João 14:6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim

Jesus é o caminho, a verdade e a vida, como Ele mesmo diz na Palavra. Mas, o que isso significa? Descubra no conteúdo especial que preparamos para você.

joao -  João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim
 João 14:6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim

Mesmo as pessoas que não se consideram cristãs provavelmente já ouviram o seguinte versículo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Quem disse essas palavras? Simplesmente, Jesus, em João 14, versículo 6. 

No entanto, mesmo que esse seja um trecho muito lido nas igrejas do mundo todo, é comum que ele perca o significado para boa parte das pessoas que não costumam meditar nele com frequência. Isso, claro, é uma pena, já que há uma riqueza indescritível em cada uma de suas palavras. 

Neste texto, vamos mergulhar mais fundo neste trecho, comentando tudo o que ele representa. Você fica com a gente até o final? Então, vamos começar! 

Sobre o que João 14:6 realmente fala?

Para compreendermos melhor o contexto e as palavras ditas por Jesus no livro de João, capítulo 14, precisamos voltar um pouco e meditarmos no capítulo anterior a ele. Em João 13, o Senhor está prevendo sua morte, deixando todos os discípulos sem entender o que estava acontecendo. 

Pedro, por exemplo, não para de fazer perguntas, se mostrando extremamente confuso: 

“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.” 

Muito atordoados com as palavras de seu Mestre, esses homens se mostram desanimados, tristes e perplexos. Assim, vemos em João 14 uma tentativa de consolá-los. 

O primeiro a se mostrar receoso é Tomé, dizendo: 

“Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho?” 

E é aí que surge a famosa resposta de nosso Salvador: 

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” 

Mas, qual o significado das palavras “caminho”, “verdade” e “vida”?

A resposta para essa pergunta é simples: Jesus é o único caminho para alcançar a salvação. Simplesmente, não há outro. É por meio dEle, e somente dEle, que podemos ser salvos. 

“E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12) 

Cristo é o nosso mediador entre Deus e os homens. Ele é o único caminho que nos leva ao Pai. A Palavra diz, em Provérbios 14, versículo 12 que: 

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. 

O Senhor é o caminho mais que perfeito. Afinal, se o céu é o nosso destino, Ele é o único capaz de nos levar até lá. 

Dito isso, vamos entender melhor as palavras usadas por Jesus para se descrever: 

  1. “Eu sou”
  2. “O caminho”
  3. “A verdade”
  4. “A vida”

Como posso aplicar os ensinamentos de João:14 em minha vida?

Agora, sabemos que Jesus é o único caminho, a única vida. Devemos nos preocupar com isso, ou seja, entendermos que as coisas do mundo não são importantes para nós. Viver segundo Cristo nos ensina, é viver com um significado maior. 

Para que você possa entender como fazer isso e se encontrar em meio aos ensinamentos de Cristo, que tal refletir sobre alguns pontos fundamentais? São eles: 

  • O que você tem feito da sua vida: você não saberá que caminho tomar se não souber em que caminho está atualmente. Cada um de nós precisa fazer uma pausa, por vezes, e olhar para onde seguimos. Se estamos na direção errada, acabaremos em um destino que não é o que esperamos, não é mesmo? Então, pergunte a si mesmo qual direção você tem tomado e, caso seja necessário, se arrependa e mude a rota. Sempre é tempo de melhorar;
  • No que você acredita: se você não tomar cuidado, pode acabar acreditando em coisas que não são verdadeiras. Isso porque, o mundo está repleto de “falsas verdades”. Por isso, se você está se espelhando em outra coisa, não em Jesus, é hora de mudar a rota;
  • O que você acha que precisa para melhorar de vida: seja honesto. O que você busca em sua vida e o que acha que deve melhorar para conseguir? Quais seus sonhos e metas? Muitas vezes, nós achamos que para conquistar algo precisamos usar nossas ferramentas terrenas. Mas, isso não é verdade. Às vezes, você ainda não conseguiu o que queria porque está seguindo o caminho errado. Jesus tem um caminho perfeito para você. Confie nEle.

Se este conteúdo tocou o seu coração, aproveite para ler mais alguns textos do nosso blog. Ah, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, assim, você fica sabendo sempre que algo novo é publicado aqui. 

Deus o abençoe grandemente!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • DEUS abençoe o seu ministério.

    Domingo 09/10/2022

    Essa mensagem veio no melhor momento pra mim , realmente saber qual o meu caminho.

    Obrigado pela mensagem.
    Fique na paz 🙏🙏🙏

Deixe seu comentário: