O significado de adorar a Deus

Você sabe o que significa adorar a Deus? Saiba que essa palavra é muito mais que apenas cantar hinos na igreja. Para descobrir mais, confira este artigo.

adorar - O significado de adorar a Deus
O significado de adorar a Deus

Vamos ser sinceros, se perguntássemos para 10 pessoas na igreja sobre o que é adoração, é provável que a maioria (para não dizer todas) diria que é algo relacionado a cantar durante os cultos. Ok, isso faz bastante sentido. Até porque, geralmente os cultos são divididos em duas partes: adoração e pregação.

Mas, na verdade, a adoração é muito mais do que música. Aliás, se queremos verdadeiramente honrar a Deus, devemos entender a natureza das adorações. No livro de João, capítulo 4, Jesus diz que “vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; pois o Pai procura tais que o adorem”.

Nosso Deus procura por verdadeiros adoradores, que lhe darão glória em todo momento. Você quer ser um desses adoradores? Então, venha descobrir conosco o que isso significa.

O que significa a expressão “adoração”?

Antes de mais nada, vamos compreender a verdadeira definição da palavra adoração. Adorar vem do hebraico “avodah”, uma expressão que tem sua origem em outra palavra: “avod”. “Avod”, por sua vez, significa “trabalhar, servir”.

Ou seja, adorar é exatamente a mesma coisa que trabalhar. Interessante, não?

No entanto, costumamos usar a expressão adorar para descrever algo que colocamos acima de todo o resto. Como, por exemplo, adorar uma casa, um filme, uma comida e aí por diante.

Você precisa ler Salmos para entender o que é adoração

Por outro lado, para responder à pergunta “o que é adoração?”, devemos observar como ela era vista nos Salmos:

“Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes” (Salmos 40:9).

“Que minha adoração chegue até Você; vira o teu ouvido ao meu clamor” (Salmo 88:2).

“Venha, prostremo-nos em adoração, ajoelhemo-nos diante do Senhor nosso Criador” (Salmo 95:6).

“Sirva ao Senhor com alegria; venha diante dele cantando” (Salmo 100:2).

“Louvarei grandemente ao Senhor com a minha boca; adorarei a Ele entre a multidão” (Salmos 109:30).

Proclamar seus atos na assembleia (o que agora chamamos de pregação), oração, curvar-se, ajoelhar-se, servir com alegria, cantar, agradecer e louvá-lo antes de outros atos fazem parte da adoração ao Senhor.

Onde mais posso ler sobre a adoração?

A adoração, tanto em sua palavra original grega quanto no hebraico, transmite a ideia de: “prostrar-se, curvar-se, prestar homenagem e oferecer serviços.” Em outras palavras, adoração é a forma mais elevada de honra e respeito que podemos mostrar a Deus.

Embora a adoração possa ser feita em público, sua principal diretriz e objetivo é muito diferente do louvor que costumamos ver nas igrejas. Adoração é uma conversa direta entre você e Deus, no mais íntimo do seu ser.

É algo altamente pessoal. Alguns bons exemplos sobre o assunto são encontrados nas Escrituras desta maneira:

  • Lucas 17:15 e16, e 7:36 ao 38 são passagens que explicam que, ao adorar, estamos colocando Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Isso coincide com o que Jesus disse em Mateus 22:35 ao 40, quando citou o maior mandamento do Antigo Testamento;
  • Isaías 29:13 explica a diferença entre adorar por regras humanas, quando comparado com adorar de todo o coração e com verdade;
  • João 4:23 e 24 nos diz que todos podem adorar a Deus, e que devemos adorá-lo em espírito e em verdade;
  • Romanos 1:25 explica como podemos ser enganados e adorar as coisas que Deus criou ou coisas do mundo no geral, em vez de adorar aquele que é o Criador de absolutamente tudo o que vemos.

A importância verdadeira da adoração

Há uma enorme importância a ser dada à adoração. Prova disso é que o próprio diabo tinha esse conhecimento, e é por isso que ele fez disso a tentação final para Jesus no deserto:

“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”

(Mateus 4:8 ao 10)

Logo, podemos dizer que o que nós adoramos é quem e o que seguiremos. A adoração vai além de palavras e sentimentos. É a base para nossa verdadeira servidão e prostração a Deus. É por isso que a adoração é tão íntima – ela define nosso relacionamento com Ele de uma forma única.

Não há nada nesta terra, ou em nossas vidas, que seja mais importante do que nosso relacionamento com Deus.

Conclusão

Assim, podemos facilmente notar que o louvor e a adoração vão muito além de algo que fazemos na igreja, em um show ou em uma reunião de cristãos.

A adoração não é apenas um título a ser atribuído para descrever uma atividade ou uma tarefa. Também não é uma obrigação para com Deus, vale lembrar. Pelo contrário, é um modo de vida completo para quem segue a Cristo.

Louvor e adoração devem, de fato, ser a base sobre a qual vivemos nossas vidas cristãs. Sem essas duas coisas, não podemos ser eficazes ou sermos usados verdadeiramente por Deus. Para conseguir isso, a adoração a Deus, e somente a Ele, deve ser a prioridade em todos os momentos da nossa vida.

Por meio de nossa adoração a Ele e da intimidade que conquistamos por tal adoração, o louvor a Ele fluirá naturalmente de nossas ações e palavras. Ao fazer isso, nossas vidas serão um verdadeiro reflexo de Cristo, de dentro para fora.

Pronto para oferecer toda a adoração que o nosso Senhor merece no dia de hoje?

Esse texto tocou o seu coração? Então, não perca mais nenhum minuto e venha conhecer o nosso blog. Por lá você lê artigos especiais, repletos de palavras de paz e esperança, além de fortes ensinamentos bíblicos.

Além disso, siga todas as nossas redes sociais e descubra toda vez que um novo conteúdo for publicado. Combinado?

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Remendo essas mensagens para teu coração:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: