocional, prejudicando a vida, você passa a carregar um “peso nas costas” por onde vai. E é aí que precisamos aliviar esse sofrimento, desabafar para Cristo, a fim de receber consolo.
Ele recebe de braços abertos os cansados e sobrecarregados, oferecendo consolo e descanso para gerar cura emocional. Por isso é importante orar e dizer aquilo que te traz essa dor, porque Ele mesmo vai te ajudar a aliviar o peso e começar a trazer perdão.
“Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.” 1 Coríntios 13:5
O conhecido capítulo de Coríntios 13, fala sobre o amor, sobre os relacionamentos humanos, que são necessários e agradam a Deus, porque aprendemos juntos. Então, Ele reforça que o amor não guarda rancor, o verdadeiro amor consegue superar os problemas.
Não é à toa que as pessoas ressentidas possuem imensa dificuldade em seus relacionamentos, seja em família, amigos, irmãos, enfim. É alguém que está ferido, que carrega esse fardo e pode até gerar dor nas pessoas que estão ao redor, como um ciclo sem fim.
Então, é muito importante buscar em nossas relações a prática do amor que Ele nos mostra. Um sentimento capaz de superar dificuldades, de não gerar mágoas, mas de ir em busca de resolver os problemas, de perdoar para construir relações melhores.
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” Colossenses 3:13
Mais uma vez o Senhor traz o ensinamento de perdoarmos as pessoas como Ele mesmo nos perdoa. Retribuímos o amor que recebemos perdoando quando somos magoados, curando nosso coração de todo o ressentimento que possa surgir.
Afinal, escolhemos liberar esse perdão, por isso precisamos estar em comunhão, confessando aquilo que incomoda para que tenhamos essa capacidade. Não porque o que aconteceu não foi importante, mas porque você decidiu não gerar dor com base no erro de outra pessoa.
Nesse processo conseguimos mais maturidade ao lidar com as pessoas, sendo possível suportar uns aos outros. E esse suportar também tem relação com dar suporte para quem está ao nosso redor, inclusive no aprendizado com os erros, porque todos erramos.
“O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo.” Jó 5:2
Com a história de Jó percebemos que o ressentimento pode ser irracional, não fazer muito sentido para a nossa vida. É uma dor gerada apenas em nós, que em nada afeta a pessoa que nos magoou, não ajuda a gerar maturidade, nem o perdão.
Por isso temos o ensinamento neste versículo de que o ressentimento pode matar o insensato, porque a sabedoria vai em busca de liberar o perdão, de trabalhar esse sentimento. Por outro lado, o esforço que temos em criar mágoa para o nosso coração em nada gera frutos, pelo contrário, só aumenta o nosso sofrimento.
Não deixe de ser difícil, mas é um alerta para não gastar tempo e energia criando ressentimento, visto que de nada adianta. O melhor é ir em busca de consolo, se curar para que consiga liberar o perdão e se sentir melhor, um desafio que vale a pena e traz crescimento.
“Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre;” Salmos 103:9
Por fim, vamos lembrar mais uma vez que Deus teria muitos motivos para guardar ressentimento dos seus filhos, mas mesmo assim não o faz. Ele perdoa os seus filhos, aqueles que pecaram e continuarão a pecar, mesmo em busca da santidade.
Para além disso, não nos acusa, perdoa e ama seus filhos mesmo em meio aos pecados. O seu amor transborda e nos constrange, porque não vem de merecimento, mas porque Ele é bom. Tudo isso reforça a necessidade de compreendemos uns aos outros.
Afinal, se Ele é capaz de perdoar os nossos pecados, precisamos olhar com olhos de compaixão aquele que nos faz o mal. Ir em busca do perdão, mesmo que seja difícil.
Agora ficou mais fácil entender a importância de não carregar mágoa e ressentimento na sua vida, gerando cada vez mais dor. Além disso, é importante lembrarmos que somos perdoados todos os dias por Aquele que é perfeito, então, nada mais justo do que termos compaixão no nosso irmão.
Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.
Recomendamos para você:
- Como fazer uma oração de agradecimento?
- Mandamento 9 – Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
- É Pecado Não Guardar o Sábado?
- Martinho Lutero: qual a sua história e como ele defendia?
- O que a Bíblia nos ensina sobre o perdão?
Jesus te ama muito.
Deixe seu comentário: