Plano de leitura da bíblia: dicas de como fazer

Está cansado de não conseguir ler a Bíblia corretamente e não sabe o que te desanima? Descubra os principais obstáculos que te atrapalham e como vencê-los.

estudando - Plano de leitura da bíblia: dicas de como fazer
Plano de leitura da bíblia: dicas de como fazer

A Bíblia é o manual de instrução. Nessa encontramos orientações sobre todas as áreas de nossas vidas, de como nos relacionarmos com nossas famílias e nosso próximo, de como lidar com nossos bens, ajudar outras pessoas, e, acima de tudo, de como amar a Deus.

Apesar de sua importância, muitas pessoas encontram dificuldades para ler a Bíblia diariamente e aplicar os ensinos em suas vidas. Por essa razão, falaremos de algumas dicas essenciais para se ler a Bíblia, apresentando planos de leitura que te ajudarão a ter disciplina.

Por que é tão difícil ler a Bíblia?

Vivemos num mundo globalizado onde tudo deve ser urgente. Por conta disso, muitas pessoas encontram dificuldades em ter uma rotina de devocional e leitura bíblica e esse hábito tão importante acaba ficando em último plano.

Por muitas vezes chegamos cansados em casa depois um dia exaustivo, e tudo o que queremos é dormir. Já ouviu aquela expressão: “saco vazio não para em pé”, pois, essa expressão demonstra perfeitamente quem não consegue ler a Bíblia regularmente.

A grande preocupação é que, sem alimento, uma pessoa não pode sobreviver por muito tempo e ela começa a adoecer, da mesma forma, sem alimento espiritual, uma pessoa não pode sobreviver e começa a adoecer em sua fé.

A Bíblia é o nosso alimento, e é de extrema importância que a gente leia um pouquinho a cada dia para podermos nos fortalecer. Sabendo disso, o inimigo de nossas almas cria diversas distrações e obstáculos para nos impedir de ler a palavra.

Alguns desses obstáculos são:

  • Falta de concentração: você até consegue parar para ler a Bíblia, mas não consegue prestar atenção em nada do que lê, é como se as palavras fugissem da sua mente logo após você lê-las.
  • Preguiça: depois de um dia cansativo, tudo o que você deseja é distrair a mente e relaxar, mas ler a Bíblia exige concentração e empenho e isso acaba te desanimando.
  • Sono e cansaço: esses são uns dos obstáculos mais difíceis, pois, é seu corpo que está lutando contra seu desejo de se alimentar da palavra.
  • Linguagem difícil: muitas Bíblias possuem uma linguagem mais antiga, mais rebuscada e com palavras que nem usamos mais no nosso dia a dia, ficando difícil entender o que o texto quer ensinar.

Esses são apenas alguns dos desafios que uma pessoa enfrenta na leitura diária. Para superar esses obstáculos, é preciso criar estratégias.

Dicas de como superar os desafios de ler a Bíblia

lendo - Plano de leitura da bíblia: dicas de como fazer
Plano de leitura da bíblia: dicas de como fazer
  1. Determine um horário do dia que será dedicado à leitura bíblica, separe meia horinha para ler um ou dois capítulos, pode ser no horário de almoço, ou pela manhã antes de sair para sua rotina, ou a noite, antes de se deitar. Crie uma rotina, pois, ela te ajudará a manter o hábito mesmo nos dias em que estiver mais cansado. 
  2. Faça anotações. Já que tem dificuldade de concentração, fazer anotações sobre o que está lendo vai te ajudar a gravar a mensagem. Nas suas anotações você vai registrar o seu entendimento sobre o que está escrito, poderá pontuar dúvidas que esclarecerá depois com seu líder ou pastor, e isso te manterá focado na leitura. 
  3. Tenha uma Bíblia com uma linguagem contemporânea. Já que as antigas versões são difíceis de entender, adquira uma versão atual, com uma linguagem mais simples. As versões da Bíblia Viva e Nova Versão Internacional (NVI) são ótimas para quem tem dificuldade de ler a Bíblia por não saber o significado de muitas palavras ali. 
  4. Leia a Bíblia em um local onde não haverá distrações e que não seja confortável demais a ponto de te dar mais sono e preguiça. Procure se sentar em uma mesa, colocar uma canção de fundo, isso te ajudará a manter a concentração e não querer desistir. 
  5. Por fim, faça um plano de leitura bíblica, esse plano te ajudará a ter um ritmo bom de leitura e você conseguirá ler toda a Bíblia em um determinado período de tempo. 

Para que serve o plano de leitura bíblica?

Como já foi pontuado aqui, são muitos os obstáculos que nos atrapalham de ter uma rotina de leitura bíblica. O plano de leitura serve para ajudar a ler toda a Escritura de uma forma que não seja cansativa.

Muitas pessoas até leem a Bíblia todos os dias, mas ficam presas nos mesmos livros ou textos, sendo que é muito importante ler toda a Bíblia, pois, a palavra nos ensina que:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra.

Por essa razão que o plano de leitura te ajudará a ler toda a Bíblia.

Tipos de plano de leitura

Você pode escolher um plano que se adeque a sua rotina e necessidade diária.

  • Leia toda Bíblia em um ano: esse plano divide a Bíblia em uma quantidade de capítulos que deverá ser lido diariamente. Geralmente, você precisará ler 3 capítulos por dia, começando por Gênesis e terminando em Apocalipse. Em um ano, terá lido a Bíblia toda.
  • Plano de leitura cronológico: a Bíblia é um livro espiritual, mas também, histórico. A leitura cronológica está organizada de acordo com a ordem de escrita dos livros, iniciando pelo livro de Jó e finalizando na Terceira carta do apóstolo João.
  • Linha do tempo: toda a Bíblia se conecta e o Antigo Testamento aponta para o Novo Testamento, sendo assim, para compreender bem as Escrituras, esse plano inicia-se no Evangelho de João, passando pelos demais evangelhos, depois passeando pelos livros históricos do Velho Testamento e assim por diante, mostrando a trajetória de Jesus, o plano de redenção, como tudo começou e como tudo terminará. 

Gostou dessas dicas, coloque-as em prática e não deixe os obstáculos te impedir de se crescer na leitura das Sagradas Escrituras.

Te convido também a meditar em outras reflexões inspiradas que temos aqui no site, clique aqui e seja abençoado.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: