Passagens da bíblia para vencer a luta contra o pecado

O sacrifício de Jesus na cruz limpou nossos pecados, mas, isso não quer dizer que, em nossa natureza humana, não estejamos constantemente expostos à tentação. A Bíblia nos ensina a vigiar sempre e fugir do pecado. A seguir, descubra os melhores versículos que vão te ajudar a vencer essa luta.

lendo - Passagens da bíblia para vencer a luta contra o pecado
Passagens da bíblia para vencer a luta contra o pecado

A sua luta contra o pecado está difícil? As tentações estão te dominando a ponto de te fazer sentir-se preso e incapaz? Você já não sabe mais o que fazer para se livrar desse vício ou situação de queda?

Uma das principais armas na luta contra o mal é a intimidade com a Palavra de Deus. A força dos ensinamentos de Jesus é capaz de nos revestir para vencer o pecado a cada dia da nossa vida.

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6, 17)

É preciso revestir-se da armadura de Deus para resistir ao mal, conforme nos orienta o apóstolo Paulo na carta aos Efésios. Ele ainda diz que a Palavra de Deus é esse capacete da salvação e a espada do Espírito que nos fará capacitados para todo combate.

Mergulhe nas passagens bíblicas que apresentarei aqui e se fortaleça na luta contra o pecado que insiste em atrapalhar a sua vida!

O Pecado

O pecado da desobediência de Adão e Eva colocou toda a humanidade num estado de constante luta contra o mal. Desde então, sabemos que precisaremos estar sempre atentos para combater as tentações que se levantam contra a nossa vida. E são muitas, não é mesmo?

A verdade é que o homem possui uma sede imensa de Deus em seu íntimo e, até que o encontre verdadeiramente, tende a buscar saciar essa necessidade com as propostas do mundo. 

A partir do momento que temos um encontro pessoal e profundo com Jesus Cristo, passamos por um processo de libertação, o seu Sangue nos lava e purifica de todo pecado e é nesse momento que nos damos conta do quanto precisamos caminhar conforme a sua graça e amor.

Entretanto, esse é um processo exigente, pois até o fim da vida estaremos em constante luta contra as más inclinações da nossa humanidade. Por isso, a Palavra de Deus está repleta de orientações de como podemos vencer a luta contra o pecado.

O próprio Jesus se permitiu ser tentado por satanás para nos mostrar que é possível resistir ao mal através da Palavra de Deus (cf. Lucas 4, 1-13). 

4 dicas para vencer a tentação

Em alguns momentos da vida, e talvez você se sinta assim agora, o pecado parece irresistível. A tentação se apresenta tão forte que parece impossível de ser superada, mas a Palavra nos orienta:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10, 13)

Somente por essa passagem, já dá para saber que você sempre terá uma vantagem sobre o pecado que é a confiança na graça de Deus. 

Ele é fiel e não permite que as provações sejam maiores do que a nossa capacidade de vencê-las. Você é mais forte do que a tentação! Basta que deposite a sua confiança no Senhor.

No entanto, a luta contra o pecado não é mesmo fácil e precisa ser combatida dia após dia com determinação, renúncias e muita fé. Como mais uma ajuda, siga essas 4 dicas para vencer a tentação quando ela se apresentar:

  1. Desvie sua atenção para outra coisa: se o pecado permanecer em sua mente, ele dominará você e essa será uma batalha perdida. Por isso, quando vier o pensamento ou a situação de queda, desvie sua atenção para outra coisa, de modo que aquele pensamento seja substituído e não alimentado. 
  2. Compartilhe a sua luta com um irmão ou diretor espiritual: contar com a ajuda de uma pessoa de confiança e espiritualidade também uma maneira de combater as tentações. A partir do momento que você fala sobre o assunto com alguém que Deus colocou em sua vida para te ajudar, você exerce a humildade para reconhecer que já não consegue vencer sozinho e Deus dá a graça a quem age assim (cf. Tiago 4, 6-7). 
  3. Evite as ocasiões de queda: se você tem consciência da sua vulnerabilidade diante de uma determinada situação de pecado, então você deve evitar o contato com essas ocasiões, pois na luta contra o pecado, vence quem foge dela. É mais fácil permanecer fora das tentações do que tentar sair delas. 
  4. Resistir ao diabo: você não pode esquecer que o diabo conhece a Palavra de Deus melhor do que qualquer um de nós, portanto devemos nos alimentar constantemente desta Palavra que é capaz de vencer as tentações do inimigo. Assim como fez Jesus no deserto, nós também devemos nos utilizar da Palavra para combater as tentações do mal e resistir ao diabo. 

Versículos bíblicos para vencer a luta contra o pecado

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10, 13)

“Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.” (Hebreus 2, 18)

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26, 41)

“Por que estão dormindo? – perguntou-lhes. Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!” (Lucas 22, 46)

“Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!” (Provérbios 1, 10)

“Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja a vida carnal. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito e o que o Espírito deseja é contra a carne” (Gl 5,16-17)

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios 6, 10-11)

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Salmos 119,9)

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4,7)

“Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” (Hebreus 2,14-18)

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4,13)

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Romanos 6,14)

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (1 Pedro 5, 8-9)

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hebreus 4, 16)

Esse conteúdo te ajudou? Leia também: Os principais versículos sobre salvação

Siga-nos em nossas redes sociais e continue sendo orientado pela Palavra de Deus!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: