Para ter uma rotina de oração mesmo com a vida corrida, você precisa primeiro de disciplina. Além disso, algumas dicas para se organizar e cultivar esse hábito que pode ajudar na sua vida espiritual.
“Ouve a minha oração, ó Deus; escuta as minhas palavras.”
Salmos 54:2
Quando estamos aos pés do Pai podemos lançar as nossas aflições, pedir direcionamento e agradecer por tudo o que recebemos. Então, selecionamos várias dicas para que você tenha um direcionamento e dê os primeiros passos em direção a uma vida com mais oração.
Não importa se tem vários compromissos na semana, é preciso ter prioridade sobre as atividades que realiza a cada dia. Portanto, aproveite as dicas!
1 – Saiba por que você deve orar
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”
Filipenses 4:6,7
Primeiro, você precisa entender a importância da oração para que seja persistente nesse hábito. Sabemos que falar com Deus é alimentar o nosso relacionamento com Ele, criar intimidade, bem como acontece quando lemos a sua palavra com frequência.
Então, é o momento de adorar a Deus, dar graças ao seu nome, agradecer por tudo e colocar diante dele as nossas aflições e pedir perdão por nossos pecados. Sendo assim, a oportunidade de falar, manter um relacionamento mais profundo.
Imagine, por exemplo, tentar conhecer alguém com quem você nunca falou. Portanto, é fundamental aprender sobre a palavra e ter uma vida de oração para conhecemos cada vez mais de Deus.
2 – Tenha disciplina separando dia e hora mesmo com uma vida corrida
Da mesma forma que você tem uma rotina de ir ao trabalho, por exemplo, pode criar disciplina para atividades que precise, como seu momento com Deus. Saiba que rotina quer dizer uma sequência de ações, que podem ou não ter um horário específico.
Portanto, você pode ter um horário fixo todos os dias, ou ainda, uma ação anterior que seja seguida de falar com Deus. Um bom exemplo é o momento das refeições, você pode orar antes de almoçar e de jantar. Dependendo do quanto você se sente cansado, pode orar antes de dormir, caso seja complicado se manter acordado, ore ao acordar.
A vida corrida não nos impede de comer, tomar banho e outras necessidades que fazem parte do dia a dia. Então, encare a oração como algo que você precisa tanto quanto qualquer uma ação dessas, uma necessidade, para que faça independente do dia.
3 – Ore de maneira contínua
“Orem continuamente.”
1 Tessalonicenses 5:17
A comunicação é fundamental para a vida do ser humano, porque somos seres sociáveis, dependemos uns dos outros para viver. Da mesma forma precisamos manter o espírito de oração sempre, estar com olhos e ouvidos espirituais prontos para falar com Deus.
Temos orientação em toda a Bíblia para falarmos com o Pai, apresentar aquilo que necessitamos, pedir perdão, agradecer e louvar seu nome. E isso não precisa seguir um ritual, você pode orar enquanto está a caminho do seu trabalho.
São muitas as chances que perdemos no dia a dia, que poderiam ajudar na nossa rotina de oração. Por meio de Jesus temos livre acesso a Deus, não existe hora e lugar exatos para orar, então aproveite as oportunidades que surgirem ao longo do dia a seja uma pessoa de oração.
4 – Siga o exemplo de Jesus
Em seu momento aqui na terra, Jesus nos ensinou como viver de acordo com a vontade do Pai. Claro que a oração fazia parte da sua vida. Temos vários momentos na Bíblia que contam as orações feitas a Deus por Jesus quando precisou de orientação do Pai.
Também nos ensinou como falar com Deus:
“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.”
Mateus 6:9-13
Esse modelo de oração mostra para nós como podemos falar com Deus com reverência, apresentando o que precisamos e adorando seu nome.
5 – Saiba os motivos pelos quais vai orar
Para que você não se perca na hora de orar, selecione os motivos para a sua oração. Sabemos que são muitas informações, então, você pode se perder. Dessa forma, pense nas suas necessidades do dia ou da semana, agradeça por acontecimentos recentes e fale sobre o que é atual.
Separe também momentos do dia para orações específicas, como problemas de saúde da família ou dos irmãos da igreja onde frequenta, por exemplo. Isso te ajuda a pensar em várias coisas que são relevantes para a sua vida e te impedem te manter uma oração repetitiva.
6 – Procure inserir o devocional na sua rotina
O devocional é uma prática muito interessante para manter a sua vida com Deus, mais relacionamento com Ele, aprender sobre a palavra, orar e louvar. Sendo assim, é interessante ter um momento para realizar o seu devocional, que pode durar o tempo que você puder.
Comece com apenas 15 minutos por dia e separe um texto, louvor e faça a sua oração. É uma forma aperfeiçoar a sua intimidade com Deus. Com o tempo terá necessidade de prolongar esse momento, porque verá o quanto fará bem para sua caminhada cristã.
“Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.”
Colossenses 4:2
Faça a sua rotina de oração e torne o momento precioso mesmo que dure poucos minutos. Sabemos que mesmo com a vida corrida é possível ter intimidade com o Pai e aprender mais sobre a sua palavra.
“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.
Mateus 21:22
Deus deixa claro em sua palavra que temos liberdade para pedir aquilo que precisamos. Não deixe a rotina tirar esse momento de você.
Leia outros artigos como este e conheça as nossas redes sociais!
Recomendamos para você:
Deixe seu comentário: