O que significa Tetélestai?

O que é a verdadeira liberdade? Descubra o que Tetelestai significa e a importância desse grito poderoso dado na cruz que representou a nossa libertação.

tetelestai - O que significa Tetélestai?
O que significa Tetélestai?

Tetelestai, uma palavra grega que ressoa até os dias atuais e que tem um significado importantíssimo para nós. Continue conosco e descubra o porquê esse grito dado por Jesus na cruz foi o selo que atestou a nossa liberdade.

O que significa Tetelestai

Tetelestai vem do grego τετελεσται, cujo significado é “Totalmente pago” ou “Está consumado”. Esse termo era usado em quatro situações:

  1. Posse de propriedade: uma pessoa só se tornava proprietária de um terreno após o pagamento total. Quando o comprador pagava totalmente o valor do terreno, ele recebia uma escritura com os dizeres “Tetelestai” que significava que o comprador era o dono de direito daquela propriedade. 
  2. Terminei meu trabalho: quando um filho recebia uma tarefa de seu pai e a concluía com sucesso, ele dizia “Tetelestai” que significava que ele havia concluído o seu trabalho. 
  3. Quitei a dívida: quando uma pessoa ia até o banco pagar uma dívida, o bancário carimbava sobre o documento “Tetelestai”, que representava que aquela dívida havia sido paga. 
  4. Agora sou livre: quando uma pessoa cumpria sua pena na prisão, era colocada na cela onde esteve a palavra “Tetelestai”, que significava que aquela pessoa havia cumprido sua pena e agora estava livre. 

Todos esses significados podem ser aplicados espiritualmente. Quando Jesus grita na cruz “Tetelestai”, Ele estava confirmando que a obra para qual Ele havia sido destinado, finalmente foi concluída.

Na cruz passamos a pertencer a Jesus, não somos mais escravos do pecado, agora a posse de nossas vidas e corações passaram para as mãos do nosso Redentor que nos comprou com o seu próprio sangue.

Jesus tinha uma missão, e esse plano foi arquitetado desde a época da queda do homem lá no Éden. A missão era de religar, ou seja, conectar a humanidade novamente com seu Criador.

Jesus deveria restabelecer a aliança e o relacionamento que foi rompido por causa do pecado de Adão e Eva. Ao finalizar essa obra, ele grita na cruz para dizer que sua tarefa havia sido concluída.

Por causa de nossos pecados, nos tornamos devedores e passamos a ser escravos da morte. Éramos reféns, e por mais que nos esforçássemos, jamais poderíamos pagar a grande dívida adquirida no início da humanidade.

Jesus a pagou, ao derramar o seu sangue, Ele nos comprou de volta e agora Satanás, a Morte e o Inferno não têm mais poder sobre nós. Nossa dívida foi paga por Ele naquela cruz.

Antes escravos, agora somos livres. Jesus garantiu isso de forma permanente. A pena foi cumprida, agora podemos viver uma nova vida no Senhor e desfrutar das bênçãos e da beleza que é ser livre de verdade.

Tudo foi consumado, está pago, Tetelestai! 

O que significa ser livre

De acordo com o dicionário, liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio. Representa independência, poder, autonomia e espontaneidade. Para nós, cristãos, essa palavra tem um sentido ainda mais profundo.

Quando Adão e Eva pecaram no Jardim, eles condenaram toda a humanidade a uma escravidão. Nos tornamos escravos de nossos desejos, escravos do pecado e suscetíveis a ação do império das trevas. A pior consequência de todas, foi a separação da humanidade de seu Criador.

Antes da queda, Adão e Eva se encontravam todos os dias com Deus e caminhavam juntos no jardim, desfrutando de um pleno relacionamento com Ele e se deleitando das alegrias e maravilhas de se viver com Deus. Mas o pecado separou o homem de Deus.

Deus odeia o pecado e ele é uma afronta a santidade de Deus. Por isso, por séculos o homem não pode mais viver um pleno relacionamento com seu Criador, pois o pecado impregnado em sua natureza, o impedia de estar perto de Deus.

Ao longo desse tempo, Deus se revelava a algumas pessoas específicas, os chamados profetas, que transmitiam ao povo a vontade Dele, e o povo era representado pelo sumo sacerdote, que apresentava diante de Deus as necessidades deles.

A comunicação entre Deus e o homem era cheia de intermediários, e por causa disso, o ser humano não podia desfrutar de um pleno relacionamento, pois havia muitas interferências.

Para que a humanidade fosse perdoada de seus pecados, era preciso realizar sacrifícios, pois, de acordo com a Lei, sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.

Porém, os sacrifícios praticados pelo povo, por mais que se observassem as regras de forma correta, não eram poderosos o suficiente para que a humanidade se visse livre da condenação que recebeu em sua queda.

Era preciso que alguém puro e santo, que nunca conheceu o pecado, cujo sangue era poderoso, fosse sacrificado para que toda a humanidade, por fim, experimentasse a verdadeira liberdade e pudesse voltar a se relacionar com Deus.

Jesus foi enviado para esse nobre trabalho. O próprio Deus se tornou homem a fim de que a humanidade pudesse voltar a ver Deus. Por meio de seu sacrifício voluntário, Jesus nos redimiu completamente, pagou nossa dívida e nos libertou do império das trevas.

O Seu sangue é eterno, por isso a aliança firmada na cruz não pode ser rompida, agora somos de fato livres. Agora podemos nos relacionar com Deus sem intermediários, o próprio Jesus criou o caminho para isso. 

No entanto, devo alertar que essa liberdade conquistada por Jesus, é condicional e a condição é que caminhemos de acordo com a vontade de Deus. Desde a obra de Jesus e Sua ressurreição, o inimigo vem tentando nos aprisionar novamente, e se nos afastamos de Deus, deixamos de obedecer a Seus mandamentos e paramos de nos relacionar com Ele, ficamos vulneráveis à ação do inferno.

A obra foi consumada, a dívida foi paga, podemos viver um relacionamento pleno com nosso Salvador, não permita que nada nesse mundo te afaste do verdadeiro amor que foi capaz de entregar a própria vida para te resgatar.

Se essa palavra tocou seu coração, clique aqui e leia mais textos inspiradores e edificantes.

Nos siga também em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) e receba diariamente o encorajamento para seguir firme com Jesus.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Gostei dos conteúdos. Deus seja louvado pela vossa vida🙏

Deixe seu comentário: