5 dicas para praticar a gratidão

A gratidão é um sentimento maravilhoso, que nos move em direção a uma vida melhor. Exercitar a gratidão para com Deus é essencial para o nosso relacionamento com Ele. Entenda.

grattude - 5 dicas para praticar a gratidão
5 dicas para praticar a gratidão

Como acontece com muitos sentimentos, a gratidão transborda quando conservamos em nossas vidas. Algumas dicas para praticar a gratidão podem te ajudar a exercitar esse sentimento, visto que os maus hábitos podem te distrair do quanto as bênçãos de Deus têm te alcançado.

Uma vez que compreendemos o amor de Deus e o sacrifício de Cristo por nossos pecados, aprendemos a agradecer por tudo, desde os acontecimentos mais simples até as conquistas mais grandiosas. Então, para te ajudar, fizemos uma lista de ações que te ajudam a voltar seus pensamentos para uma vida mais grata.

1 – Não se esqueça de tudo o que Deus já fez por sua vida

“Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!”

Salmos 103:2

Quando chegam os desafios, é comum que o nosso coração se esqueça de todas as bênçãos que já vivemos, porque sentimos medo, angústia, tristeza e outros sentimentos. Porém, o que não faltam são motivos para que sintamos gratidão. Lembrar dos motivos para isso é o primeiro passo.

Por mais que pareça uma coisa simples e fácil, pode ficar distante por conta das lutas. Então, a dica é pensar em tudo o que você já passou, nas batalhas vencidas, nas bênçãos que já experimentou e claro, da salvação alcançada em Cristo Jesus. Se não ficarmos atentos, esquecemos o quanto recebemos do Deus ou mesmo não damos o devido valor.

Por isso faça o exercício de pensar não apenas nos problemas, mas trazer à tona em sua mente o quanto já viveu de alegrias. Agradeça ao Pai pelas pessoas ao seu redor, que tanto agregam, por ter coisas básicas na sua vida, itens que muitos outros não têm, pelo fôlego de vida e assim por diante.

2 – Apresente suas ansiedades a Deus em oração

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”

Filipenses 4:6

Nas nossas orações, temos liberdade para pedir a Deus exatamente o que precisamos, nossos problemas e sentimentos que são desafiadores. Porém, não podemos resumir nossa conversa com Ele apenas nesses momentos de pedidos, precisamos exercitar a gratidão.

Você sempre terá motivos para ser grato, como vimos na dica anterior, portanto, reserve esse período para falar com o Senhor sobre isso. Você pode observar as orações de homens e mulheres de Deus presentes na Bíblia, pessoas que voltavam sua atenção para agradecer por serem abençoados, mesmo em momentos difíceis.

Sendo assim, além de ter a oração como parte da sua rotina, a fim de ter maior intimidade com Deus, aprecie também a hora de agradecer. Separe coisas diferentes ao longo da semana pelas quais se sente dessa forma, atribuindo a Deus a chance de viver essas dádivas.

3 – Adore a Deus

“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.”

Hebreus 13:15

Não importa o sentimento do momento, temos a necessidade de adorar a Deus. Faz parte de quem somos enquanto filhos, libertos pelo sacrifício de Cristo na cruz. E quando louvamos sentimos a presença de Deus e nos dedicamos a adorar o seu nome.

Por isso, não cantamos louvores só quando sentimos alegria, fazemos isso em todos os momentos da vida. Você pode adorar em meio à tristeza, ao choro, em fase de doenças, problemas financeiros, entre outras etapas difíceis. Bem como pode separar seus louvores preferidos para apresentar a sua gratidão.

Faça isso uma vez e verá o quanto o seu coração será cheio da presença de Deus e será mais fácil alimentar a gratidão. Pode ser no seu devocional, você escolher uma lista de louvores que falem sobre gratidão e passe a cantar, expressando com sinceridade sua postura de agradecer por tudo.

“Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças;”

Salmos 69:30

4 – Manter o respeito a Deus

“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,”

Hebreus 12:28

As palavras “temor” e “reverência” citados no texto ajudam a lembrar que precisamos manter respeito diante de Deus. Dificilmente não vai apresentar gratidão a quem você respeita muito. Imagine, por exemplo, as diversas situações do seu dia a dia quando lida com pessoas em hierarquia superior.

Pode ser no seu trabalho, onde o gerente dá as ordens, em uma sala de aula, em que o professor é quem está no controle, entre outros espaços. Sentimos a necessidade de respeitar essas pessoas por conta de quem representam naqueles ambientes.

Com isso, se pessoas com quem convivemos recebem esse nosso retorno, que dirá o Deus que nos sustenta, o nosso Salvador! Devemos respeito a Ele e isso também reflete no quanto sentimos gratidão por termos recebido a graça da salvação.

5 – Obedecer a Deus

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”

Colossenses 3:17

Quando obedecemos a Deus conseguimos viver os planos que ele tem para as nossas vidas. Desfrutamos de suas bênçãos se temos a gratidão por tudo isso. A nossa postura de obediência ajuda a mostrar o quanto somos gratos por sua presença.

Com isso, saiba que obedecer é uma consequência da vida que conservamos servindo a Deus. Conhecemos a sua palavra e aceitamos Cristo como nosso Salvador, passando a viver de acordo com o que há na palavra de Deus. Por isso, mantenha uma postura de obediência e um coração grato.

Desfrute dessas dicas para praticar a gratidão e se mantenha firme dentro da vontade de Deus para a sua vida. Se estiver em um momento ruim, pode ser um desafio maior, mas não se esqueça de tudo o que já recebeu do Senhor e seja grato pelo que tem hoje.

É muito melhor lutar para ter bons hábitos de agradecer do que se tornar um filho que não aprecia as bênçãos que o Pai já derramou sobre ele.

Leia também outros artigos como este e confira as nossas redes sociais.

Recomendando para você:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: