Quem é meu próximo?

Você já conhece o princípio "ame a seu próximo", mas, quem é realmente esse "próximo"? A resposta está na análise do contexto bíblico dessas palavras.

proximo - Quem é meu próximo?
Quem é meu próximo?

“Ame seu próximo como a si mesmo” – você com certeza já ouviu essa frase! Pode até ser que você já saiba um pouco sobre sua raiz bíblica, mas nada melhor que analisar o que o contexto bíblico nos informa. Vamos lá?

Origem da lei

Muitos acreditam que esse é um conselho que a bíblia traz, como acontece com diversos outros casos, afinal, a bíblia é sim um livro que traz conselhos, princípios, histórias, lições, profecias e sim, ela também traz leis. É importante lembrar desses fatos não só no caso dessa análise que faremos juntos, mas em todos os questionamentos que você buscar a bíblia como fonte de resposta.

A escritura sagrada não é um livro de regras, sempre é importante analisar o contexto de um versículo e não pensar que tudo foi escrito para ser seguido, a palavra divina vai além. Mas, nesse caso, realmente trata-se de uma lei dada pelo próprio Deus vivente, trazida nessa ocasião por seu filho, Jesus.

O relato que motivou essa pergunta pode ser encontrado nos evangelhos, livros que descrevem a história de Cristo aqui na terra. 

Vejamos uma tradução moderna do trecho correspondente em Lucas, inicialmente, veja o que nos diz a carta de Lucas 10:25-28: 

‘25 “Então, um homem perito na Lei se levantou para prová-lo e perguntou: “Instrutor, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” 26 Ele lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como você lê?” 27 Em resposta, ele disse: “‘Ame a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de toda a sua mente’ e ‘o seu próximo como a si mesmo’.” 28 Ele lhe disse: “Você respondeu corretamente; persista em fazer isso e obterá a vida.”’

Como podemos ver, um “perito na lei”, podemos comparar a um advogado, perguntou a Jesus qual seria o segredo da vida eterna. Ao responder com outra pergunta, Cristo já deixou claro que não era um segredo, a chave estava na “Lei”. Em outros versículos, essas mesmas palavras da “Lei” recebem a referência de que seriam os maiores e primeiros mandamentos, ou seja, a base dos demais, o começo de tudo.

Quem é o “próximo”?

Jesus perguntou ao homem o que a Lei dizia, já que Cristo lê corações, ele sabia que o “perito na lei” saberia essa resposta e que sua dúvida não estava na teoria. Prontamente o advogado lhe trouxe a lei de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Vejamos como a cena se desenrola, agora em Lucas 10:29-37:

29 Mas, querendo se mostrar justo, o homem perguntou a Jesus: “Quem é realmente o meu próximo?” 

30 Em resposta, Jesus disse: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, o espancaram e foram embora, deixando-o quase morto.

31 Por coincidência, um sacerdote descia por aquela estrada, mas, quando o viu, passou pelo lado oposto. 

32 Do mesmo modo, um levita, quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo lado oposto. 

33 Mas certo samaritano, viajando pela estrada, o encontrou e, ao vê-lo, teve pena. 

34 De modo que se aproximou dele e enfaixou seus ferimentos, derramando neles azeite e vinho. Então o pôs no seu próprio animal, o levou a uma hospedaria e cuidou dele. 

35 No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: ‘Cuide dele e, tudo o que você gastar além disso, eu lhe pagarei quando voltar.’ 

36 Qual desses três você acha que mostrou ser o próximo do homem que caiu nas mãos de assaltantes?” 

37 Ele respondeu: “Aquele que agiu misericordiosamente com ele.” Jesus lhe disse então: “Vá e faça você o mesmo”

Além de nos trazer a resposta profunda por meio da reflexão, com essa explicação Jesus nos traz diversas lições. Vamos lá, a primeira, que inclusive é a resposta que buscamos inicialmente: “Quem é meu próximo”?

Antes de mais nada, aqui é importante citar João 4:9 que diz: “Os judeus não têm tratos com os samaritanos.”

Sabendo disso, a ilustração de Jesus já ficou mais clara, não é? Diversas pessoas da mesma raça do homem machucado passaram por ele, muitos judeus, semelhantes, próximos, passaram, viram a dor do outro e não fizeram nada.

Um samaritano, que seria “distante” pelas diferenças, pelos preconceitos e até pelos medos, nesse caso, foi o único a parar e ajudar o judeu debilitado.

Então, segundo a Lei de Deus bem explicada por Jesus, o “próximo” é todo e qualquer indivíduo, independentemente de suas diferenças. Raça, cor, gênero, crença, posição social, nada disso é relevante. Nosso “próximo” a quem devemos amar como a nós mesmos é uma referência a todas as pessoas. Essa é uma lei da qual nossa vida eterna depende.

Como aplicar nos dias atuais

Muitas coisas mudaram do momento que Jesus viveu na terra até hoje, mas existem muitas semelhanças também. Além disso, a lei segue do mesmo jeito, então, como aplica-la da forma correta?

Os Cristãos não querem ser como os escribas e fariseus a quem Jesus reprovou diversas vezes. Aqueles homens tratavam como próximo literalmente os mais próximos, os mais parecidos com eles. Jesus quis dizer que todos são nosso “próximo”, mesmo que não ajam como tal, já que seguir essa lei é uma incumbência apenas de quem segue a Cristo.

Lições práticas

Queremos agir como o samaritano da ilustração, que foi movido por amor e compaixão, sem preconceito e sem querer nada em troca, ele ajudou com seu melhor!

Outra lição está logo no comecinho do versículo 29 do capítulo 10 de Lucas, que diz:

‘29 Querendo se mostrar justo, o homem perguntou’…

O perito na lei quis agir com justiça, tratando bem a quem fosse “merecido”, fazendo o justo. Mas a resposta de Jesus deixa claro que a bondade é mais importante para cumprir a lei. (Note Romanos 5:7).

Que façamos o bem a todos, seguindo a lei de Deus e imitando a Jesus!

Se essa palavra tocou seu coração, leia também 7 Versículos que Demonstram o Amor de Deus.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Que façamos cm nosso único e suficiente Salvador 🙌🏼o bem…

Deixe seu comentário: