Curiosidades incríveis sobre a Bíblia

A Bíblia carrega muitos fatos interessantes e curiosos, incríveis para ama a palavra de Deus. Então, se você ama as escrituras e aprender sobre elas, leia essas curiosidades que separamos!

biblia - Curiosidades incríveis sobre a Bíblia
Curiosidades incríveis sobre a Bíblia

Várias curiosidades incríveis estão envolvidas no processo da Bíblia e da sua história. Afinal, é o livro ajuda a trazer a mensagem de salvação para a humanidade, obtida por meio da fé em Cristo. Então, seu impacto no mundo até hoje é imenso.

O resultado disso é um monte de informações muito interessantes sobre as escrituras, o seu processo de tradução e de distribuição pelo mundo. Além de detalhes sobre a própria palavra, que levou um período de 1600 anos para ser toda escrita e que impacta em nossas vidas atualmente.

Por isso trouxe várias curiosidades para que você aprenda ainda mais sobre a palavra de Deus, olha só!

biblia 2 - Curiosidades incríveis sobre a Bíblia
Curiosidades incríveis sobre a Bíblia

A Bíblia é o livro mais vendido no mundo

Quando o assunto é ser um best-seller, ou seja, um livro no top de vendas, a palavra de Deus vai sempre estar em primeiro lugar. E o motivo é esse, ela é o livro mais vendido no mundo todo e suas vendas giram em torno de mais de 3 bilhões de cópias.

O livro mais traduzido até hoje

E se o livro mais vendido no mundo é a Bíblia, ela também é a mais traduzida, a fim de que a palavra chegue até as pessoas em seus respectivos idiomas. Então, há uma estimativa de tradução da palavra de Deus para mais de 3000 idiomas e dialetos.

A Sociedade Bíblica

A seriedade e organização em torno da Bíblia, ajuda a gerar os números que lemos até agora, sendo que cada país tem a sua Sociedade Bíblica. Assim, são organizações responsáveis por realizar essas traduções e fazer a distribuição para as pessoas.

A tradução da palavra Bíblia

Se formos traduzir a palavra Bíblia temos o significado de “livros”, que vem do grego e simboliza o que ela é. Afinal, a que conhecemos hoje é resultado de um conjunto de diversos livros escritos por pessoas usadas para que Deus falasse por meio delas.

3 idiomas compõem a versão original

O Antigo Testamento foi escrito todo em hebraico, já o Novo Testamento foi escrito em grego, mas possui algumas partes em aramaico. Assim, podemos dizer que a Bíblia em sua versão original possui 3 idiomas.

Os números de capítulos e versículos vieram depois

O formato de capítulos e versículos que conhecemos hoje, com numeração para facilitar a leitura e referência, foi criada cerca de 300 anos depois. Após a Bíblia ter a sua primeira versão, um homem chamado Robert Stephanus organizou os textos nessa forma que é relevante até os dias atuais.

Músicos pelo mundo se inspiram na Bíblia

A Bíblia é o livro que mais inspira pessoas a escreverem músicas no mundo, e não falamos apenas sobre conteúdos ligados ao mundo gospel. Bandas como U2, Metallica, artistas como Prince, Bob Dylan, Legião Urbana, entre muitos outros, fizeram músicas com letras de conceitos bíblicos.

Também é o livro mais roubado do mundo

Outro fato curioso é que a Bíblia também se encaixa na categoria de livro mais roubado do mundo. Isso se dá principalmente por conta da cultura de alguns países de deixar disponível para ser usada em cultos ou em hotéis.

Gênesis não é o livro mais antigo

O livro da Bíblia que foi escrito há mais tempo é o livro de Jó, mas como as escrituras não seguem ordem cronológica, ou seja, pelo tempo, Gênesis ficou com o primeiro livro. A organização é feita com base na narrativa e também no estilo literário.

O significado do nome de Adão

O nome de Adão, o primeiro homem criado por Deus, é “o solo”, vem de uma palavra hebraica.

O versículo mais curto

O versículo mais curto da palavra de Deus é “Jesus chorou”, encontrado em João 11.35. No contexto Cristo fica sabendo que seu amado amigo, Lázaro, havia morrido, então chora, após isso, realiza o milagre da ressurreição de seu amigo.

O versículo mais longo

Por outro lado, o versículo mais longo é o Salmo 119, que conta com 176 versículos.

A menor Bíblia do mundo

Foi criada uma Bíblia chamada de nano, ela é minúscula e cabe na ponta de uma caneta, tendo cerca de 1,2 milhão de letras do Antigo Testamento escritas.

A maior Bíblia do mundo

Também temos a versão maior da Bíblia, que possui 180kg e foi escrita à mão na Índia.

3 continentes

As histórias que conhecemos nos versículos bíblicos aconteceram de forma geral em 3 continentes. São eles África, Ásia e Europa.

A última palavra

A última palavra da Bíblia é “Amém”, que você encontrar em Apocalispse 22.21.

A Bíblia tem um dia

Desde 2001 temos comemoração no Brasil do Dia da Bíblia no segundo domingo do mês de dezembro. Mas essa data foi criada na Grã-Bretanha em 1549.

Período Interbíblico

Existe um período de 400 anos entre a profecia de Malaquias, livro localizado no fim do Antigo Testamento, até a chegada da pregação de João Batista, no Novo Testamento. Os estudiosos chamaram esse momento de Período Interbíblico.

A palavra não traz todos os milagres de Jesus

Muitos milagres realizados por Jesus estão escritos nos evangelhos, porém, o Apóstolo João, em João 20.30, relata que muito mais milagres foram feitos, os quais não constam nas escrituras.

“Não temais”

A expressão “Não temais” aparece por 366 vezes na Bíblia, sendo assim, você poderia ler cada um desses textos dividindo por todo o ano e ainda sobraria um para os anos bissextos.

Os livros de um capítulo

Alguns livros da palavra de Deus possuem apenas 1 capítulo, são eles Obadias, Filemon, II João, III João e Judas. Podemos ler rapidamente um livro desses por completo.

Agora você sabe diversas curiosidades incríveis sobre a Bíblia, pode contar para os amigos que ainda não sabem, além de aumentar seu conhecimento. Deus é o autor verdadeiro da Bíblia, mas muitas pessoas estiveram envolvidas no resultado que temos hoje, facilmente acessível.

Afinal, um material tão rico como esse está na palma da sua mão, em um celular, ou facilmente encontrado em lojas espalhadas pelo país. Aproveite também para agradecer essa facilidade de acesso, inclusive de carregar a Bíblia pela rua sem problemas, o que não acontece em todo o mundo.

Se gostou, compartilha e continue lendo outros conteúdos ricos como este em nosso site!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: