Oração para evitar o divorcio

Se você está casado e deseja que Deus mantenha seu casamento estável e alicerçado na rocha, temos uma oração especial que pode fazer parte do seu dia a dia.

divorcio - Oração para evitar o divorcio
Oração para evitar o divorcio

Para muitos, o casamento é sagrado, para outros, trata-se de uma instituição falida, mas o fato é que o matrimônio é algo que Deus aprova, afinal, estamos falando da formação de uma família, de uma união baseada no amor, ou pelo menos essa seria a ideia.

Infelizmente, o cenário atual nos mostra que muitos casamentos não têm resistido às adversidades e circunstâncias diversas que surgem no meio da jornada e essa realidade é cada vez mais gritante. 

De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil, que reúne os tabelionatos de notas do país, somente em 2021, 80.573 casais entraram com pedido de divórcio nos cartórios do Brasil durante todo o ano, o que representa uma alta de 4% se comparado a 2020, quando o número apresentado foi 77.571. Nos anos anteriores, desde que os processos passaram a ser contabilizados, o número de divórcios sempre foi menor.

O divórcio não costuma ser a solução

Os motivos que levam os casais a decidirem se separar são diversos: traição, problemas financeiros, incompatibilidade de gênios, dificuldade na convivência conjugal, entre muitos outros. Muitas vezes, até mesmo uma simples discussão pode levar a uma decisão precipitada que talvez não tenha mais volta.

O grande erro está na ideia de que a separação deve ser a solução para todos os problemas. Partindo do princípio de que muitas pessoas se casam com o pensamento de que se não der certo, basta se separar, podemos entender melhor esse conceito. 

Mas isso não tem nada a ver com o propósito de Deus para nós, como homem e mulher criados para vivermos juntos. Isso fica muito claro no seguinte versículo:

“’Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel, e ‘o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas’, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis”.

Malaquias 2:16

Casar-se já com a ideia de se separar caso algo dê errado, em uma analogia bem básica, é como fazer um investimento financeiro se planejando para a falência. É como se quem pensa assim não fizesse a mínima questão de se esforçar para fazer com que os votos de “até que a morte nos separe” sejam para valer.

Nesse sentido, vemos que os motivos que levam ao fim de um casamento apesar de muitas vezes serem sérios, em outros casos podem ser insignificantes, uma vez que a sociedade moderna apresenta o divórcio como uma solução simples e acessível para todos.

Mas não é assim que Deus quer que ajamos, Ele instituiu o casamento para que ele seja permanente, ainda que muitas dificuldades apareçam no meio do caminho.

A convivência a dois não é fácil, mas com muita paciência, cumplicidade, amor e persistência, casamentos bem alicerçados e abençoados por Deus podem sim durar para sempre.

Há muitos motivos para lutar pelo casamento

Independentemente de o casal ter filhos ou não, a separação é sempre um processo doloroso, no entanto, quando os dois já constituem uma família com filhos, a situação se torna ainda mais delicada e o sofrimento acaba atingindo principalmente os filhos.

Esse é mais um motivo para investir na duração de um casamento, já que o divórcio pode representar a ruína de uma família e a infelicidade dos filhos. Não é que um casal deve se manter casado somente para agradar os filhos, mas o fato é que eles são um dos grandes motivos para que ambos, marido e mulher, lutem pela sua união.

Mas acima de tudo, acreditar no amor e se sacrificar por ele é uma atitude sublime que deve ser considerada por todas as pessoas que em um momento da vida decidiram dizer “sim” para a vida a dois.

Quando Deus aprova a separação?

Quando o casamento não é saudável, foi realizado à força ou, ainda, está em ciclos de violência física e psicológica, é preciso pedir a Deus forças para encerrá-lo. Acima de tudo, Deus valoriza a vida saudável e a manutenção da mesma. 

Muitas vezes pode ser dolorosa a separação, mas morrer por um relacionamento caótico pode ser mais danoso ainda. Se submeter a violência pode ser entendido aos olhos de Deus como suicídio. Por isso, é importante avaliar a situação com cautela e também pedir apoio psicológico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou apoio moral/aconselhamento em sua igreja. 

Orar por seu casamento, nesses casos, pode trazer a cura: seja melhorando a relação ou, ainda, Deus pode interceder pelo seu livramento. 

Ore por seu casamento

Se você está casado e está passando por alguma dificuldade no casamento, ou mesmo se está tudo bem com sua união, mas você deseja que Deus mantenha seu casamento estável e alicerçado na rocha, temos uma oração especial que pode fazer parte do seu dia a dia. Ore dessa forma:

Senhor Deus, eu acredito que o meu casamento foi idealizado por Ti antes mesmo de ser um desejo meu e do meu parceiro (a), por esse motivo eu peço que o Senhor abençoe nossa união e nos livre das intenções de divórcio, se for Tua Vontade. 

Não permita que assim como acontece com tantos casais, o divórcio faça parte da minha história, pois eu sei que o Senhor odeia o divórcio. Ajude-nos como casal a enfrentar as dificuldades, superar nossas diferenças e permitir que o amor vença.

Ainda que alguns conflitos conjugais surjam, que possamos ter discernimento e conduzir tudo com maturidade até que os problemas se resolvam. Dá-nos sabedoria para saber lidar com as diferenças que muitas vezes se tornam motivo de desentendimentos e nos ajude a entender melhor um ao outro.

Que o amor que nos uniu, o qual acredito ter vindo de Ti, Senhor, possa ser forte o suficiente para fazer-nos vencer todas as adversidades. Que esse amor esteja sempre vivo em nosso relacionamento e seja a base da nossa união sempre. Não deixe que ele seja frágil a ponto de se abalar com a rotina ou os problemas que naturalmente surgem.

Não permita que as pressões da sociedade nos influenciem a tomar decisões erradas, já que para muitos o divórcio é a melhor escolha. Sabemos que o melhor é lutar pelo amor!

Nos ajude a evitar proferir palavras duras demais um contra o outro e fazer com que feridas muito dolorosas acabem sendo abertas.

Eu consagro a Ti o meu casamento e declaro que ele será permanente, assim como o Senhor sempre desejou que fosse. Declaro ainda que minha família não será abalada por qualquer circunstância e que diante de cada dificuldade o Senhor nos guiará e nos levará a melhor solução.

Obrigada, Senhor, pelo meu casamento e porque tenho certeza que o Senhor cuidará para que ele seja duradouro e feliz. Consagro ao Senhor toda nossa rotina, todos os nossos dias, e principalmente, o amor que nos uniu. 

Se essa palavra tocou seu coração, leia mais textos inspiradores e edificantes.

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: