3 grandes lições que podemos tirar do livro de Davi

Você conhece a história de Davi? No post de hoje, nós falaremos sobre esse grande homem da bíblia e mostraremos 3 lições importantes que podemos aprender com esse servo de Deus.

davi - 3 grandes lições que podemos tirar do livro de Davi
3 grandes lições que podemos tirar do livro de Davi

A história de Davi é uma das mais famosas no meio religioso, e até mesmo fora dele. Foram tantos ensinamentos que muitas vezes nos fazem pensar se realmente estamos no caminho certo! Por isso, o livro de Davi nos oferece diversas lições, e no post de hoje, nós mostraremos 3 lições importantes que podemos tirar com a sua história. Quer saber quais são elas? Então, confira o nosso post de hoje.

1. Confiar na direção de Deus

Não importa onde Deus nos manda ir, devemos seguir o plano. Mesmo que estejamos morando em uma vizinhança ruim, ou até mesmo em uma empresa onde você não se sinta valorizado pelos colaboradores e até mesmo pelos seus chefes, entenda esse momento como uma missão.

Talvez Deus tenha mandado você ao local para fazer a diferença na vida de uma pessoa, ou até mesmo para mostrar Jesus a ela. Assim, o livro de Davi conta que ele foi um homem usado por Deus, e logo, acabou tocando a vida de muita gente.

2. Se fortalecer continuamente

Vamos lembrar do livro de 1 Samuel 30:4-6, que diz o seguinte: “Então Davi e o povo que se achava com ele alcançaram a sua voz, e choraram, até que suas forças acabassem; As duas mulheres de Davi também foram levadas como cativas; E Davi muito se angustiou, por que o povo queria apedrejá-lo, por que a alma de todo o povo se encontrava em amargura, cada um deles por causa de seus filhos e de suas filhas; Todavia, Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.”

O que essa palavra nos quer dizer? Davi estava em um momento de extrema angústia, visando o iminente apedrejamento e pelo fato de suas duas mulheres terem sido cativas. Mesmo diante de toda essa turbulência, ele ainda se pôs firme e com sua fé inabalável em Deus.

Precisamos entender que, independentemente dos dias bons ou ruins — porque eles vão chegar — precisamos estar firmados em Deus, acreditando no seu poder no quão forte Ele é para nos ajudar a passar por todos os problemas aqui na terra. Ser resiliente é a palavra certa para essa lição!

3. Não pagar o mal com o próprio mal

“Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas que sejam sempre bondosos uns para os outros e para com todos.” 1 Ts 5:15. Na história de Davi, podemos lembrar do momento em que ele chegou aos duzentos homens, que do tanto que estavam cansados, não puderam segui-los e ficaram à torrente de Besor. Algum tempo depois, eles foram até Davi e dos que estavam com ele, e saudou-os.

Daí, todos os homens malvados e os filhos de belial chegaram e disseram: “já que não foram conosco, nada lhes resta, a não ser suas mulheres e filhos, para que se retirem e vão.” Nesse momento, Davi disse: “Não façais isto, irmãos, com o que Jeová nos deu, nos conservou e nos entregou às mãos a tropa de vinha contra nós.” 1 Samuel 30:21-23.

Ou seja, Davi poderia muito bem ter ostentado a vitória deles. Sem contar que muitos dos 400 homens que conseguiram derrotar os amalequitas não queriam repartir o “prêmio” com os outros 200 homens que acabaram ficando para trás.

Em outras palavras, eles queriam dizer que: somente os 400 homens fizeram jus à luta. Agora, os outros 200 não acrescentaram em nada na batalha e na respectiva vitória. Então, depois de muito desenrolar, notou-se que alguns homens queriam boa parte da recompensa a eles, mas Davi entrou no meio, dizendo que a recompensa seria de igual para igual a todos eles.

Gostou deste artigo? Agora que você já conhece as três lições que podemos pegar com o livro de Davi, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros temas de paz e de sabedoria para o seu coração.

Veja também: Lições que podemos aprender com o dilúvio e a arca de Noé

Veja também: 3 lições que podemos tirar de grandes passagens da Bíblia

Veja também: Gênesis: quais lições desse livro podemos tirar para os dias atuais?

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Alleluia amem sinhor Jesus Christ peco que livrai me tudo Mal ivejas odios amem sinhor Jesus Christ peco que de me saude Paz alegria amor entre meus filhos amigos meus irmaos todos aqueles pesoas qué entao contra MIM de eles Paz saude alegria amem alleluia sinhor Jesus de saude meu Cunhado e de todos aqueles qué Tao nos hospitais e com esta doenca panomeia porque so sinhor Jesus Christ qué tem forca poder amem alleluia ti amo Jesus amem

Deixe seu comentário: