O que significa que o Reino de Deus está dentro de nós?

Não é sobre ir à igreja, não é sobre fazer parte de uma religião específica. Jesus nos ensinou que o Reino de Deus está dentro de nós. Mas que reino é esse e o que isso significa? Veja a palavra do Senhor para a sua vida.

reino 1 - O que significa que o Reino de Deus está dentro de nós?
O que significa que o Reino de Deus está dentro de nós?

Há duas interpretações possíveis: a primeira diz que Jesus tinha feito uma referência a ele mesmo, o Reino de Deus, andando entre os fariseus. A segunda, à qual nos inclinamos, é a interpretação segundo a qual cada um de nós pode mudar por dentro, seguir as lições de Cristo e contribuir para um mundo melhor. 

A verdade é que o Reino de Deus é bem diferente do que de modo geral compreendemos por reino. Não é um reino físico, com um rei ou um imperador. O reino de Deus é a governança de Deus sobre todas as coisas. E esse reino acontece quando nos transformamos internamente para moldar o mundo à nossa volta.”>

No Evangelho de Lucas, capítulo 17, Jesus foi interrogado por fariseus sobre a chegada do reino de Deus. Que reino era esse de que tanto Jesus falava? Onde ele estaria?

“E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós”.

Lucas 17:20,21 

Bem, se a pergunta tivesse partido de algum discípulo ou seguidor de Cristo, talvez a resposta fizesse um pouco mais de sentido para nós. Mas o que desperta a curiosidade é que, naquele momento, Jesus falava com os fariseus.

O que ele quis dizer com a expressão “o reino de Deus está entre vós”? Há duas interpretações possíveis, por conta de uma questão de tradução.

Alguns intérpretes dizem que a verdadeira frase seria “o reino de Deus está no meio de vós”.

Nesse caso, Jesus não estaria necessariamente dizendo que o Reino de Deus estava no coração dos fariseus, mas sim entre eles. E, sendo o próprio Cristo esse reino e andando entre os fariseus, a frase faria bastante sentido.

Uma segunda interpretação, no entanto, diz respeito a um reino interior. O “reino de Deus” diria respeito a um padrão, a uma forma de operar, que acontece no aqui e agora.

Embora não seja externo e visível, embora seja discreto, o reino de Deus acontece aqui, de forma interna e invisível, em cada um de nós.

Transformando-se por dentro para transformar o mundo ao redor

Quando falamos de um reino de Deus interno, dentro de nós, falamos de um Deus que opera dentro de nós, nos transformando de dentro para fora, do interior para o exterior.

Esse poder transformador muda o coração das pessoas e as resgata do pecado.

Ao observarmos os males do mundo à nossa volta, vemos todo tipo de pecado: traição, adultério, violência, corrupção, mentira…

Esses pecados não são do mundo. Eles são nossos. Eles nascem nos nossos corações. Então de que adianta consertar o mundo externo se internamente as pessoas são caídas e corruptas?

De que adiantaria para Jesus, naquele momento em que a pergunta foi feita, consertar Israel sem consertar o coração dos homens?

O poder do reino em ação, portanto, é um poder que transforma a vida das pessoas de dentro para fora. Agora o reino de Deus não é estrondoso e catastrófico. Agora ele está dentro dos homens, dentro de cada um de nós.

Nem aqui, nem ali

O versículo 21 da passagem que estamos estudando diz: “Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós”. Se lembrarmos que Jesus está falando com fariseus nesse momento, como podemos interpretar essa passagem?

O reino de Deus não está nem com os saduceus, nem com os fariseus. Nem com um partido, nem com o outro. Nem com católicos, nem com protestantes. Pois o reino de Deus está dentro de nós ou entre nós.

“Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai”.

João 4:21 

Nessa passagem Bíblica de João, uma mulher disse a Jesus que seus pais sempre adoraram no monte e que ele, Jesus, dizia que deviam orar em Jerusalém. Cristo, no entanto, diz que ela não devia adorar nem no monte, nem em Jerusalém o que, para alguns estudiosos, poderia significar nem com os pentecostais, nem com os tradicionais.

O que Jesus está dizendo nesse momento é que, independentemente de instituições religiosas, a verdadeira adoração acontece em espírito e em verdade, não em templos.

Quantas pessoas que você conhece vão sempre à igreja, mas, no dia a dia, não honram Deus? A verdadeira adoração não é ir na Igreja toda semana. A verdadeira adoração pode acontecer até mesmo sem que você precise sair de casa.

Não importa muito onde o seu corpo está. A adoração acontece em espírito. E isso significa que a adoração não deve ser hipócrita: precisamos ativamente nos esforçar para viver de acordo com as lições e o exemplo de Jesus.

Quando temos uma vida mais correta, mudamos o mundo positivamente.

O que seria esse reino de Deus?

Outra questão importante para compreender essa passagem é entender o que seria o reino de Deus de que tanto Jesus fala.

Na passagem de Lucas, ao ser interrogado sobre quando viria o reino de Deus, Cristo lhes disse que esse reino não viria de forma visível e que estaria, ainda, no meio deles ou dentro deles.

Nossa concepção de reino pode ser bem diferente do que o que Jesus pensa. O reino de Deus vai contra tudo o que entendemos sobre reino, governo ou política.

Foquemos na palavra reino para compreender como ela é empregada na Bíblia. Seu sentido é governo, não domínio de um povo.

O Reino de Deus é o governo Dele sobre todas as coisas. O governo é sua ação, sua governança soberana. Se o propósito de Deus para o mundo é salvar as pessoas para si e renovar o mundo para esse povo, então seu governo implica na salvação das pessoas.

Por isso, o reino de Deus é tratado como boa notícia. Jesus vem ao mundo para estabelecer o governo salvador, primeiro no coração das pessoas, triunfando sobre o pecado, sobre Satanás e sobre a morte. Depois pelo exercício desse reinado, reunindo pessoas que vão viver de acordo com essas lições.

Com isso, o reino é presente e também futuro. O mistério do reino está aqui. 

“E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus”.

Mateus 10:7 

Há quem ache que o reino de Deus é um sistema religioso, uma doutrina. Ele não é nada disso. O Reino de Deus é uma forma de Deus reinar no meio de pessoas, num grupo de irmãos e irmãs, numa família, num grupo de pessoas feitos filhos e filhas de Deus.

O governo de Deus de que Jesus fala é um exemplo de sociedade, um governo que funciona. Não é sobre um supremo líder ou sobre um imperador. É um reino onde os últimos serão os primeiros, onde os humilhados serão exaltados.

Esse reino se manifesta quando nós nos reunimos e somos um. Quando cada um de nós contribui para um mundo melhor. Onde você for, o reino estará com você.

Esse conteúdo te ajudou? Aproveite e curta nossa página no Facebook e nos siga no  Instagram!

Se você quer estudar a bíblia mais profundamente não deixe de fazer de adquirir esse estudo tão abençoado que é o “Como Ler e Entender a Bíblia Mais Facilmente” Clique aqui e saiba mais.

Recomendo para você ler agora:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: