“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor” (Romanos 12:19)
Precisamos estar sempre em espirito e fé em Deus para praticar os ensinamentos de Deus, pois é algo muito difícil, principalmente quando estamos no calor das emoções.
Não se anime com a dor dos outros. Não se deixe exaltar pelo sofrimento de seu inimigo. A Bíblia diz:
“Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração; para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira”
Provérbios 24:17-18
O trabalho do Espírito de Deus é moldar nosso caráter, é transformar nossas atitudes de dentro para fora, nada superficial vem de Deus, portanto ou você muda sua visão do mundo e das pessoas, ou ainda está dando muito trabalho ao Espírito Santo e isso atrasa tudo em sua vida espiritual, com direito a consequências práticas destruidoras.
O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti. Como diz o provérbio antigo: ‘Dos ímpios vêm coisas ímpias’; por isso, não levantarei minha mão contra ti. (1 Samuel 24:12-13)
Veja mais o que Deus fala sobre Vingança
A Bíblia é muito clara em relação à vingança: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.”
Romanos 12:19
Deus nos proíbe de querer nos vingar de quem nos fez mal. Pois sua promessa é de solucionar este caso em nosso lugar: “eu recompensarei, diz o Senhor”.
Não podemos remoer em mágoas e raiva, pois isso interfere nossa harmonia com vida em Deus e com os outros. Aquele que se vinga com as próprias mãos pode acabar se prejudicando, sendo preso, ou punido de alguma forma, isso pode até chegar a destruir sua família, e sua vida com amigos. Isso é uma regra!
Jesus nos ordena a caminhar contra o pensamento de vingança:
“Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.”
1 Pedro 3:9
Precisamos negar isso
Não só precisamos negar a vingança, como o Senhor nos manda bendizer (abençoar) os que nos causaram algum mal.
Quando não respondemos uma ofensa não estamos sendo covardes, e sim servos de Deus conscientes de nosso papel neste mundo. Sabemos que não são todos que pensam desta forma. E não vamos ser julgados pelos outros, vamos ser recompensados pelo nosso Deus. A vingança não é de Deus, mas a justiça sim!
A Bíblia não diz que aquele que nos feriu não ficará impune. Na verdade, Deus, e somente Deus, é dono do papel de justiceiro. É claro que como em tudo na Bíblia é preciso fé para respirar fundo e deixar Deus agir. Portanto não duvide, Ele cumprirá. Deus cita esse fato em diversas passagens bíblicas:
“Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”
Levítico 19:18
Toda pessoa que entende que Deus é o seu juiz tem o conhecimento de não tomar vingança para si. Essa pessoa compreende que, se em algum momento foi vítima de injustiça, e se alguém deve tomar vingança, não pode ser ela mesma, e sim o seu Juiz Deus. O que devemos fazer é tirar de campo nossa raiva e ira, e deixar Deus agir. É importante mencionar que a ira dos homens não produz a justiça de Deus (Tg. 1:20), mas a ira de Deus consiste em sua ação promovendo justiça: “a ira de Deus se manifesta nos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens” (Rm. 1:18)
Precisamos da Misericórdia de Deus
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc. 23:34). E o mandamento que Dele temos recebido é: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” (Mt. 5:44,45)
Apenas Deus é perfeitamente justo. Ele sabe o que cada pessoa merece e só ele pode executar uma vingança justa. Deus traz o castigo certo no tempo certo. Mas ele também é misericordioso. Deus perdoa quem se arrepende e aceita Jesus como seu salvador, salvando-o do castigo eterno.
Devemos deixar a vingança nas mãos de Deus. Precisamos aprender a perdoar e a retribuir o mal com o bem. Fazer o bem e trazer vidas para Jesus é uma vingança que dá verdadeira satisfação.
DEUS É JUSTO!!
Jesus cumpriu toda a justiça. Foi justo em toda a sua vida e ministério aqui na terra, sem nunca ter pecado. Através Dele Deus revelou a sua vontade para os seres humanos. A sua vida dividiu a história da humanidade, sendo Ele o maior exemplo e a perfeita justiça que os homens almejavam. Graças a Ele todos podem ter acesso à justiça de Deus, conhecendo-a através da Bíblia e da vida de Jesus Cristo.
Quando o homem crê em Jesus, é justificado pela fé. Porém, quando descumpre a Sua vontade e rejeita Deus, age como injusto e desobediente. Essa injustiça (falha, transgressão, maldade, erro, corrupção) também é chamada de pecado na Bíblia (1 João 5:17). O pecado presente na humanidade torna a nossa justiça falha e limitada (Isaías 64:6). Por isso todas as pessoas precisam de um recurso fora de sim mesmos para se aproximarem de Deus.
CLIQUE AQUI Para saber como compreender e seguir a palavra de Deus e conheça o curso de Teologia OnLine.
Receba mensagens de Deus por e-mail, então clique aqui e inscreva-se.
1 comentário:
Amém