Deus está no controle: você acredita nisso?

Quando nos sentimos perdidos é importante lembrar que Deus está no controle de tudo em nossas vidas e que Sua vontade para nós é sempre agradável. Você acredita nisso? A seguir, lembre-se das razões para acreditar.

maos de Deus no ceu - Deus está no controle: você acredita nisso?
Deus está no controle: você acredita nisso?

Quantas vezes escutamos essa frase em meio às situações difíceis da vida e, até nós mesmos, ficamos repetindo-a na tentativa de consolar o nosso coração de que tudo vai ficar bem?! 

Mas você acredita mesmo que Deus está no controle? Até que ponto essa frase é uma verdade para você? Se ainda não é, você sabe como fazer para acreditar no controle de Deus sobre todas as coisas?

Confiar na soberania de Deus é um ato de fé e total abandono que somente acontece quando vivemos uma experiência pessoal com o seu amor. 

Muitas pessoas dizem que amam a Deus e que o conhecem, no entanto continuam vivendo sem permitir que Ele conduza as suas vidas. Cada um age conforme acha que deve ou lhes parece conveniente.

O Senhorio de Jesus se apresenta para mim e para você diariamente, tentando conquistar o nosso coração para uma vida nova e orientada por sua Palavra. O que você ainda está esperando para aceitá-lo como o único e verdadeiro Senhor da sua história?

O primeiro passo para acreditar que Deus está no controle de todas as coisas é abrir o coração e acolher a sua Palavra.

Como está a terra do seu coração?

Ao iniciar a sua vida pública, Jesus pôs-se a anunciar a sua Palavra e ela foi a isca infalível para atrair os corações dos primeiros discípulos. Pense que à margem do lago de Genesaré (cf. Lc 5, 1-11), Simão Pedro ouvia, pela primeira vez, o Senhor falar e a força de suas palavras era tamanha que não houve como desobedecer quando Jesus disse: 

“Faze-te ao largo; lançai vossas redes para pesca”.

A verdade era que aqueles homens haviam tentado a noite inteira e nada conseguiram pescar (cf. Lc 5, 5), mas o Senhor tinha o controle da situação e sabia exatamente onde a rede deveria ser lançada para que os peixes fossem encontrados.

Parecia impossível, depois de uma noite de vãs tentativas, mas aqueles homens abriram o coração para acolher a Palavra do Senhor e lançaram as redes, conforme Jesus lhes ordenara.

O passo de fé foi dado, mediante a Palavra semeada nos corações e “apanharam tamanha quantidade de peixes que suas redes se rompiam.” (Lc 5, 6).

Deus estava no controle, mas a falta de abertura à sua Palavra impedia que aqueles pescadores enxergassem isso. No momento que o coração se abriu para acolher a voz de Jesus, também se abriu o olhar da confiança e o abandono na condução do Senhor.

“Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará” (Isaías 14, 24).

Deus permanece no controle, mesmo nas provações

Com o coração aberto a Palavra, somos então conduzidos a uma experiência profunda com o Amor do Pai. É exatamente esse Amor incomparável que nos fará crer plenamente que Deus está no controle de todas as coisas. De que forma? Olhemos para vida de Jó…

Jó foi um homem de fé, íntegro e fiel a Deus, mesmo enfrentando as mais difíceis provações. Ele tinha tudo e Satanás decidiu testar a sua fidelidade ao Senhor.

Satanás sabia que Deus protegia Jó e tinha o controle sobre a sua vida e bens, então pediu permissão para prová-lo, no entanto o consentimento do Senhor estabeleceu limites às ações de Satanás, que poderia ter acesso a todos os bens de Jó, mas não conseguiria tocar na vida daquele servo fiel (cf. Jó 1, 12).

Deus estava no controle, mesmo quando Satanás testou a fé de Jó, fazendo-o perder todos os seus bens materiais e até a sua família. O Senhor se manteve no cuidado com o que havia de mais precioso que era a vida daquele servo e ele não deixou de confiar em Deus.

Satanás não pode ir além do que Deus havia permitido, pois Ele estava no controle e, no fim das contas, o Senhor “abençoou a vida de Jó mais do que no princípio” (Jó, 42, 12).

Alimentando a confiança em Deus

Perceber o controle de Deus sobre todas as coisas através dos exemplos na vida dos discípulos ou na história de grandes homens de fé como foi Jó, pode parecer difícil para nós, no entanto a graça de Deus contribui para que alimentemos essa confiança no Senhor.

Ao mergulhar na experiência de intimidade com a Palavra do Senhor, você se dará conta de que os planos de Deus se concretizaram exatamente como Ele determinou, desde sempre.

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Mt 24, 35)

Nenhuma ação humana foi capaz de atrapalhar o projeto de Deus, assim como não conseguirá na sua vida hoje.

O Senhor nos concedeu o livre arbítrio e podemos decidir entre fazer ou não a sua vontade, no entanto, se a sua decisão for confiar em Deus e permitir que Ele conduza a sua vida, nada será capaz de mudar o que Ele planejou para a sua história.

Só confia quem conhece

Você já confiou em alguém sem aproximar-se da pessoa? É difícil que exista uma relação de confiança sem que haja um conhecimento prévio, não é mesmo?

Por isso, como você deseja confiar que Deus está no controle de todas as coisas sem que você procure conhecê-lo profundamente através da sua Palavra, da oração pessoal diária, das experiências de fé no seu cotidiano?

Conhecer a Deus é fácil, basta que abramos o nosso coração e o busquemos com a nossa vida. 

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55, 6).

Como todo relacionamento, será preciso um esforço cotidiano para alimentar essa confiança, à medida que se conhece o Amor de Deus, mais se torna natural desejar retribuí-lo e acreditar plenamente nele.

Ser amigo(a) do Deus que tem o controle de todas as coisas dá garantias que nenhuma outra amizade ou relação te trará: 

“No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo!” (João 16, 33)

Em que outro relacionamento você terá a certeza de que não vai se decepcionar? Deus permanece ao seu lado na dor, na perda, na angústia, nas provações, e quem abre o coração para conhecê-lo e acolher a sua Palavra, passa a entender que verdadeiramente Ele está no controle de tudo, pois Ele já venceu o mundo e todas as suas maldades.

Nada mais pode ser maior do que a sua Soberania!

Está reflexão ajudou você? Siga-nos em nossas redes sociais para continuar sendo impactado pelo Amor de Deus!

Recomendamos para você:

Se gostou dessa mensagem te convido a compartilhar nas redes sociais, siga-nos no Facebook e receba mais mensagens edificantes para tua vida e deixe o seu precioso comentário logo abaixo dessa mensagem.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

7 Comentários:

  • Muito bom ouvir a palavra de Deus me sinto bem amém

  • Espetacular mensagem de força e fé.

  • Oh glória a Deus 🙌 Amém 🙏🏻

  • Deus me proteija do inimigo e das siladas ,,,,,,, e a minha vida seija eluminada com a sua luz …… amem .

  • Minha vida nas mãos de Deus está em nome de Jesus cristo de Nazaré msm diante das tribulações…

  • Que mensagem maravilhosa!. A palavra de Deus toca-nos sempre porque ela é viva ela tem vida em si. Em varias vezes eu me via em uma situação que pensava!!. Deus me abandonou na minha ignorância, mais depois tudo faria sentido.

    Aleluia, Glórias a Deus.

  • Que mensagem maravilhosa!. A palavra de Deus toca-nos sempre porque ela é viva ela tem vida em si. Em varias vezes eu me via em uma situação que pensava!!. Deus me abandonou na minha ignorância, mais depois tudo faria sentido.

    Aleluia,

Deixe seu comentário: