Páscoa: você sabe o real significado por trás dessa data?

A Páscoa, entre todas as comemorações cristãs que existem hoje, é a que mais nos remete ao amor de Deus e de Cristo por nós, pois nos faz refletir sobre o sacrifício da cruz e a ressurreição de Jesus, que nos trouxe vida, salvação e paz. Mas você sabe exatamente o significado da Páscoa?

pascoa Jesus - Páscoa: você sabe o real significado por trás dessa data?
Páscoa: você sabe o real significado por trás dessa data?

De todas as comemorações cristãs, a Páscoa é a que mais nos remete ao amor de Deus e de Cristo por nós, pois nos faz refletir sobre o sacrifício da cruz e a ressurreição de Jesus, que nos trouxe vida, salvação e paz. Mas você sabe exatamente o significado da Páscoa? 

Ao contrário do que muitos acreditam, essa celebração não teve início em meio aos cristãos. A palavra páscoa tem origem no termo hebraico pesach, e nos termos paskha do grego e pascha do latim e tem o significado de “passagem”.

A origem da comemoração remete a libertação do povo hebreu no Egito, onde eram escravos. Os judeus comemoravam a Páscoa em memória da passagem do anjo da morte, quando Deus enviou a décima praga do Egito para dizimar os primogênitos das famílias que não faziam parte do povo do Senhor.

Significado da Páscoa para os cristãos

A tradição cristã confere à Páscoa um significado diferente do que ela tem para os judeus. Essa é a comemoração a mais importante para os filhos de Deus, porque nos faz lembrar do maior acontecimento de todos os tempos: a morte e ressurreição de Cristo.

“O anjo disse às mulheres: Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.” Mateus 28, 5-6.

Jesus enfrentou o maior sofrimento e vergonha que uma pessoa poderia enfrentar, encarando a morte de Cruz, e o fez voluntariamente, porque sabia que esse gesto e essa entrega nos trariam vida e vida em abundância.

Hoje, comemoramos a Páscoa não apenas por ela ser a lembrança da ressurreição de Jesus, mas porque ela nos faz pensar em tudo o que pudemos receber a partir desse momento: vida, paz, amor, esperança e salvação.

Páscoa significa vitória sobre a morte e uma vida de esperança

Como cristãos, acreditamos que a Páscoa representa a vitória de Jesus sobre a morte e, com isso, nossa chance de também nascer de novo, livres do pecado, do castigo e de toda a condenação.

A Páscoa significa também uma vida cheia de esperança, entendendo que assim como Jesus, podemos enfrentar muitas dificuldades e sofrimentos nesta terra, mas a nossa esperança em Deus se mantém inabalada. Essa esperança é o que nos faz acreditar que aquele que venceu o mundo vai renovar as nossas forças e nos fazer triunfar, assim como Ele triunfou.

Por tudo isso, celebre a Páscoa colocando sua fé e o amor em prática. Não se apegue aos ovos de chocolate e nem na boa comida, apegue-se sim ao sentimento de gratidão a Cristo e pertencimento ao seu amor.

Compartilhe esse sentimento com sua família e tenha certeza de que suas esperanças serão renovadas, esperança de dias melhores e de muita força da parte de Deus para chegar até eles de pé.

Ao contrário do que muitos acreditam, essa celebração não teve início em meio aos cristãos. A palavra páscoa tem origem no termo hebraico pesach, e nos termos paskha do grego e pascha do latim e tem o significado de “passagem”.

A origem da comemoração remete a libertação do povo hebreu no Egito, onde eram escravos. Os judeus comemoravam a Páscoa em memória da passagem do anjo da morte, quando Deus enviou a décima praga do Egito para dizimar os primogênitos das famílias que não faziam parte do povo do Senhor.

Para ter acesso a mais mensagens de edificação e conhecimento de Deus, acesse nosso site e acompanhe nossas redes sociais. Aproveite e leia também: Compartilhando a sua fé com os que já não acreditam mais.

Veja também: A Morte e Ressurreição de Cristo

Siga-nos no Facebook

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: