Deus quer falar com você – A crise no seu casamento vai passar

Quer ajuda porque seu casamento está em crise? Deus quer falar com você por meio de sua escritura, aprenda como sair dessa fase difícil. Falamos sobre muitos aspectos importantes que evitam as temidas brigas. Veja!

casar - Deus quer falar com você - A crise no seu casamento vai passar
Deus quer falar com você – A crise no seu casamento vai passar

Se o seu relacionamento está em crise, Deus quer falar com você a respeito. São muitas as palavras de sabedoria que encontramos nos versículos bíblicos e que nos ajudam a evitar as brigas nessas fases mais difíceis do matrimônio.

Pensando nisso, trouxemos várias dicas e ensinamentos que podem evitar as discussões e promover mais paz no seu lar. Aproveite para colocar em prática e restaurar os sentimentos que estavam a todo vapor nos seus votos no altar.

Saiba quando falar e quando calar

As discussões mais calorosas podem surgir em um momento de crise no casamento, portanto, o passo para diminuir esse quadro é saber quando se calar. Ainda que seja difícil no começo, sabemos que guardar para nós mesmos e poupar o outro de palavras ruins reduz as brigas.

“O tolo logo explode de raiva por qualquer motivo, mas o homem sábio nunca perde a cabeça e ignora o insulto” Provérbios 12:16.

Precisamos ser sábios na hora de conversar, sabendo o momento certo de não falar nada e o de conversar sobre um assunto importante. Respire fundo, deixe a raiva passar aos poucos e não fale quando estiver com essas emoções mais intensas.

Sabemos que é um desafio, mas como lemos no versículo, o sábio ignora o insulto. Aos poucos o casal vai se adequar a uma conversa e discussões mais maduras e sem insultos ou outras palavras desnecessárias.

Tenha respeito no seu casamento

A palavra do evangelho gira em torno de servir o outro, ou seja, de nos colocarmos em uma posição de humilhação. Isso quer dizer mesmo iguais perante a Deus, precisamos adotar uma postura de humildade uns para com os outros, lembrando que tudo o que fazemos deve honrar a Ele.

“Desejo que as palavras da minha boca e os meus pensamentos íntimos sejam sempre agradáveis ao Senhor, minha Rocha e meu Libertador!” Provérbios 19:14.

A nossa sabedoria também aparece na nossa forma de tratar as pessoas e essa postura lembra que também temos erros a serem consertados. Dessa forma, na hora de conversar tenha uma postura de humildade, falando sobre os erros que cometeu e como você pode resolver isso.

Se o outro tiver cometido um erro, é hora de entender o que aconteceu e liberar o perdão. As discussões do dia a dia são repletas de necessidade de compreensão sobre os erros que os dois podem cometer, afinal, somos sujeitos a isso em relacionamentos humanos.

Tenha cuidado na escolha de palavras

Na briga ou na linguagem do dia a dia é preciso ter muito cuidado com as palavras escolhidas, nada de falar sem antes pensar no que vai dizer. Os casais com relacionamentos saudáveis jamais devem aproveitar momentos de discussões para ofender um ao outro.

“Há mais esperança na vida para um irresponsável do que para um homem que se precipita para falar” Provérbios 29:20.

A cautela na hora de conversar vai mostrar também o seu respeito para com o outro e reflete na influência positiva que ambos podem gerar mutuamente. Ao tocar em assuntos mais sensíveis, procure mostrar muito respeito e escolher bem as palavras a serem usadas.

Além disso, a reação a algo ouvido pode desencadear palavras torpes e piorar a situação. Procure respirar fundo e fazer a sua parte, não respondendo à altura quando essa for a forma mais tentadora de agir.

Ouça o seu cônjuge para evitar a crise

Avalie se, quando vocês estão conversando sobre algo, você apenas espera seu momento de falar ou realmente presta atenção no que o outro diz. Podemos aprender muito sobre o outro quando nos dispomos a ouvir as suas necessidades.

“O homem paciente vale mais que um guerreiro que venceu muitas batalhas, porque vale muito mais controlar as próprias emoções do que conquistar uma cidade” Provérbios 16:32.

Então, tenha paciência para ouvir o outro, inclusive coisas que não deseja ouvir, algo que discorde. A ideia é não brigar, mas encontrar um ponto em comum para chegar a uma conclusão e resolver os problemas.

Lembre-se que em um relacionamento a dois muitas vezes haverá a necessidade de abrir mão de algo em uma decisão. O diálogo é muito importante para entrar em acordo.

Termine as conversas

Quando uma conversa se transformar em uma briga, procure entrar em acordo, não deixe que tudo acabe em uma discussão calorosa. Sem a intenção de achar o culpado, mas na ideia de realmente resolver o problema que estiver em questão.

“Dar fim a uma briga não é vergonha, é honra; só os tolos fazem questão de brigar.” Provérbios 20:3.

Mesmo que não cheguem a uma conclusão definitiva, o ideal é se entender no fim da conversa. Entenda a diferença entre finalizar uma conversa brigando ou finalizar sem chegar a esse ponto, independente de ter tomado uma decisão sobre o assunto em pauta.

Se preciso, espere acalmar os ânimos para tocar no assunto de novo e tente entender o lado do seu cônjuge. É muito difícil considerar o que é melhor para ambos quando não sabemos as necessidades e opiniões do outro.

Lembre-se do seu compromisso

O seu casamento estar em crise não significa que ele acabou, a ideia aqui é te trazer ferramentas para diminuir as brigas e melhorar a convivência. Precisamos sempre lembrar do compromisso feito diante de Deus para que a união dure até que a morte nos separe.

“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”. Mateus 19:6.

Nesse período juntos, somos uma só carne com o nosso cônjuge e precisamos trabalhar para conservar amor, respeito, carinho e muito mais. Por isso viva um dia de cada vez, lutando pelo casamento em cada oportunidade e aprendendo a aplicar a palavra de Deus na sua rotina.

Não é uma tarefa fácil, mas encontramos no relacionamento com Deus a força e a sabedoria que precisamos para ter esse amadurecimento. Não espere o primeiro passo, seja você o parceiro que vai começar a melhorar seu relacionamento.

Aproveite as dicas e aplique no seu casamento em crise para alcançar o que Deus quer falar com você. É preciso se dedicar para que o relacionamento melhore, dê esse passo e veja também como a sua influência positiva pode trazer bons frutos.

Se essa palavra tocou seu coração, leia mais textos inspiradores e edificantes em nosso blog!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: