A soberba precede a queda – Provérbios 16:18

Versículo: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18 Entenda o significado.

soberba - A soberba precede a queda - Provérbios 16:18
A soberba precede a queda – Provérbios 16:18

Por meio deste artigo você vai descobrir o que é a soberba e vai entender como ela vem antes da ruína, como está escrito na palavra do Senhor. Além disso, você vai encontrar meios que podem ser usados para impedir que você seja soberbo e garantir que esteja sempre no caminho de Deus.

Para isso, você vai descobrir qual é o oposto da soberba, para saber o que deve ser buscado com o apoio do Senhor. Portanto, você pode esperar encontrar nesse artigo tudo o que precisa saber para poder se fortalecer e ficar longe de um dos pecados capitais mais perigosos.

Assim, basta acompanhar até o final para conseguir ter um entendimento mais completo de o que a palavra de Deus fala sobre a soberba, bem como fazer para não acabar caindo na tentação do orgulho e se perder do caminho que o Pai preparou para você e com é repleto de coisas boas.

Deus, por meio de sua Palavra diz como deseja que seus filhos ajam. E a soberba não tem lugar nos planos do Senhor, pelo contrário, a soberba precede a queda. Mas você sabe o que é soberba e como fazer para não cair nesse que é um dos pecados capitais?

Acompanhe o presente artigo e entenda as principais questões que estão envolvidas na soberba e saiba como se manter no caminho do senhor e evitar a queda. Boa leitura!

O que é a soberba?

A soberba é um dos 7 pecados capitais e é um sentimento que deve ser evitado ao máximo, pois é algo completamente contra as vontades de Deus, é algo que não é compatível com todo o ensinamento que advém dele.

Nesse sentido, soberba significa orgulho ou altivez, sendo algo que faz uma pessoa se sentir superior a outra e com isso olhe com superioridade e aja de formas reprováveis, principalmente aos olhos do Senhor.

Diversas coisas da experiência terrestre podem contribuir para que esse sentimento se torne presente em você, o que faz com que seja ainda mais importante se manter firme e humilde, pois a humildade é o contrário da soberba.

Sendo assim, Deus deseja que todos seus filhos sejam humildes, pois a humildade é o caminho para muitas ações divinas, como a empatia e o cuidado com o próximo, coisas que são essenciais para poder saber quando alguém está precisando da sua ajuda e quando você precisa se colocar à disposição do irmão para servir a ele o que é necessário.

Sem humildade, os pequenos detalhes, mas que resultam em grandes feitos, não conseguem ser percebidos, o que coloca um obstáculo entre o caminho do Senhor e a vida.

Provérbios 16:18

Em provérbios 16:18 está escrito: a soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda. Isso está presente na palavra do Pai, de modo que é indispensável que você sempre tenha isso em mente, pois era essa sua vontade.

Nesse sentido, não é difícil chegar à conclusão de que a soberba precede a ruína, porque quando uma pessoa está tomada de orgulho e pensa que é melhor que todo mundo, que merece tudo e os outros nada, isso está a poucos passos da ruína.

O orgulho afasta o ser humano de Deus, pois não é um sentimento compatível com a palavra do Senhor, não é compatível com o amor de Deus e com todos os preceitos que ele possui.

Sendo assim, se o soberbo se afasta de Deus e anda sua própria vontade, deixando de estender a mão ao próximo, ele logo cairá. Afinal, quem somos nós sem Deus? Ninguém. É apenas em Deus que é possível se manter no caminho do amor, da humildade e da gratidão, e sem isso só resta o vazio.

Como se proteger contra a soberba?

Portanto, agora que você já sabe mais sobre a soberba e entendeu o que ele significa e os motivos principais pelos quais ela precede a ruína, é indispensável saber também como se proteger contra ela.

Para estar protegido contra os males e se manter afastado de um caminho que não provém de Deus, a única saída é a oração e a entrega ao Senhor. E isso é um trabalho diário, pois não basta ter fé e orar uma vez pedindo que Deus conceda as forças necessárias para que o caminho da humildade seja trilhado.

Isso tudo é preciso ser visto na prática, a humildade precisa ser praticada diariamente e a oração sustenta seu espírito e seu corpo, pois é com ela que Deus consegue se estabelecer em você e demonstrar tudo aquilo que ele deseja.

Apenas com a entrega de corpo, alma e coração é que é possível se afastar dos pecados e das sombras. E isso não significa que você, então, será um ser humano perfeito. Isso não existe, perfeito é apenas Deus, mas ele sabe disso e tem compaixão com seus filhos.

Sendo assim, se manter humilde e se afastar da soberba também é uma forma de reconhecer as falhas e a possibilidade de falhas. E, diante disso, você reconhece a necessidade que possui de ter a mão do Senhor na sua vida, pois se você é falho, apenas com Deus é possível superar os obstáculos e seguir no caminho da humildade, mesmo quando tudo ao redor investir contra.

Considerações finais

Dessa forma, buscar forças em Deus para resistir à soberba e se manter sempre na humildade, é a principal maneira de não cair em um dos pecados capitais com mais potencial destrutivo, tanto para as pessoas que vivem ao redor, quanto para você mesmo.

Assim, não esqueça de tudo que foi mencionado até aqui e pratique a oração diária para evitar a ruína e não correr o risco de perder sua humildade e dar lugar à soberba.

Gostaria de receber mais conteúdos como esse e mensagens que podem ajudar no seu dia a dia cristão? Então se inscreva agora mesmo por e-mail e receba nossas mensagens! Não perca tempo e entre em nosso site para se inscrever agora mesmo.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: