O poder da oração para focarmos nas nossas prioridades

Sem o poder da oração, o cristão não é capaz de focar em suas prioridades e ainda corre o risco de esquecer o mais importante: viver na paz e amizade com Deus.

prioridade 1024x512 - O poder da oração para focarmos nas nossas prioridades
O poder da oração para focarmos nas nossas prioridades

Vivemos rodeados de informações das mais diversas naturezas e sobre os mais variados assuntos, somos expostos constantemente a novidades e tentados a viver dispersos e esquecidos das nossas prioridades. No entanto, o cristão é chamado a ser focado e a agir com responsabilidade nas suas obrigações.

Viver como cristão em um mundo cheio de distrações torna-se mais um dos tantos desafios que temos que enfrentar quando queremos tomar a vida com Cristo a sério. Podemos ter a tendência de olhar esse desafio – e todos os outros – apenas como algo pesado, mais um problema com que se deve lidar, no entanto, se olharmos com cuidado, o veremos como uma oportunidade de dar glória a Deus em todo o tempo, justamente na luta por não se deixar vencer pelas distrações que nos cercam.

E já que é necessário ao cristão focar em suas prioridades, sendo a maior delas ser fiel a seu papel de discípulo de Cristo, a oração se torna uma arma poderosa para a luta, pois é por meio dela que mantemos nossa vida e coração unidos ao dele. E é sobre o uso dessa arma que iremos falar. Continue a leitura e saiba como o poder da oração pode fazer você ter foco nas suas prioridades.

A prioridade máxima do cristão deve ser o próprio Cristo

Uma das maiores tentações que o cristão enfrenta nos dias de hoje também é a mais sutil, disfarçada de maior bem: usar a maior parte do seu tempo para focar nos seus próprios interesses. E por que isso seria uma armadilha sutil? Não devemos focar nos nossos interesses?

É claro que devemos focar nos nossos interesses, mas não nos enganemos neste ponto: nossos interesses devem ser orientados para ordenar a nossa vida para que ela seja digna do nome que carregamos, de cristãos. É sem dúvida nenhuma um bem ter foco nas suas prioridades, mas muitas vezes até mesmo esse bem pode se tornar uma distração que nos afasta da maior prioridade que devemos ter: sermos discípulos de Cristo.

Quantas vezes estamos focados justamente na conquista do sustento da família, no cuidado com os filhos, na execução do trabalho? Queremos crescer na vida e somos chamados a isso, mas, quando não fazemos isso unidos ao Senhor de todas as coisas e buscando glorificá-lo com o crescimento de nossa vida, tais desejos e cuidados tornam-se distrações que afastam nosso coração daquele que pode nos dar tudo.

Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração

Em sua pregação, Jesus nos ensina sobre aquilo o que devemos priorizar em nossa vida. No entanto, as palavras ditas por ele, para muitos de nós, podem soar impossíveis de colocar em prática, sobretudo nos nossos dias: 

“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças, nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. (Mateus 6, 19:21)”. 

Essa palavra deveria cair nos nossos corações como uma doce dica de Jesus para encontrarmos a felicidade. É como se ele nos dissesse, “faz de mim o teu tesouro e teu coração estará comigo”. 

Quem poderia se negar a isso? No entanto, quantas vezes nosso coração está em tantas outras coisas que nos esquecemos do que realmente importa.

Diante da necessidade de colocarmos Deus como centro de nossas vidas, o próprio Cristo ensina aos seus discípulos: “buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. (Mateus 6, 33)”. 

E qual a melhor forma de buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar que por meio da oração?

O poder da oração para nos tirar das distrações

Nosso coração pode estar tão imerso nas preocupações da vida que acabamos nos afastando da oração e é justamente isso que nos deixa desarmados na luta pelo foco nos interesses. “Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós. (I São Pedro 5, 7)”. Podemos e devemos confiar a Deus todos as nossas preocupações e interesses, e é pela oração sincera que poderemos fazer isso.

A oração, quando feita com amor e verdade, nos coloca em contato direto com Deus. Por ela colocamos nosso coração junto ao dele e entramos em sua intimidade, ou melhor, permitimos que ele entre na nossa intimidade, veja nossas necessidades e nos conduza para o que é realmente importante.

Quem começa a orar e a se entregar a Deus ganha intimidade com um pai amorosíssimo que não nos deixará faltar nada que nos seja necessário. 

“Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? (Mateus 6, 28:30)”.

O poder da oração para nos libertar das ilusões

A oração nos liberta das ilusões e de estabelecer para nós metas e prioridades baseadas no barulho e sugestões do mundo, e nos ensina, pela intimidade com o Pai, a pautar a nossa vida pelo que ouvimos dele mesmo na oração.

Orar é se abrir à ação de Deus em nossas vidas e deixar que ele nos guie para os caminhos que nos levarão com segurança à realização de nossas metas, aquela que estabelecemos como fruto da nossa união com ele. 

A oração é a chave que nos abre o tesouro de Deus, que é muito mais que riquezas e bens passageiros, é um tesouro que não perece, que dura pela eternidade e, para o cristão, deveria ser a maior meta a ser alcançada.

Você deseja saber como fazer a oração ganhar força em sua vida? Então, acompanhe as mensagens que periodicamente publicamos em nosso site e saiba como orar e conquistas uma vida muito abençoada.

Leia mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • que deus me proteija das siladas do diabo e me ilumine a minha vida amem

Deixe seu comentário: