Pecado contra o Espírito Santo: o que isso significa?

O pecado contra o Espírito Santo é um dos mais graves. Ele é imperdoável aos olhos de Nosso Senhor. Leia para entender melhor o seu significado.

espirito santo aqui - Pecado contra o Espírito Santo: o que isso significa?
Pecado contra o Espírito Santo: o que isso significa?

Nós, seres humanos, não somos perfeitos. Por isso, o pecado está presente em nossas vidas. Entretanto, os ensinamentos de Jesus e da Bíblia podem apontar o caminho certo para uma vida de virtudes. Diversos são os pecados que podem ser cometidos pelo homem. Mas o pior de todos é o pecado contra o Espírito Santo.

Justamente por ser tido como o pior tipo de pecado e, por isso mesmo, imperdoável aos olhos de Deus, muitas pessoas se perguntam se já cometeram esse erro e se conseguirão o perdão de Nosso Senhor.

Antes de responder a essa pergunta precisamos entender melhor o significado do pecado contra o Espírito Santo.

Pecado contra o Espírito Santo: o que dizem as escrituras

Há diversas passagens nas escrituras que falam sobre o pecado contra o Espírito Santo através de parábolas e das histórias da vida de Jesus. 

Entretanto, o evangelho de Mateus nos oferece uma definição mais clara do que seria o pecado contra o Espírito Santo. Em Mateus 12: 31 – 32, podemos ler:

“Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir.”

Dessa forma, podemos dizer que quem blasfemou contra Cristo, Deus ou o Espírito Santo cometeu um pecado seríssimo aos olhos do Senhor. Por isso, não será perdoado.

Entretanto, essa explicação é muito simples e pode causar ainda mais confusão. Usarei o exemplo dos fariseus para explicar melhor.

Fariseus e o pecado contra o Espírito Santo

Ainda nos escritos de Mateus, encontramos uma passagem onde Jesus curou um homem possuído por demônios, cego e mudo. (Mateus 12: 22 – 24)

Enquanto a multidão admirava os feitos de Cristo, os fariseus afirmavam que o poder de Jesus de expulsar os demônios vinha de Belzebu e não de Deus.

“Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios” (Mateus 12: 24)

Os fariseus dessa história estão cometendo um pecado contra o Espírito Santo. Não porque maldisseram Jesus, mas porque não aceitaram a salvação das suas palavras.

Assim, quem comete o pecado contra o Espírito Santo é aquele que não sabe reconhecer os próprios erros e que não aceita Jesus como o Salvador do mundo.

Como saber se cometi um pecado contra o Espírito Santo?

Se você está preocupado por ter, possivelmente, cometido um pecado contra o Espírito Santo, se acalme. Só o fato de ficar preocupado e reconhecer os seus erros já mostra a sua inocência.

Aqueles que creem em Cristo e reconhecem seus pecados não têm a capacidade de cometer um pecado contra o Espírito Santo.

Visite o blog para encontrar mais textos sobre as escrituras e os ensinamentos de Jesus.

Veja mensagens abençoadas para você:

Siga-nos nas redes sociais.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: