O que a Bíblia diz sobre humildade?

A humildade é uma virtude citada várias vezes ao longo da Bíblia e considerada essencial para que as pessoas entrem no reino dos céus. Veja a seguir como ela pode ser compreendida.

Humildade 1024x685 - O que a Bíblia diz sobre humildade?
O que a Bíblia diz sobre humildade?

Originada no latim, a palavra humildade significa “o que permanece na terra e não se eleva”. De acordo com o dicionário Houaiss, esta característica mensura a modéstia e a consciência das próprias limitações. Portanto, a virtude está bem distante do que muitas pessoas imaginam.

Isso pode ser observado com mais clareza quando se pensa no significado bíblico da palavra humildade. A característica em questão é algo que Deus espera encontrar na vida de todas as pessoas. Segundo o descrito no versículo 3, capítulo 5 do livro de Mateus, o reino dos céus pertence às pessoas humildes.

Desse modo, a humildade não se reflete em aspectos externos. Trata-se de algo interior e está ligado à trajetória de cada pessoa. Para a Bíblia, quando compreendemos o real sentido da palavra, Deus é capaz de tocar o nosso coração, que está pronto para ouvi-lo.

Veja mais a seguir sobre como a Bíblia define a humildade e compreenda a importância desta virtude.

A humildade e o livro de Provérbios

Além do livro de Mateus, a humildade também é mencionada em Provérbios. O livro em questão é bastante rico em promessas e a humildade se faz presente através do versículo 19, capítulo 16.

No trecho em questão, tem-se a seguinte citação:

“Melhor é ser humildade de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos”.

Desse modo, é possível compreender que a humildade não tem a ver com aspectos físicos. Algumas pessoas ainda associam esta característica ao desleixo e à pobreza, mas, na verdade, trata-se de um sentimento e de uma maneira de conduzir a vida.

Ainda em Provérbios, a humildade é citada no versículo 23,capítulo 19: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá a honra”.

Desse modo, a soberba pode ser compreendida como o oposto da humildade e é algo capaz de levar o homem à ruína, algo que é corroborado no próprio livro de Provérbios, no versículo 12, capítulo 18.

O trecho em questão menciona que antes de passar por este momento de fracasso, o homem se gaba. Logo, para que ele atinja a honra, é preciso agir de forma humilde. Além das citações destacadas, a humildade ainda aparece em outros versículos de Provérbios, citados a seguir.

“O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” (15:33)

“O galardão da humildade, e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida” (22:4)

Diante disso, é possível afirmar que toda a fé é traduzida na graça, sentimento capaz de chegar somente às pessoas humildes. Ele é atingido quando tudo o que uma determinada possui foi conquistado pela vontade divina.

Logo, essas conquistas são recebidas através da graça e somente surgem quando o coração é humilde e reconhece que nada foi conquistado pelos seus méritos, mas sim devido à bondade de Deus.

A humildade e o livro de Isaías

Além de ser citada várias vezes em Provérbios, a humildade também aparece no livro de Isaías, mais precisamente no versículo 66 do capítulo 2:

“Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é esse: o aflito e abatido de espírito que treme na minha palavra”.

A partir deste versículo é possível perceber que o que faz com que Deus olhe por uma determinada pessoa é a sua aflição, que destaca a sua necessidade Dele. Portanto, o Senhor busca se aproximar dos corações mais simples.

Outras citações da humildade no livro de Mateus

O livro de Mateus ainda menciona a humildade em outros trechos além do destacado. Um que merece ser ressaltado é o capítulo 1, versículo 18:

“Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: em verdade vos digo que, se não vos convertedes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.

Desse modo, se torna clara a ideia expressa também em Isaías a respeito da necessidade e da simplicidade de coração serem características fundamentais para a aproximação com Deus através da humildade.

Formas de compreender a humildade de acordo com a Bíblia

Além de todos os livros destacados, a humildade é uma virtude que se faz presente em vários outros trechos da Bíblia. Desse modo, é possível compreendê-la de várias formas distintas. Uma bastante interessante está no livro de Romanos.

No versículo 3 do capítulo 12, existe uma aproximação entre a humildade e o equilíbrio. Portanto, é possível compreender que essa característica está diretamente ligada à compreensão do próprio valor.

Como todos somos criaturas feitas por Deus à sua imagem e semelhança, ele ama a todos exatamente por isso. Logo, tal sentimento não está condicionado à aparência e posses, como muitas vezes os seres humanos tendem a pensar.

A humildade é a capacidade de reconhecer a ação do Senhor na sua vida e a capacidade que ele dá a cada um de realizar os seus planos. Como esta virtude está diretamente associada ao amor, posteriormente em Romanos ela reaparece sob esta ótica.

A ligação entre humildade e amor ao próximo está presente no versículo 16 do capítulo 12. Ele destaca que a humildade pode ser compreendida como igualdade. Diante disso, uma pessoa não deve se sentir superior às demais ou tratar o próximo de formas diferenciadas de acordo com os seus interesses.

É preciso reconhecer que cada pessoa possui o seu valor e os seus méritos individuais. Além disso, outro aspecto muito importante da humildade é a capacidade de se associar com qualquer tipo de pessoa, independente da classe social e de outros fatores normalmente considerados capazes de criar separações.

Por fim, mais uma forma de compreender a humildade na Bíblia está presente em Filipenses, nos versículos de 5 a 7, capítulo 2:

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens”.

Logo, a humildade também está associada à servidão e à capacidade de se doar para os demais.

Gostou do conteúdo e quer encontrar outros similares? Viste o nosso site!

Recomendado para você:

Ajude esse ministério apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais e também te convidamos a nos seguir no Instagram.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: