João 11:25 – Eu sou a ressurreição e a vida

Jesus disse, no evangelho de João, que ele é a ressurreição e a vida. Mas, o que isso significa realmente? Entenda melhor lendo este artigo especial!

joao 1024x683 - João 11:25 - Eu sou a ressurreição e a vida
João 11:25 – Eu sou a ressurreição e a vida

A Bíblia nos conta sobre uma mulher chamada Marta que, após a morte repentina de seu irmão, Lázaro, teve um diálogo sincero com Jesus. Jesus e Lázaro, aliás, eram grandes amigos. Nosso Salvador, ao tentar consolar Marta, disse-lhe “teu irmão ressuscitará” (João 11:23).

Do alto de sua tristeza, a pobre mulher pensa que o Senhor está se referindo ao “fim dos tempos”, quando os mortos voltarão à vida. Entretanto, é nesse momento que ela é surpreendida com uma das frases mais impactantes das Escrituras:

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu nisto?” (João 11:25 e 26)

Mas, você compreende o significado desta fala e toda a sua força? Para entender melhor, fique conosco durante as próximas linhas.

Jesus enfrenta a morte

Em todo o capítulo 11 do livro de João vemos a narração de um dos maiores e mais conhecidos milagres de Jesus: a ressureição de Lázaro da morte. Claro, em um primeiro momento, assim que descobre o que houve com seu amado amigo, o Senhor não se apressa para resolver o problema.

Na verdade, ele calmamente se dirige até a cidade de Betânia, onde as irmãs do falecido vivem e onde sofrem amargamente pelo sentimento de luto.

Uma dessas irmãs se chama Marta e, quando avista o Salvador, corre ao seu encontro, lamentando por Jesus não ter salvo Lázaro. No entanto, no fundo de sua alma, Marta sabia que Ele ainda poderia reverter isso:

“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus lhe concederá.” (João 11: 21 e 22)

É nesse momento que Cristo avisa que Lázaro ressuscitará, mas a mulher não entende a mensagem de cara, não por falta de fé, mas por não compreender seu profundo significado.

Jesus, com todo o Seu amor e paciência, explica então à Marta tudo o que Ele pode fazer, incluindo trazer qualquer pessoa à vida. Afinal, Ele era (e ainda é) a ressureição e a vida.

O milagre, por si só, estava prestes a acontecer.

Qual a importância dessa mensagem nos dias de hoje?

Primeiramente, lembre-se de que Jesus Cristo é o filho de Deus. E foi graças ao Seu sacrifício no Calvário, nos lavando de nossos pecados, que podemos hoje ter um relacionamento íntimo e verdadeiro com o Pai.

Jesus compartilhou tudo o que tinha, todos os Seus ensinamentos, através de palavras e ações. Ele nasceu, viveu, foi perseguido, preso, julgado e, por fim, condenado, morrendo na cruz. Após três longos dias, entretanto, Ele ressuscitou dentre os mortos.

À medida que caminhamos em nossa fé e tornamo-la mais forte, aprendemos sobre o quão grande e infinito é o amor de Cristo por cada um de nós. Entendemos também que a Sua ressurreição mudou tudo, ficando gravada em nossos corações e em nossas almas eternamente.

Quando Jesus saiu de seu túmulo, Ele voltou para junto de Deus. Mas, antes disso, Ele venceu a morte terrena para que possamos viver eternamente ao lado do Pai.

Ou seja, ao deixar claro que Ele é a ressurreição e a vida, Ele nos deu esperança.

Jesus é a vida de que precisamos

Na Palavra do Senhor lemos que ninguém vem ao Pai senão por intermédio de Jesus Cristo. Sem Jesus, aliás, não há qualquer esperança de vida eterna ao lado de Deus.

Quando lemos que Jesus é a ressurreição e, além disso a vida, entendemos que conhecê-lo significa também conhecer e se aproximar de Deus a cada momento, alcançando a força, a resistência, a mansidão e a esperança que só quem caminha com Ele pode sentir.

Devemos sempre nos lembrar de quem somos: pecadores, que não sabem como viver corretamente sem a ajuda do Altíssimo. No entanto, crendo em Jesus Cristo e cultivando nosso relacionamento com Ele, estamos nos preparando para compartilhar de Seu amor sem igual com quem está ao nosso lado.

Ele é a vida. É nEle que devemos nos espelhar. É com ele que precisamos nos parecer dia após dia. Ter um relacionamento verdadeiro e profundo com o Senhor nos faz diferentes, nos torna pessoas melhores, nos dá calma e nos faz desejar espalhar Seu amor por todos os lados.

Por fim, o que a Bíblia Sagrada diz sobre a ressurreição e a vida?

Claro, vimos durante todo este artigo que Jesus afirmou ser a ressurreição e a vida. Ou seja, já sabemos exatamente onde essa frase está na Bíblia, não é mesmo?

Mas, além de saber de cor cada palavra de Cristo nessa passagem, devemos também nos lembrar da importância delas para a nossa vida terrena.

O tempo de Jesus na Terra não foi longo, mas seu impacto foi realmente surpreendente. O Senhor operou grandes milagres, ensinou por meio de parábolas, cuidou de muitos doentes e oprimidos, amou cada pessoa e, acima de tudo, compartilhou esse amor, que vêm de Deus, através de palavras e ações.

Então, quando finalmente chegou a hora, Ele disse aos seus discípulos:

“E, subindo Jesus a Jerusalém, chamou à parte os seus doze discípulos, e no caminho disse-lhes: Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará” (Mateus 20, versículos 17 ao 19).

Morreu e foi sepultado. Enquanto para algumas pessoas, naquele momento, a esperança estava perdida, para outros, a esperança renascia a cada nova notícia sobre sua ressurreição. Viva, hoje, a vida que o Senhor lhe deu. Viva nEle e para Ele.

Se este conteúdo tocou o seu coração, não perca tempo, acesse nosso site e leia mais artigos inspiradores. Aproveite também e nos siga em todas as nossas redes sociais.

Leia mais…

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Nos ajude nessa evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais e te convido a nos seguir no Instagram.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: