O WDJD deve ser seguido?

Muitas pessoas ficam confusas quando falamos sobre o movimento WDJD, pensando se é algo que deva ser seguido. Entenda do que se trata nesta publicação.

seguido 1024x512 - O WDJD deve ser seguido?

A sigla WDJD pode ser um tanto estranha à primeira vista e te deixar confuso. Mas não precisa se preocupar, trata-se de um movimento cristão. Por outro lado, permanece o questionamento se o WDJD deve ser seguido. Primeiramente, é claro você deve entender o que isso significa para depois chegar a uma conclusão.

Afinal, a palavra nos orienta a analisar os conhecimentos e reter aquilo que é bom. Portanto, aprenda sobre o conceito e sua origem. Depois disso vamos conversar sobre o assunto e você vai decidir sobre seguir ou não esse movimento representado pela sigla WDJD.

“Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.” 1 Tessalonicenses 5:21,22

O que é o WDJD?

O WDJD é um movimento que surgiu após outro movimento, intitulado WWJD. O primeiro movimento veio a partir da reflexão de um livro, sobre questionarmos o que Jesus faria nas situações para agirmos melhor, o WWJD, ou ainda “O que Jesus faria?” (What wold Jesus do?).

Já o segundo diz respeito a outra pergunta também muito importante, que é “O que Jesus fez?” (What did Jesus do?). A primeira frase se tornou popular depois de alguns jovens norte-americanos gravarem em pulseiras, fazendo com que muitas pessoas entendessem o conceito.

Por outro lado, a reflexão trouxe consigo outra demanda, a de primeiro conhecer o que Jesus fez para que depois pudéssemos pensar sobre o que ele faria. São perguntas interessantes para a caminhada cristã, sendo o conhecimento sobre a pessoa de Jesus e suas ações enquanto nosso Salvador o principal.

Como funciona esse movimento?

O movimento tem apenas a intenção de influenciar o pensamento das pessoas, levar todos a refletirem sobre a sua caminhada cristã. Foi por isso que o livro que deu origem a essa famosa pergunta ficou tão popular, sendo traduzido e se transformando até em filmes.

Dessa forma, não é um movimento no sentido de criar um comportamento a ser seguido, mas de incentivar um tipo de reflexão. Precisamos entender os motivos para os quais o autor da pergunta trouxe à tona essa ideia, para refletirmos como ele também o fez.

O nosso comportamento permanece guiado pelas escrituras, porque a nossa maior influência é o próprio Cristo. Não podemos procurar exemplo em comportamentos humanos, porque todos somos pecadores e a decepção pode facilmente surgir.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23

O WDJD deve ser seguido?

Primeiramente, precisamos deixar reforçada a ideia de que, enquanto cristãos, precisamos seguir a Cristo e isso basta. Os movimentos ligados a reflexões, como o WDJD, ou ainda, pessoas influentes no meio, são apenas fontes para aumentarmos nosso repertório, o nosso conhecimento sobre a nossa fé.

Portanto, nada disso deve ser seguido, no real sentido da palavra, apenas fazer parte de nossa construção de entendimento. Você precisa priorizar a sabedoria encontrada na Bíblia, que é a palavra de Deus, como sua maior fonte sobre nossa salvação.

Dessa forma, apenas aproveite ideias que estejam de acordo com os ensinamentos divinos, selecionando o que pode colocar em prática na caminhada cristã. Com isso, tenha sempre busca pela sabedoria e discernimento para que jamais caia em ensinos que não sejam de acordo com o que diz as escrituras.

Siga a Jesus e seu exemplo

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” 1 João 2:6

A bíblia é o nosso manual de fé e prática cristã, a fonte de tudo o que podemos saber sobre Deus e o seu plano de salvação, o qual acontece por meio do sacrifício de Cristo. Assim temos uma série de histórias de homens e mulheres que viveram experiências com Deus.

Muitas ações dessas pessoas mostram, por meio das escrituras, seus erros e acertos, trazendo um imenso aprendizado para nós. Os patriarcas, as promessas do Senhor sendo experimentadas, os milagres, a fidelidade de Deus etc. Temos tudo isso ao nosso dispor, histórias dos patriarcas, de profetas, reis, todos na palavra.

E acima disso tudo está Cristo, o nosso maior exemplo, porque é filho do Deus vivo, passou pela terra como homem e não cometeu nenhum pecado. Jesus concretizou o plano de salvação ao se entregar como um sacrifício pelo perdão dos nossos pecados.

Encontramos nova vida por meio de Cristo, obtemos salvação e a chance de sermos melhores por meio da palavra de Deus. Quem passa pela conversão vive como uma consequência à frase “O que Jesus fez?”, esse conceito é algo natural, surge pelo processo de conversão e entendimento sobre as escrituras.

Invista em um caráter cristão

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:22-25

Quando experimentamos o amor de Deus e realmente nos convertemos a Cristo como nosso único salvador, temos a chance de transformar nosso caráter. Não mais vivemos escravos do pecado, mas obtemos a oportunidade para construção de um caráter cristão.

Se conhecemos a Cristo e nos convertemos a ele, experimentando essa mudança de vida, as duas frases dos movimentos citados acontecem naturalmente. Passamos a considerar o que Jesus fez e agir como ele gostaria que agíssemos no dia a dia.

É possível ser transformado e se tornar vitorioso contra o pecado, dominando o que antes nos dominava. Apenas por meio da comunhão com Deus obtemos esse resultado, seguindo a Jesus e investindo em um caráter verdadeiramente cristão.

Não devemos seguir nenhum movimento que não seja a própria palavra do Senhor, ligados a tudo o que Deus revelou em sua palavra, inclusive os ensinamentos de Jesus. Sobre o movimento WDJD, não há problema nenhum refletirmos sobre questões importantes para a nossa fé.

É necessário conhecer a Jesus, saber o que ele fez, sobretudo para os que o aceitam como salvador. Mas precisamos ter muita atenção para qualquer tipo de movimento, a fim de analisar com sabedoria e reter aquilo que é bom.

Leia mais conteúdos como este acessando outros artigos e siga as nossas redes sociais!

Leia mais…

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: