História da cruz: antes símbolo de humilhação, agora de vitória!

A cruz é muito presente no nosso dia a dia. Ela aparece em roupas, colares, tatuagens. Algumas pessoas fazem o sinal da cruz depois de um gol. Mas você conhece a história desse símbolo?

cruz historia jesus 1024x514 - História da cruz: antes símbolo de humilhação, agora de vitória!
História da cruz: antes símbolo de humilhação, agora de vitória!

A cruz é um símbolo muito presente em nossas vidas, até mesmo na vida de quem não vai muito à igreja. Ela aparece em colares, em roupas, até mesmo em tatuagens. Podemos encontrá-la em tribunais, como um lembrete do julgamento de Cristo.

Ainda assim, muitas pessoas seguem sem conhecer exatamente a história da cruz, esse instrumento de tortura e morte destinado a infligir o máximo sofrimento físico junto com a vergonha final a quem quer que nela estivesse pregado.

Os condenados pelos romanos à morte foram despidos de suas roupas e içados nus diante de multidões zombeteiras e lá ficaram por horas, por vezes dias, lutando para respirar, sofrendo exposição, perda de sangue, choque e trauma. E lá ficaram até que a morte, misericordiosamente, os levou.

Dificilmente as pessoas do tempo de Cristo conseguiriam imaginar que a cruz teria qualquer relação com o triunfo, com a vitória. A cruz era símbolo de sofrimento. De execução. Nunca eles imaginariam que seria um símbolo de redenção e esperança.

A cruz, naquela época, deveria aniquilar a esperança daqueles que esperavam que Jesus trouxesse um novo reino.

Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos 2:23

Jesus pregado à cruz deveria ter sido uma imagem de vergonha, medo e desesperança e, no lugar disso, tornou-se símbolo de vida e perdão para os seguidores do Cristo vivo. A cruz tornou-se símbolo de esperança, vitória e vida.

A cruz antes de Cristo

cruz historia - História da cruz: antes símbolo de humilhação, agora de vitória!
História da cruz: antes símbolo de humilhação, agora de vitória!

Embora a cruz esteja tão ligada à fé cristã e seja o principal símbolo dela, por representar o instrumento da crucificação de Jesus, existem várias evidências de que a cruz já tinha sido usada séculos antes do nascimento de Cristo.

Acredita-se que a cruz tenha surgido com os antigos babilônios antes de se espalhar para outras partes do mundo como Síria, Egito, Grécia, Índia e México.

Essa cruz pré-cristã era um símbolo religioso e estava ligada a alguma forma de adoração. Ela aparecia em duas formas: a cruz tau (que lembra uma letra T grega maiúscula) e a cruz suástica ou cruz fylfot (que lembra quatro G gregos maiúsculos juntos).

A cruz tau foi muito usada no Egito e, por isso, é muitas vezes chamada de cruz egípcia.

A cruz cristã

Há várias representações da cruz na arte cristã. Desde os primeiros dias da Igreja, ela vem sendo riscada, desenhada e esculpida em portas, lápides e papéis.

A cruz cristã tem suas raízes no paganismo antigo. Começa após a época de Constantino, três séculos após a vinda de Cristo.

A crucificação e morte de Jesus na cruz deram um novo significado ao uso da cruz no cristianismo, se tornando reconhecidamente um símbolo cristão.

Hoje, o uso da cruz como símbolo cristão é praticado universalmente. Igrejas, tanto católicas quanto protestantes, têm cruzes colocadas, esculpidas ou desenhadas nas portas, janelas, topos e paredes de suas igrejas.

Muitos cristãos em todo o mundo usam a cruz em seus colares, pulseiras, anéis, peças de roupa e chaveiros. Além disso, muitos cristãos, especialmente católicos, fazem o sinal da cruz durante o culto.

Ao fazer o sinal, as pessoas tocam a testa, o peito e depois cada ombro. Muitos acreditam que o sinal da cruz é eficaz para protegê-los do mal e afastar os maus espíritos.

Colocar um crucifixo (a cruz com uma imagem do corpo de Cristo sobre ela) em igrejas e lares, em salas de aula e outras instituições ou usar a imagem é um lembrete constante e testemunho do triunfo de Cristo – Sua vitória sobre o pecado e a morte – através de Seu sofrimento e morrendo na cruz.

Colocar a cruz em um espaço de destaque na casa nos lembra que ela é o centro de nossas vidas, com boa saúde, na doença e na velhice, quando estamos sozinhos ou nos sentimos abandonados. Abraçar a cruz nos fortalece quando somos tentados a desistir.

A Cruz simboliza a vitória de Cristo sobre todos os poderes do céu e da terra. Através do sacrifício e do sofrimento, nosso Senhor atraiu e atrairá todas as pessoas para si. Essa Cruz simboliza o triunfo final de Cristo.

Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

João 12:32

“Não tenham medo”, disse ele. “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto.

Marcos 16:6

Buscando força na cruz

Nós, como verdadeiros cristãos, devemos olhar para a cruz não apenas como um símbolo bonito para vestir em nossos colares, roupas ou tatuagens. A cruz não deve ser apenas algo para usar ou mesmo admirar. A cruz deve ser o coração de nossas vidas. Isso porque as palavras de Jesus aos seus seguidores foram muito específicas:

Tome a sua cruz e siga-me

Quando servimos uns aos outros, continuamos a missão de Jesus. Na verdade, ao viver a vida cristã, nós “carregamos Sua cruz”. Ao viver conforme A palavra, estamos carregando essa cruz.

Quando suportamos as dificuldades do dia a dia e não perdemos nossa fé, quando não desistimos, é porque, a exemplo de Jesus Cristo, estamos carregando nossa cruz e acreditando que Deus tem planos maiores para nós.

Como vemos nos diz a Palavra:

Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.

Hebreus 12:2

Deus não nos dá uma cruz maior do que podemos suportar. Se hoje as coisas parecem difíceis, se hoje tudo parece insuportável, é porque Deus lhe guarda coisas grandiosas, é porque os planos dele para a sua vida são muito maiores do que a cruz que hoje você carrega.

Tenha fé, assim como teve Jesus, em seus momentos na cruz.

Se essa palavra tocou seu coração, leia mais textos inspiradores e edificantes.

Textos que você precisa ler:

Se você quer estudar a bíblia mais profundamente não deixe de fazer de adquirir esse estudo tão abençoado que é o “Como Ler e Entender a Bíblia Mais Facilmente” Clique aqui e saiba mais.

Nos ajude nessa evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais e te convido a nos seguir no Instagram.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Estou passando um momento muito dificil,muitas provacoes e humilhacoes,zonbaria e vergonha em minha vida,ajudei a muitos amigos,ex-mulheres e filhos,hoje nao estou sosinho em funcao do meu Deus,e voce missionario fael com suas menssagens de Jesus.creio que meu Deus esta suspirando vida em meus pulmoes e me carregando em seus bracos,tenho 65 anos moro sosinho em um sitio,mais nao vou desistir do meu Deus e de minha bencao e vitoria,tenho procurado as oracoes e ido a igreja,nao olho para traz em minha vida,seu que sou um pecador,mais nao vou desistir do meu senhor Jesus,eu vou sair de tudo que estou passando e todos que me humilharam que riram de mim,vao se envergonhar e assistirem de pe a minha bencao e vitoria em Jesus cristo.amem.gloria a Deus.

    • A paz meu amigo. Que o Senhor te abençoe e te conceda a Paz. Não olhe para trás e perdoe os que te magoaram, e saiba que você nunca esteve só, pois o Senhor Deus está contigo em todos momentos. Creia, tenha fé que boas novas Deus tem preparado para você.

Deixe seu comentário: