A palavra de Deus na prática

Em nossa vida cristã, estamos acostumados a ler, memorizar e recitar a Palavra de Deus. No entanto, podemos dizer que aplicamos na prática a Palavra aprendida?

A prática é um aspecto importante do estudo da Bíblia que é frequentemente desconsiderado. A prática é a maneira como colocar em ação o que você acredita. A prática fortalece e melhora nossa capacidade de viver o melhor de Deus para nossas vidas.

Os atletas não se tornam grandes ao ler sobre seu esporte. Em vez disso, eles praticam. Não podemos treinar para uma maratona lendo um guia de como correr: temos que correr. Da mesma forma, viver o melhor de Deus para nós também requer prática.

Os planos de Deus para a vida de Seus filhos vão muito além do que podemos compreender. Você recusaria bênçãos se alguém lhe oferecesse? Pois é exatamente isso que fazemos quando não vivemos uma vida de obediência à Palavra de Deus, na prática de nosso dia a dia.

Por que não praticamos?

A mudança é difícil. É preciso que reconheçamos honestamente que temos feito as coisas de forma incorreta e que existe uma maneira melhor. Além disso, temos uma imagem distorcida da Bíblia. A mensagem de Deus é vista como poética e inspiradora, mais do que como uma regra a ser observada.

Os resultados da prática não são instantâneos. Todos gostamos de resultados imediatos, mas a transformação a longo prazo requer paciência. Ainda, nós preferimos nossos próprios caminhos aos caminhos de Deus. Em outras palavras, acreditamos que somos superiores.

Nós não queremos perdoar. Não sentimos que seja uma coisa boa sermos simpáticos com alguém que nos prejudicou. Os sentimentos têm o poder de nos desencaminhar. Se todos esperassem até “sentir” vontade de ir à academia, ninguém nunca iria.

Por fim, é fácil acreditar que nossa situação é única e que a Bíblia não pode ser aplicada. Porém, existem várias formas de aplicar a Palavra de Deus no nosso dia a dia. Confira alguns exemplos!

Primeiro, estude e memorize

Você não pode aplicar a Palavra de Deus a menos que conheça a Palavra de Deus, então saber o que Jesus e outros autores do Antigo e do Novo Testamento dizem sobre como devemos interagir com o mundo nos permite aplicá-la no mundo.

De fato, é impossível viver a Palavra de Deus se você não conhece a Palavra de Deus. Por outro lado, se você conhece a Palavra de Deus, você pode vivê-la porque entende o que a Escritura diz sobre como devemos nos comportar no mundo e na igreja. 

“Ame seus inimigos e ore por aqueles que o perseguem”, diz Jesus, dando-nos uma dica de como aplicar Seus ensinamentos em nossas vidas (Mateus 5:44). Se alguém não lhe agrada por causa de suas atitudes e fé, ame e ore por eles. Esta é a aplicação da Palavra de Deus.

Não consigo me lembrar de “amar meus inimigos” até me lembrar dessa passagem, portanto, quando alguém tenta me prejudicar ou se opõe a mim, sei o suficiente sobre a Bíblia para orar por eles e amá-los.

Foi exatamente isso que Jesus fez. Lembrar isto pode nos ajudar a evitar reagir com raiva no nosso cotidiano.

Viva a Palavra

As pessoas notarão que você vive a Palavra, e se elas notarem, podem acreditar. 

Colocar a Palavra de Deus em prática é ser humilde e manso. É o oposto de como o mundo funciona, mas é por isso que este modo de vida atrai as pessoas para Cristo como um inseto para a luz. 

Ser humilde não só reflete a existência terrena de Jesus (Felipe 2), mas também diz: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5). A mansidão diz muito sem dizer nada.

Reflita sobre a Palavra

Se você se olhar no espelho, você provavelmente notará como o tempo está passando e colocando cabelos brancos em sua cabeça, mas se você ler a Bíblia, você descobrirá que a Bíblia também o lê. Ela tem a capacidade de nos transformar profundamente.

E quando demonstramos esta mudança para os outros através da maneira como vivemos, as pessoas não podem deixar de notar.

Somente pelo Espírito de Deus podemos refletir o Filho de Deus (Romanos 8:29). Portanto, tentar assemelhar-se à vida de Cristo significa viver a Palavra de Deus na prática. Alguém pode notar e fazer o mesmo.

Verdades para não esquecer

Os caminhos de Deus são superiores aos nossos. Em outras palavras, os caminhos de Deus são superiores porque Ele é mais sábio. A obediência resulta em bênção. De acordo com João 13:17, Jesus diz que a bênção segue a obediência.

A vida cristã é uma maratona e não uma corrida. A vida cristã implica em viver a verdade todos os dias, minuto a minuto. Deus está sempre com você, e Ele lhe deu um ajudante (o Espírito Santo).

A graça de Deus é mais do que suficiente para viver uma vida feliz e abençoada.

Conclusão

O aspecto mais frequentemente esquecido do estudo bíblico é aplicar o que você aprendeu na vida diária. A Palavra de Deus é inequívoca: praticar (obedecer) a Sua Palavra resulta em bênção. 

Você pode ver como devemos agir neste mundo ao ler Mateus, capítulo 5. Em vez de areia na maquinaria, deveríamos ser sal que melhora a vida daqueles ao nosso redor, e luz que brilha na escuridão, atraindo outros para a Luz de Deus.

A Bíblia contém ensinamentos verbais. Ou seja, ações: é o que você faz. O amor é um verbo de ação. Falar é fácil, mas a ação vai além de meras palavras. Amar os outros implica colocar a Palavra em prática em sua própria vida.

Não acredite nas mentiras que o impedirão de viver sua verdade momento por momento. Lembre-se sempre que os caminhos de Deus são superiores aos nossos. Coloque em ação a verdade profunda que você descobriu, e veja as bênçãos derramadas sobre sua vida.

Ainda está em dúvida sobre como aplicar a palavra de Deus no seu dia a dia? Saber o que Deus está falando para você pode ajudar nessa busca! Leia este texto e descubra o que está sendo falado pelo Pai e você pode não estar ouvindo!

Aproveite e também siga nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) para acompanhar outras mensagens de Deus para aplicar na prática!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: