Somos imagem e semelhança de Deus: o que significa?

O significado de ser imagem e semelhança de Deus pode ser diferente do que você imagina ao analisar certas passagens bíblicas. Descubra!

maos no sol - Somos imagem e semelhança de Deus: o que significa?
Somos imagem e semelhança de Deus: o que significa?

Sabemos que, segundo Gênesis 1:26, somos imagem e semelhança de Deus, mas afinal, o que isso significa? Realmente somos parecidos com o nosso Criador? Essa questão necessita de uma explicação para ser melhor detalhada.

O Pai nos criou e fez de nós seus semelhantes, porém, essa passagem é interpretada de maneira errônea por alguns estudiosos da área, como veremos a seguir. Contudo, o seu significado é simples de ser entendido.

Quer descobrir o real significado da passagem que diz sermos imagem e semelhança de Deus? Então confira o material que preparamos para esclarecer essas e outras dúvidas.

Humanos são parecidos com Deus?

Quando analisamos a frase “imagem e semelhança de Deus”, logo imaginamos que somos, fisicamente, semelhantes ao Criador. No entanto, quando falamos de aparência, não é necessariamente isso que acontece, afinal, Deus é espírito.

Nosso Senhor não conta com um corpo físico para que sejamos parecidos com sua imagem. No entanto, quando, em Gênesis 1:26, afirmamos a semelhança entre nossas imagens, estamos falando de outra questão.

Deus não tem um corpo como nós apresentamos, e a semelhança citada em Gênesis nada mais é do que em relação às características abstratas que temos em comum com o Criador. E, para a nossa sorte, não são poucas. Veja algumas delas abaixo.

Capacidade de amar

Como todos sabemos, Deus é amor, e só temos a capacidade de amar por sermos semelhantes a Ele, criador de todos os seres. Apenas por conta dessa característica, podemos demonstrar apreço por pessoas queridas próximas a nós.

Capacidade de criar

Deus criou o mundo e todas as criaturas que habitam nele, tudo isso usando apenas a sua imaginação. Quando criamos algo, estamos apenas refletindo a característica que herdamos do nosso criador, que também nos deu o dom de imaginar coisas.

Capacidade de pensar racionalmente

Outros animais que habitam o nosso planeta não têm a capacidade de pensar e agir racionalmente, sendo governados pelos instintos. Contudo, assim como Deus, nós temos a capacidade de organizarmos nossos pensamentos de forma racional.

Capacidade de nos emocionarmos

Outra característica que herdamos do nosso Criador é a capacidade de nos emocionarmos. Assim como Deus, que já apresentou alegria e tristeza durante várias passagens bíblicas, nós também podemos demonstrar sentimentos em diferentes situações.

Capacidade de escolher

Assim como Deus, os homens também podem fazer escolhas entre o bem e o mal, tendo total liberdade para decidir o caminho durante a vida. Contudo, sabemos o que é correto, e essa é outra semelhança que temos com o Criador.

Noção de justiça

Como dissemos, nós sabemos o que é certo e errado, e essa noção de justiça, e de saber o que é moral a ser feito, é outra característica que temos em comum com o Senhor. Isso é apenas reflexo da justiça de Deus em nossas vidas.

Como podemos notar, a questão de sermos imagem e semelhança de Deus é muito mais voltada para o que somos como representação dele, e não como uma existência fisicamente parecida.

Deus é complexo, e muito maior do que a existência humana. Não passamos de sombras perto do que Ele é, e as semelhanças que temos com Ele devem ser agradecidas todos os dias. Lembre-se sempre que nós dependemos do Pai para existirmos.

“Imagem” e “Semelhança” são diferentes?

Alguns estudiosos da área costumam afirmar que imagem e semelhança são diferentes nesse contexto. Segundo esses indivíduos, temos a aparência física (imagem) parecida com a de Deus, enquanto também temos as semelhanças (características).

No entanto, essa interpretação está equivocada. “imagem” e “semelhança” são apresentadas como sinônimos na Bíblia, e as palavras foram utilizadas em sequência apenas para dar mais ênfase para a passagem em si.

Prova disso é que, durante várias outras passagens do livro de Gênesis, o autor utiliza duas palavras para se referir a uma mesma imagem. Os dois termos, em vários momentos, são apresentados como sinônimos, contendo o mesmo significado.

Gênesis 1:27, 5:1 e 9:6 são provas de que as mesmas palavras são utilizadas a todo instante para se referir a uma mesma coisa. Como dissemos, o autor utilizou as duas palavras em conjunto apenas para dar maior ênfase para esse ponto.

Vale destacar ainda que, por mais que sejamos criados semelhantes ao Criador, não somos divinos como ele. Carregamos o Senhor dentro do nosso corpo, mas isso não nos faz uma espécie de semideus ou algum ser carregado de divindade.

O homem perdeu a semelhança com o Criador?

Nós continuamos sendo imagem e semelhança de Deus? Essa é uma dúvida que surge no imaginário de muita gente. Após a Queda, são várias as pessoas que acham que perdemos o que nos fazia imagem e semelhança do criador. Porém, isso não é verdade.

Mesmo após pecar, o homem ainda continua semelhante ao Criador. Isso fica ainda mais claro ao analisarmos, de forma mais atenta, algumas passagens bíblicas que aconteceram após a Queda. Ainda assim, nós continuamos com a imagem do Senhor.

Prova desse ponto é que, em Gênesis 5:1, já depois da Queda, o homem ainda continua sendo referido como semelhante a Deus. Em Gênesis 9:6, há outra passagem que trata sobre o assunto, onde ainda conseguimos obter ainda mais informações.

A passagem trata também sobre o porquê de atentar contra a vida de outra pessoa é considerado um grave pecado. Como temos Deus como imagem, quando ocorre a tentativa de assassinato, também ocorre um ataque à imagem do Senhor.

Também por esse motivo, quando tratado o assunto, o homem que cometeu tal delito, segundo o texto sagrado, também deve receber a punição capital. O Salmo 8 também mostra, implicitamente, que ainda somos semelhantes a Deus.

Por mais que o pecado tenha nos corrompido, e buscado desfigurar a imagem do Senhor, ainda assim, com fé, podemos progredir e continuarmos mantendo a nossa semelhança com Deus. O importante é continuar acreditando no Salvador.

Gostou de conhecer mais sobre os ensinamentos do Senhor? Todas as suas dúvidas foram sanadas? Então não deixe de conferir outros artigos do nosso blog e seguir o perfil de Conhecimentos do Pai no Facebook.

Recomendamos para você:

Deixei o seu precioso comentário logo abaixo e compartilhe essa mensagem em suas redes sociais.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

Deixe seu comentário: