Você já se sentiu profundamente tentado a fazer algo que, no fundo, sabia que não era correto? Ao pensar sobre isso, deixe a vergonha de lado e reflita nesta questão por alguns minutos. Lembre-se que a tentação está sempre ao nosso redor, afinal, até mesmo Jesus, quando passou pela Terra, sentiu-a ao caminhar pelo deserto. Logo, por qual razão nós, humanos, não a sentiríamos, não é mesmo?
No entanto, como cristãos, temos uma arma excelente a nosso favor: as Escrituras. Nelas, podemos meditar e aprender o que fazer quando sentimos que não temos forças para controlarmos as vontades e desejos que desagradam ao Senhor.
Portanto, se você quer descobrir mais sobre o assunto e aprender sobre o que a Bíblia diz sobre as tentações, continue conosco até o final deste texto.
Afinal, o que encontramos na Palavra de Deus sobre as tentações?
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”
(1 Coríntios 10:13)
Bem, nas Escrituras vemos duas situações distintas em que as pessoas eram “tentadas”: na primeira, a tentação era causada pelo Inimigo, com o objetivo de trazer o indivíduo para o pecado. Na segunda, a tentação era permitida por Deus, para fortalecer e aumentar a fé.
Parece um pouco estranho que o Pai permita esse tipo de situação, não é mesmo? No entanto, vamos observar melhor isso abaixo, analisando o que a Bíblia diz sobre as tentações.
Tentações vindas do Inimigo
A seguir, vamos acompanhar duas passagens bíblicas que falam sobre como Satanás tentava os filhos de Deus para que eles se sentissem falhos e pecadores. Em Lucas 22, versículos 31 e 32, Satanás tentou Pedro:
“E o Senhor disse: Simão, Simão, eis que Satanás te desejou para te peneirar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e quando te converteres, fortalece teus irmãos.”
Satanás ainda tentou Jó, como vemos em Jó 1, versículos do 6 ao 11:
“E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então, o Senhor disse a Satanás: donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: de rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao Senhor, e disse: porventura teme Jó a Deus inutilmente? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.”
E Deus? Já tentou um dos Seus?
Primeiramente, devemos notar que há duas palavras que podem ser associadas nas Escrituras: tentação e provação. Muitas vezes, Deus provou seus filhos para fortalecer sua fé, moldá-los e trazer glória ao Seu nome.
Aliás, a palavra hebraica para “tentar”, no Antigo Testamento, é a mesma para “testar”, no caso “nacah”.
“Para que a prova da vossa fé, sendo muito mais preciosa do que o ouro que perece, ainda que provado pelo fogo, seja achado em louvor, honra e glória na manifestação de Jesus Cristo.”
(1 Pedro 1:7)
Um exemplo claro onde Deus permitiu esse sentimento foi quando levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Outro exemplo muito conhecido foi o de José no Egito, onde ele mesmo atribuiu seu sofrimento e angústia ao plano de Deus:
“José disse a seus irmãos: aproximai-vos de mim, peço-vos. E eles se aproximaram. E ele disse: eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais nem vos irriteis contra vós mesmos, por me venderdes aqui; porque Deus me enviou adiante de vós para conservar a vida. Porque nestes dois anos houve fome na terra; e ainda há cinco anos nos quais não haverá colheita. E Deus me enviou adiante de vocês para preservar sua posteridade na terra e salvar suas vidas por um grande livramento. Assim, agora, não fostes vós que me enviastes aqui, mas Deus; e ele me constituiu por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e governante em toda a terra do Egito.”
(Gênesis 45:4-8).
No entanto, as Escrituras também dizem, em Tiago 1:13, que Deus a ninguém tenta!
Versículos que falam sobre a tentação
Para deixar nosso texto ainda mais completo, trazemos abaixo uma lista de versículos que explicam o que a Bíblia diz sobre as tentações :
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13).
“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” (Tiago 1:12).
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41).
“E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” (Mateus 6:13).
Se você está em dúvidas sobre os sentimentos que passam em seu coração e mente, lembre-se que sempre pode recorrer ao Pai, pedindo-lhe direção, entendimento e, principalmente, força para superar as tentações.
Você gostou deste conteúdo especial? Então, aproveite para ler mais textos como esse em nosso blog e compartilhá-los com quem você ama e acha que precisa de uma mensagem de fé no dia de hoje.
Ah, e não se esqueça de nos seguir em todas as redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, e no Youtube!
Jesus te ama muito.
1 comentário:
Que eu venha a ter força pra resistir ao inimigo e submeter ao Senhor em nm de Jesus Cristo, assim oro🙏