O que significa seguir a Deus?

Você sabe o que realmente significa seguir a Deus ou pensa que basta ter fé para fazê-lo? Venha descobrir mais sobre o assunto neste artigo especial.

seguir - O que significa seguir a Deus?
O que significa seguir a Deus?

Se você perguntar para boa parte dos cristãos, é bem provável que a maioria diga que se considera um seguidor de Deus. Afinal, não faz muito sentido ter fé, orar ou ir à igreja, e não achar que está desempenhando o seu papel de servo, não é mesmo? 

O problema é que, embora boa parte dessas pessoas diga que está seguindo ao Pai, poucas agem de acordo com isso. A questão é que atitudes ruins nem sempre são intencionais. Ou seja, por vezes não fazemos o que agrada ao Senhor de forma totalmente inconsciente. 

Quando Jesus disse “siga-me”, Ele realmente quis dizer isso, que devemos ser participantes e não expectadores. Somos Suas mãos e pés nesta Terra. Ser cristão é mais do que acreditar. É fazer. Fazer a escolha de seguir a Deus.

Se você deseja entender melhor o assunto, fique com a gente por mais alguns minutos. 

Para seguir a Deus é preciso ouvir Sua voz

De maneira simples, podemos dizer que seguir verdadeiramente a Deus requer tudo o que você tem. Ou seja, dedicação total de sua vida em função das causas do Senhor. 

Em muitos trechos da Bíblia, Jesus convidou as pessoas para segui-lo. Aliás, foi exatamente deste jeito que Ele alcançou 12 homens em específico, conhecidos como seus discípulos. Em João 3:16, quando as pessoas estavam interessadas no que o Senhor tinha para lhes oferecer, Ele fez um chamado, dizendo: 

“E chamando a si a multidão com seus discípulos, disse-lhes: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo e tome a sua Cruz, e que siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á”. 

Os requisitos para seguir a Deus não são para os fracos de coração. Podemos ver isso em Lucas 14:26, onde o senhor diz: 

“Se alguém vier a mim e não aborrecer a Seu próprio pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e até mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”. 

Mas, muita calma ao interpretar esta passagem. Tais palavras não significam que devemos odiar as pessoas ao nosso redor que não entendem o nosso desejo de seguir ao Pai, mas sim que devemos entregar tudo e todos em Suas mãos. Significa que devemos valorizá-lo mais do que valorizamos tudo ao nosso redor. 

Quando seguimos a Deus somos perseguidos

Ainda nas Escrituras, ouvimos Jesus dizendo por diversas vezes que sofremos perseguições por Sua causa. A perseguição é desconfortável. Seguir a Deus pode significar que seremos ridicularizados por que eles estão mais próximos de nós. 

Um bom exemplo desta perseguição é Moisés. No livro de Hebreus, capítulo 11, lemos que: 

“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado. Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”. 

Quando perseveramos no Pai, mesmo na adversidade, Ele nos promete recompensas divinas. Este é o nosso maior tesouro. 

Quando não O seguimos, esquecemos nosso chamado

O mundo precisa desesperadamente de pessoas que realmente sigam a Deus. Precisa de cristãos que levem o Seu nome a sério, sendo de forma verdadeira Suas mãos e pés. O mundo está doente. As pessoas estão oprimidas, cansadas, perdidas e sem esperança. E é nosso trabalho ir até elas. 

O problema é que esquecemos nossos chamados. Temos negligenciado seguir a Deus. Priorizamos nossa segurança e conforto, colocando as acima de nossa vocação. Preferimos criticar ao invés de amar. Estar certo ao invés de agir. 

Esquecemos que servimos a um Deus que voluntariamente morreu na cruz para abrir um caminho para que voltássemos a Ele. Servimos a um Deus que passou pelas piores dores por nós. E o chamado dos cristãos é fazer exatamente a mesma coisa pelos outros. Afinal, isso faz parte de seguir a Deus

A missão dos cristãos não é buscar segurança, muito menos conforto. É buscar e amar os perdidos, os feridos, e até mesmo os nossos inimigos. Seguir a Deus significa fazer a Sua vontade neste mundo. E, sejamos sinceros, como um todo, nem sempre fazemos isso. Logo, precisamos mudar esta situação. 

Como começar a seguir a Deus?

Bem, seguir a Deus é uma escolha e não uma obrigação. Tal escolha, aliás, precisa ser sua e de mais ninguém. Se você estiver pronto (a), simplesmente fale com o Senhor. 

Você pode fazer isso em voz alta ou silenciosamente. Entretanto, tente seguir esses pontos: 

  • Admita que você precisa de Deus;
  • Confie no quanto Ele te ama, te perdoa e quer que você seja dEle;
  • Declare que você O aceita como Senhor de sua vida;
  • Mergulhe em Seus ensinamentos. Leia a Bíblia constantemente e tente entender Sua vontade;
  • Conecte-se com pessoas que também desejam seguir a Deus. Assim, vocês podem, mutuamente, apoiar-se.

Se você acha que não está pronto (a) para dar este passo, está tudo bem. Continue sua busca incessante pela presença do Pai em sua vida. Leia a Palavra e converse com cristãos mais experientes. 

Aproveite também para ficar um pouco em silêncio e escutar a voz do Senhor ao seu coração. Quando o seu chamado chegar, você estará pronto e confiante para responder. 

Torne-se então um verdadeiro e fiel seguidor de Deus. Seja fiel em toda e qualquer circunstância. Acredite, esta será a melhor decisão que você tomará. 

Conclusão

Nosso verdadeiro chamado é seguir a Deus. Isso faz parte de quem somos. Por isso devemos ir onde Ele foi, fazer o que Ele fez e sentir o que Ele sentiu. Quando finalmente fizemos isso, poderemos dizer que somos Seus seguidores. 

Assim, se você se considera um cristão, pergunte a si mesmo: você está seguindo ao Pai? Você está realmente recriando os Seus passos? 

O Senhor espera que seus filhos sejam Suas mãos e pés, sejam parte de Sua obra. Você vai responder ao Seu chamado? 

Para mais textos como este, conheça nosso blog hoje mesmo. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais.

Recomendo para você:

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: