Passo a passo para se confessar

Você já confessou seus pecados a Deus alguma vez? Sabe dizer qual a importância desse ato? Não? Então, descubra mais sobre o tema neste artigo especial.

passo - Passo a passo para se confessar
Passo a passo para se confessar

Quando nos abrimos para o Senhor e o aceitamos como nosso único Salvador, somos perdoados por nossos pecados e nos livramos do julgamento e sofrimento eternos. Isso é assegurado pelas Escrituras, basta dar uma rápida passada pelo livro de Timóteo, especialmente no capítulo um.

Entretanto, não é por isso que devemos pensar que, já que a nossa salvação é eterna e segura, podemos pecar o quanto quisermos. Aliás, alimentar esse tipo de pensamento pode verdadeiramente arruinar a nossa vida cristã.

Lembre-se de quando Jesus conversou com uma mulher que foi pega em adultério. Ele não era pecador, por isso, estava apto a condenar. No entanto, não foi o que Ele fez. Ele apenas disse: “nem eu te condeno. Vá e não peques mais”. Por isso, hoje te convidamos a se confessar com o Senhor. Neste texto, explicamos o passo a passo de como fazer isso. Confira!

O que é, exatamente, uma confissão de pecados?

Confessar os nossos pecados é reconhecer, diante de Deus, que desobedecemos a Sua lei. Simples assim. Ao invés de escondermos ou mentirmos (como se fosse possível esconder algo do Pai), uma confissão de pecado é como reconhecer nossas falhas e erros, expondo as nossas feridas mais profundas.

Nesse caso, não importa quem tenhamos ofendido. A primeira pessoa que deve saber sobre nosso pecado é Deus, pois é a Sua lei que infringimos.

Por que devemos confessar em particular, diretamente para o Senhor?

Bem, se você já leu o Antigo Testamento, deve saber que as pessoas davam ofertas aos sacerdotes para que fossem sacrificadas no altar. O motivo? Livrarem-se de seus pecados.

Quando Jesus veio ao mundo, no entanto, isso mudou completamente. Agora, podemos nos aproximar de Deus de forma direta, através do próprio Cristo, que foi um sacrifício vivo, único e eterno.

Por quem o Senhor é e pelo que ele fez, temos a liberdade de chegarmos ao trono de Deus para confessar nossos pecados e receber a Sua misericórdia:

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”

(Hebreus 4:16)

Como fazer uma confissão

Se você não sabe exatamente como se confessar diante de Deus, trazemos a seguir um passo a passo simples, que pode lhe auxiliar nessa tarefa:

Onde e com quem se confessar

O primeiro passo para se confessar é entender que não precisamos ir até um local específico ou procurar uma pessoa com alto cargo dentro da igreja para falar sobre o nosso pecado. Também não é preciso esperar por um momento específico para fazer isso. Toda hora é um bom momento para se arrepender. Pense nisso.

O Senhor vive dentro de nós. Logo, basta falar com Ele para ter os seus pecados perdoados.

Tire um tempo para o Senhor

O segundo passo é passar um tempo de qualidade na presenta do Senhor, meditando em Sua palavra. À medida que estabelecemos comunhão com Ele, em oração, o Senhor tem a oportunidade de nos ensinar sobre o que é certo e o que é errado.

Lembre-se que Deus é luz. Quando passamos um tempo com Ele, essa luz nos ilumina, nos mostrando até mesmo pecados que cometemos e não compreendíamos. Por isso, separe alguns momentos diários para ficar a sós com Ele.

Fale sobre pecados específicos

Não peça perdão de forma geral ou genérica. Quando fazemos isso, parece que estamos usando o Senhor para nos sentirmos menos culpados e voltaremos a pecar no momento seguinte.

Em vez disso, seja específico. Fale sobre o momento, a situação, o que você fez e quem foi atingido pelo seu pecado. Em seguida, peça orientação para não agir mais dessa forma.

Deixe Deus tocar no seu coração e lhe mostrar o que deve ser confessado

De modo geral, devemos confessar absolutamente tudo o que o Senhor nos mostrar que é tido como pecado. Às vezes, podemos pensar que certas coisas são muito pequenas e que não possuem tanta importância. No entanto, se Ele tocar no seu coração, confesse. Ele o faz para moldá-lo e te transformar por inteiro, segundo a Sua vontade.

Tenha em mente também que devemos confessar não apenas os nossos pecados, mas também as nossas fraquezas e medos. Você verá como seu coração se aliviará depois disso.

Passe mais tempo com o Senhor

Além do nosso tempo diário com o Senhor, também podemos passar mais tempo focados apenas em nos consertarmos e melhorarmos como pessoa.

Ou seja, escolha um momento apenas para refletir, diante dEle, sobre seus pecados, sem buscá-lo ou ler a Bíblia. Claro, você deve fazer isso diariamente, mas muitas vezes precisamos de alguns minutos apenas refletindo sobre como podemos mudar.

Isso o fortalecerá e lhe fará relembrar o quão humano e falho você é.

Oração para confessar os seus pecados ao Senhor

Acredite, para confessar seus pecados ao Senhor, não é preciso utilizar palavras mágicas. Na verdade, basta ser sincero, apresentando um espírito quebrantado e um coração verdadeiramente arrependido.

No entanto, se você é novo nisso e deseja uma pequena ajuda no processo, você pode utilizar a oração abaixo como ponto de partida:

“Pai todo-poderoso e misericordioso, eu errei e me desviei dos Seus caminhos. Como uma ovelha perdida, segui demais os planos e desejos de meu próprio coração.

Ofendi Suas leis sagradas, deixei de fazer o que era certo e fiz as coisas que não devia ter feito.

Oh Senhor, tem piedade de mim, poupa-me e restaura-me enquanto confesso minhas faltas, de acordo com as promessas que me foram declaradas em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Peço, meu Pai misericordioso, por amor de Jesus, que eu possa viver uma vida piedosa, justa e sóbria, para a glória do Teu santo nome.Amém.”

Deus espera o seu arrependimento e está pronto para lhe acolher e, principalmente, ensiná-lo. Corra para os Seus braços.

Se você quer ler outros textos edificantes, com ensinamentos sinceros e precisos, conheça nosso blog agora mesmo. Também aproveite e siga nossas redes sociais.

Olá abençoado(a), se você chegou até aqui é porque algo ainda maior Deus tem pra tua vida! Sou o Missionário Fael Mendes e trago uma recomendação maravilhosa para o teu crescimentos espiritual. Você já pensou em fazer um curso de Teologia 100% à distância e sem mensalidades? Chegou a orar de você aprofundar seus conhecimentos. Clique aqui e conheça o curso de formação em Teologia.

Veja mais…

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: