15 versículos que ajudam a tomar decisões

Tomar decisões importantes pode ser muito difícil, e nessas horas é essencial contar com o auxílio do Senhor. A melhor forma de Deus falar conosco é através de suas palavras; por isso, conheça quinze versículos que ajudam a tomar decisões.

tomar decisoes 1024x512 - 15 versículos que ajudam a tomar decisões
15 versículos que ajudam a tomar decisões

Todos nós já tivemos momentos na vida onde precisamos tomar decisões difíceis, que podem inclusive mudar o rumo da nossa vida. Nesses momentos, é de extrema importância buscar inspiração e ajuda divina. Afinal, ninguém melhor do que Deus para saber o que é melhor para nós, e os planos dEle nem sempre coincidem com os nossos.

Quem é cristão não se desespera nem se inquieta ao tomar uma decisão. Afinal de contas, todas as decisões e atitudes tomadas na vida cristã tem um objetivo em comum: a glória de Deus. Portanto, as decisões sempre devem ser tomadas visando continuar no caminho correto e glorificar ao Senhor.

Da mesma forma, Deus está sempre inspirando os seus filhos através da ação do Espírito Santo, iluminando seus caminhos e ajudando a mostrar qual a direção certa a se seguir. Bastar estar pronto e de coração aberto para escutá-lo.

A comunicação de Deus conosco se dá através de sua palavra. Portanto, trouxemos aqui quinze versículos da Bíblia que falam sobre a sabedoria do Senhor e outros temas. A ideia é que eles te ajudem a tomar decisões. Acompanhe conosco e conheça-os:

Confira os 15 versículos para tomar uma decisão:

  1. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios, 3:5-6)
  2. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)
  3. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.” (Tiago 1:5‭-‬6)
  4. “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.” (Filipenses 4, 6-8)
  5. “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Provérbios 16:3)
  6. “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” (1 João 5:14)
  7. “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.” (Hebreus 12:1)
  8. “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)
  9. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”. (Mateus 6:33)
  10. “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmos 1:1-3)
  11. “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração”. (Salmos 37:3-4)
  12. “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 1:9)
  13. “A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor.” (Provérbios 16:33)
  14. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22)
  15. “Não atentareis para pessoa alguma em juízo, ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.” (Deuteronômio 1:17)

Como usar esses versículos ao tomar minhas decisões?

Esses versículos nos mostram a importância de confiar nossos caminhos a Deus. Portanto, antes de tomar qualquer decisão importante, reflita sobre eles e reze bastante. Coloque-se em um lugar calmo, escolha qual versículo tem mais a ver com a sua vida naquele momento e converse de peito aberto com Deus.

Confie no Senhor e no fato de que ele lhe mostrará o caminho certo. Tenha coragem de assumir riscos e de decidir pelo caminho correto, e não pelo fácil. Use a palavra do Senhor como força e escudo. Glorifique a Deus com todas as suas decisões, e aceite os caminhos pelo qual Ele te guiar.

Lembre-se que, quando os seus planos e os de Deus não coincidem, é porque ele está te livrando do mal. Afinal, não pedimos por isso constantemente ao rezar o Pai-Nosso? Portanto, confiar no que Deus coloca à nossa frente é um dos passos mais importantes na hora de tomar qualquer tipo de decisão difícil.

Para todos os momentos da nossa vida podemos contar com a palavra do Senhor. Leia outros textos do nosso blog que trazem versículos e palavras para ajudar na sua vida, não deixe de navegar e ler!

Acompanhe também as nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Leia também:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: