
Quantos de nós estamos enfrentando sérias crises financeiras e não sabemos como resolver?
Queremos nesse texto não apenas te dar dicas para lidar com essa situação, mas também te encorajar a seguir firme, confiar em Deus e não perder a fé: Ele sabe o que você está passando.
Por isso, se está passando por uma crise financeira, tire alguns minutinhos para ler o que temos para compartilhar com você.
Como sair da crise financeira?
Para sair da crise, você precisará se organizar, ter paciência, pensar bem antes de tomar decisões, pois, decisões apressadas e equivocadas, poderão te levar para um endividamento ainda maior.
Será preciso, também, bastante domínio para não gastar com coisas supérfluas, e exigirá de você algumas mudanças de hábitos para que possa retomar o controle de suas finanças e se ver livre da crise.
Precisamos ter fé em Deus, pedir ajuda a ele; mas precisamos fazer a nossa parte para que ele possa nos abençoar. Precisamos semear para colher! Aqui estão algumas dicas que você pode seguir.
1. Reduza suas despesas
Todos temos um padrão de vida, mas em meio a crise é preciso repensar as despesas e dar a devida atenção ao que é essencial e abrir mão do que não é.
Para se recuperar é preciso usar o dinheiro com sabedoria. Faça uma análise de suas despesas atuais e liste o que é realmente importante (água, luz, telefone, internet, comida, remédios) e o que pode esperar para quando você estiver estabilizado (viagens, restaurantes, passeios, roupas, TV a cabo).
Reduzir gastos é o primeiro passo para colocar as finanças em ordem:
- Opte por alimentos da época, que costumam ser mais baratos.
- Evite sair para comer em restaurantes, pois isso gera um grande gasto no fim do mês.
- Se possível, escolha o transporte público ao invés de usar o carro todos os dias, assim economizará no combustível e na manutenção do veículo.
- Não compre por impulso.
- Evite usar cartão de crédito.
- Aproveite promoções que tenham um excelente custo-benefício.
- Escolha produtos com preços mais baixos.
São pequenos hábitos que farão uma grande diferença na sua vida.
2. Pesquise sobre educação financeira
O conhecimento liberta, isso é uma grande verdade. Deus nos deu o livre-arbítrio e a sabedoria para aprendermos e evoluir, sempre tomando as decisões certas sem esquecer d’Ele, mas também sem nos dedicarmos apenas aos bens materiais.
Dessa forma, se você não tem o hábito de fazer um planejamento financeiro e vai gastando conforme surge alguma despesa, está mais do que na hora de começar a estudar esse assunto. Existem influenciadores na internet que te ajudam com isso, e ensinam a cuidar do dinheiro dentro do que a Bíblia traz, como Tiago Brunet, por exemplo.
Fazer um planejamento financeiro é extremamente importante para que suas despesas estejam de acordo com seus ganhos e você consiga pagar suas dívidas. Economizar deve ser uma prioridade.
3. Anote as despesas diárias
Ter essas informações te trará um entendimento dos seus reais gastos.
Sempre que realizar alguma compra ou pagamento, anote (data, valores, quantidade) para verificar se há algo que pode ser cortado do orçamento principal. A ideia aqui é que você tenha total conhecimento dos gastos da família para que então, possa controlar da melhor forma.
Acredite: por mais controle que você pense ter, quando você anota todos os gastos, sempre pode ter surpresas.
No futuro, quando a crise acabar, você poderá voltar a comprar o que deseja, desde que não ultrapasse seu orçamento para que não volte a cair numa nova crise.
4. Reveja cada dívida
Analise todas as dívidas (juros, vencimento) e escolha as dívidas com juros mais altos para pagar primeiro. Ao fazer isso você evita que a dívida cresça de maneira descontrolável e será mais fácil pagar todas as despesas que possui.
5. Não faça novas dívidas
Evite pegar empréstimos para quitar dívidas. Não faça longos financiamentos. Opte por comprar coisas à vista ao invés de parcelar, afinal de contas, em tempos de crise financeira, não é possível garantir que conseguirá pagar todas as prestações.
Procure negociar as dívidas que já possui e reduza o máximo possível de seus gastos. Lembre-se que, sem controle, uma dívida leva à outra.
6. Converse com a família
Não esconda de sua família, principalmente dos que moram com você, a crise financeira em que estão, o pior erro é tentar fingir que tudo está bem e mantê-los na ignorância.
Vocês devem enfrentar juntos todos os desafios que surgirem, por isso, conte a verdade para sua família e diga que todos devem colaborar para que juntos superem essa situação.
7. Busque novas fontes de renda
Todos da família devem trabalhar para criarem novas formas de ganhar dinheiro. Algumas opções são:
- Ser motorista de aplicativo.
- Vender itens que não estão sendo usados.
- Vender alimentos.
- Prestar serviços como freelancer.
- Trabalhar pela internet.
- Fazer trabalhos de meio período.
Essas são algumas ideias que você consegue colocar em prática para gerar mais renda.
8. O mais importante de tudo, tenha fé e confie em Deus
Falamos sobre ações práticas que você pode realizar para sair da crise, mas nunca se esqueça de que a vida com Deus é o mais importante para superar qualquer desafio.
Carta para Deus
Nesse momento, te convido a voltar suas esperanças para o Senhor que pode te auxiliar, faça dessa carta sua oração.
“Meu Pai, os últimos tempos não estão sendo fáceis, por muitas vezes eu penso que não vou conseguir e tenho vontade de desistir.
Não consigo entender como pude chegar nessa crise, mas te peço que me mostre uma saída, me dê uma luz para enxergar o fim dela.
Peço-te sabedoria para lidar com as pressões que me cercam, não me deixe tomar nenhuma decisão precipitada que possa me prejudicar e prejudicar a minha família.
Mostre-me as decisões certas, os melhores acordos, a melhor solução.
Ajude-me a vencer essa crise e a retomar o controle financeiro.
Sem o Senhor eu não consigo, mas com o Senhor eu acredito que tudo é possível e que viverei uma grande virada na minha vida.
Confio em Ti, sei que o Senhor é fiel e que tem olhado para mim.
Desde já eu te agradeço, pois, sei que o Senhor ouve as minhas orações, sei que posso confiar e acreditar que o Senhor atenderá a minha súplica.
Eu tomo posse da vitória, em nome de Jesus.
Amém.”
Espero que essa oração traga paz para seu coração e te ajude a manter o foco para vencer a crise financeira.
Que a Luz do Senhor ilumine seu caminho e te conduza para um novo tempo.
Se gostou desse texto, te convido a ler outras mensagens encorajadoras que temos aqui no site e ser abençoado.
Leia mais…
- Orações poderosas para acabar com as dívidas financeiras
- Oração poderosa para superar a crise financeira
- Deus quer falar com você – A crise no seu casamento vai passar
- Supere os Problemas Financeiros com a Palavra do Senhor
- Conheça Orações Poderosas Para Conseguir Emprego
- O que significa Tetélestai?
- Siga-nos na redes sociais
Jesus te ama muito.
1 comentário:
🙏🙏🙏