O que significa ágape?

O ágape pode significar amor, porém, a palavra pode ter mais de um sentido dentro da Bíblia. Outras palavras podem ter significados parecidos ao dela. Veja.

agape - O que significa ágape?
O que significa ágape?

significado de ágape pode confundir muitas pessoas, porém, não é tão complicado quanto pode parecer. Na verdade, como veremos no artigo a seguir, essa palavra pode significar mais de uma coisa, e por isso, acaba causando um pouco de confusão.

Contudo, ambos os sentidos utilizados para essa palavra são simples e muito belos, como você poderá ver em nosso artigo. Para descobrir o significado de ágape e outras informações, basta ler o texto a seguir.

O significado de ágape

palavra ágape, que aparece aos montes durante a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, tem um significado simples. De maneira básica, podemos dizer que ela significa amor, e tem origem na língua grega.

Contudo, o ágape não é qualquer tipo de amor, afinal, não as relações humanas são muito mais complexas do que isso. Quando estamos falando desse termo, estamos nos referindo, na maior parte do tempo, ao amor fraternal, passado de pai para filho.

Além disso, o amor transmitido de um irmão para o outro também pode ser classificado como ágape. Sentimentos positivos são ligados a essa palavra tão bonita que, apesar de ser diferente aos nossos ouvidos, conta com um significado belo.

Outro ponto que merece destaque quando estamos falando de ágape é que, em muitos casos, essa palavra é tratada como sinônimo do amor de Deus com os seres humanos. Como dissemos, é o sentimento que se passa de pai para filho.

Como somos filhos do Senhor, o que Ele sente por nós também é classificado como ágape. Ou seja, em outras palavras, podemos dizer que o sentimento que o nosso Salvador tem por nós pode ser definido por essa palavra grega tão diferente.

Também existem outros tipos de amor

Como dissemos, as relações humanas são complexas, e não existe apenas o ágape como forma de amor. Justamente por isso, no idioma grego, existem outras palavras para separar quais são os tipos de amores que podem ser sentidos pelos seres humanos.

Outro termo muito comum para se referir a esse sentimento é o philos, palavra que também significa amor, porém, em situações diferentes. Aqui, estamos nos referindo ao companheirismo, ao amor sentido por um amigo querido, por exemplo.

Por mais que muitas pessoas não reconheçam isso como uma forma de amor, o philos é um dos sentimentos mais comuns de serem sentidos. É por conta dele, justamente, que temos tantas relações boas com amigos e pessoas próximas durante nossa vida terrena.

A outra palavra grega tida para amor, além de ágape e philos, é o eros, termo designado para falar de um amor romântico, apaixonado, como o existente entre duas pessoas apaixonadas. Aqui estamos falando do erótico, que resulta na união de indivíduos.

Como podemos ver, o sentimento de amor pode ser muito mais complexo do que parece em um primeiro momento. As relações humanas não são tão simples como parecem, e por isso, é preciso fazer a distinção entre o que é sentido por cada pessoa.

Por que está no idioma grego?

Muitas pessoas estranham a palavra ágape por ela ter origem no grego, idioma que muitos que não são estudantes da Palavra não imaginam que estaria presente na Bíblia Sagrada. No entanto, estamos aqui para te explicar o motivo pelo qual o grego antigo foi escolhido durante esse período.

De maneira resumida, podemos dizer que o Novo Testamento foi escrito no idioma grego, afinal, era uma das principais línguas de seu tempo. Na época, essa língua era bem aceita, e, para atingir o maior número de pessoas possível, foi a escolhida para a Bíblia.

Por essa razão, é tão comum encontrarmos a palavra ágape nas escrituras, mesmo que muitos a estranhem em um primeiro momento. Esse motivo é o mesmo que leva nossa sociedade a escrever textos em inglês no cenário atual, quando falamos com o exterior.

Como a língua inglesa é a mais falada do mundo na atualidade, temos maior probabilidade de sermos entendidos ao falarmos nesse idioma do que em outro. Por isso que, no geral, documentos e outros processos são feitos em inglês na atualidade.

Por que a Bíblia conta com tantas versões diferentes?

Muitos leitores, ao notarem que a Bíblia é escrita em diversos idiomas, além de contar com várias traduções diferentes, devem se perguntar o porquê disso acontecer. Basicamente, são vários os motivos que acabam influenciando nessa questão bíblica.

Porém, de forma resumida, podemos dizer que essa pluralidade de traduções diferentes acaba sendo fruto de mudanças por parte do homem. Dependendo do objetivo que se deseja despertar com a leitura, as alterações são feitas com propósitos diversos.

Algumas traduções, mais voltadas para os estudiosos da área, traduzem palavra por palavra dos idiomas antigos, como grego, aramaico e hebraico. Essas traduções são mais complicadas de serem lidas, mas são mais próximas do texto original.

Existem outros textos que são fiéis aos originais, porém, já contam com algumas alterações significativas. Essas mudanças não são feitas para mudar a interpretação do texto, mas sim, para deixá-lo mais acessível para todos nós.

Já em outros casos, existem traduções que são feitas com base em outras traduções mais antigas. Esse tipo de situação acaba gerando confusão, afinal, muitos termos que não são mais usados hoje, ou que contam com outro sentido atualmente, estão presentes no texto.

Além dessas motivações, outras razões podem gerar uma mudança na tradução do texto. Em todo caso, a maioria das traduções atuais é feita de maneira séria, sem manipulação de informações para mau uso da Palavra de Deus.

Outro significado para o termo

Agora que já vimos o que significa ágape, também podemos falar de seu outro significado. No Novo Testamento, também é possível notar que existe uma confraternização com o mesmo nome, o que pode acabar causando confusão em algumas pessoas.

Porém, essa festa era feita para exercitar o amor fraternal existente entre os participantes, além de também ser usada para praticar compaixão com os mais necessitados. Alguns estudiosos também alegam que a Festa Ágape, como era chamada, era usada para comemorar a Ceia do Senhor.

Em todo caso, esses são os significados do termo ágape, e esperamos que tenha entendido toda a complexidade dessa palavra. No mais, nosso artigo acaba aqui, mas para conferir outros artigos sobre a Palavra do Senhor, basta acessar o nosso site!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: