“Tomar a cruz e seguir a Jesus” é uma expressão comum no Cristianismo que se refere ao ato de renunciar a si mesmo e estar disposto a sofrer e enfrentar dificuldades em nome da fé e do seguimento de Jesus Cristo, assim como Ele sofreu na cruz.
É uma metáfora para o compromisso total com a vida cristã e com a vontade de Deus, independente das circunstâncias e do custo pessoal.
Continue a leitura deste texto e entenda:
Como renunciar nossa própria vontade para seguir a Cristo?
Em geral, renunciar a nossa própria vontade para seguir a Cristo envolve um compromisso pessoal e contínuo de escolher a vontade de Deus acima da nossa.
Logo, podemos enumerar algumas maneiras eficientes para fazer isso. Veja abaixo quais são elas:
1. Ler a bíblia e buscar compreensão
Antes de tudo, ler a Bíblia e buscar compreender a vontade de Deus para nossas vidas, de modo que possamos seguir seus ensinamentos e direção.
Com isso, podemos notar essa importância no livro de Romanos 15:4: “Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança”.
2. Orar e pedir ajuda a Cristo
Em suma, orar regularmente e pedir a Deus que nos ajude a discernir sua vontade e a ter força e coragem para segui-la. No livro de Filipenses, capítulo 4 e versículos 6 e 7, dizem o seguinte:
“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”
3. Comungar
Estar em comunhão com outros cristãos e buscar apoio e encorajamento de outros que também estão comprometidos em seguir a Cristo. E isso podemos encontrar inúmeros capítulos na bíblia.
Entre eles, temos o livro de Colossenses 3:16, que menciona: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.”
Submeter-se a Deus e ser humilde
Ser humilde e submisso a Deus, reconhecendo que a nossa vontade nem sempre está em linha com a vontade de Deus.
Podemos encontrar esse contexto no livro de Romanos, no capítulo 12, versículos 1 e 2: “Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
5. Tomar decisões que nos tirem (espiritualmente) da zona de conforto
Tomar decisões que honrem a Deus e reflitam a nossa fé, mesmo que isso signifique enfrentar desafios ou dificuldades pessoais.
Podemos encontrar essa reflexão e decisão de honrar a Deus em inúmeros versículos, como é o caso do livro de Salmos, no versículo 77, versículos 11 e 12: “Recordarei as obras do Senhor; recordarei os teus antigos feitos. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei os teus feitos”.
Além disso, podemos citar outro versículo importante. Veja: “Medita sobre estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.
Esse trecho encontra-se no livro de 1 Timóteo, no capítulo 4 e versículos 15 e 16.
A importância do Livro de Mateus 16:14
Em suma, O livro de Mateus 16:24 é um dos versículos bíblicos mais importantes para os cristãos, pois ele nos chama a seguir Jesus e negar a nós mesmos:
“Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Este versículo nos ensina a importância de renunciar nossa vontade e nossos desejos egoístas para seguir a vontade de Deus, seguindo o exemplo de Jesus. Tomar a cruz significa carregar as dificuldades e desafios da vida com paciência e perseverança, em obediência a Deus.
Além disso, o capítulo 16 de Mateus também nos desafia a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus e a colocar a nossa fé em prática. Ser discípulo de Jesus exige um compromisso total com ele e com a sua missão.
Em resumo, a importância do livro de Mateus 16:24 é que ele nos chama a seguir a Jesus, renunciar a nós mesmos e carregar a nossa cruz diariamente.
Ele nos lembra que ser um discípulo de Jesus exige um compromisso total com ele e com a sua vontade, e que essa é a única maneira de viver uma vida verdadeiramente significativa e plena em Deus.
Por que devemos renunciar nossa vontade e seguir os mandamentos de Cristo?
Em resumo, a decisão de renunciar às nossas vontades e seguir os mandamentos de Cristo é baseada na crença de que seus mandamentos nos levam a uma vida mais significativa e satisfatória, tanto nesta quanto na vida após a morte.
Seguindo os ensinamentos de Cristo, somos capazes de alcançar a paz interior, a felicidade e a salvação eterna. Além disso, a renúncia de nossas próprias vontades pode nos ajudar a crescer em humildade, paciência e amor pelo próximo, fortalecendo assim nossos relacionamentos e nossa conexão com Deus.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe a importância da renúncia pessoal em prol de um relacionamento ainda mais duradouro com Cristo, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Continue navegando pelo nosso blog e leia os demais conteúdos relacionados.
Leia mais:
- Vingança O Que Deus Diz Sobre se vingar Com as Próprias Mãos
- 15 versículos que ajudam a tomar decisões
- História da cruz: antes símbolo de humilhação, agora de vitória!
- Deus nunca dá uma cruz maior que você possa carregar
- Viver com Deus!
- Siga-nos no Facebook
Jesus te ama muito!
1 comentário:
Assim Seja 🙌 Amém 🙏🏻