Colocando Deus em primeiro lugar na sua vida

Colocar Deus em primeiro lugar na sua vida é um desafio e tanto, principalmente quando se depara com as inúmeras ofertas que o mundo nos apresenta todos os dias. Leia e entenda:

Seja sincero consigo mesmo: você coloca Deus como prioridade em sua vida? Ele está em primeiro lugar na lista do que é mais importante para você? É claro que, para quem decidiu acolher Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, essa é uma busca constante, mas é recorrente ver o nosso coração se inclinando para outros amores no decorrer da vida.

Ser de Deus e entregar a Ele o nosso amor e dedicação é o nosso primeiro chamado enquanto filhos e filhas do Pai. Assim, Jesus nos ensina quando é questionado sobre qual é o primeiro e maior dos mandamentos:

“Aproximou-se Dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Senhor.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Marcos 12: 28-30)

Diante deste ensinamento de Jesus, qual tem sido a sua postura? Qual tem sido a escolha do seu coração?

Amar a Deus sobre todas as coisas

Quando paro para refletir sobre as escolhas que já fiz na vida, percebo que a mais importante delas foi aceitar Jesus como Senhor da minha vida. Desde que Ele entrou em meu coração, eu me sinto mais feliz por encontrar sentido nas coisas que faço e vivo ao longo da minha jornada.

Não posso dizer, entretanto, que permanecer seguindo o Senhor é algo fácil. Na verdade, é exigente. Amar a Deus sobre todas as coisas deste mundo dá trabalho, afinal de contas a nossa humanidade é limitada e anseia por preencher vazios existenciais a todo o momento.

Se não nos cuidarmos, acabamos caindo nas ciladas que o inimigo vai colocando em nosso caminho: amores rasos, riquezas temporais, palavras enganadoras, etc.

São necessárias muitas quedas para entender que o único Amor que realmente vale a pena todo nosso esforço e dedicação é o Amor de Deus. Essa é uma certeza que se descobre na vida, à medida que se percebe que, em todas as vezes que fraquejamos, Ele permanece ao nosso lado.

Deus jamais te abandona, mesmo quando você escolhe outros amores, outras verdades, outros caminhos. Ele continua insistindo em sua vida e luta incessantemente para te trazer de volta.

Que outro Amor seria capaz de tanto? É a esse Amor que devemos colocar em primeiro lugar. Tudo isso porque “Ele nos amou primeiro” (1Jo 4:19).

Amar a Deus com toda tua alma

Jesus ainda diz que, para colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, é necessário amá-lo com toda tua alma. Há uma força incrível nessas palavras e até soa como algo “grandioso demais” de ser vivido. Mas, a verdade é que, ao conhecer o Senhor e deixá-lo entrar em nossa história, o Amor a Ele vai crescendo em nós como uma mera consequência.

Sem que percebamos, esse Amor já nos envolveu por inteiro e alcança a nossa alma, tornando-se uma verdade incomparável em nossas vidas.

O teste de que você ama a Deus com toda tua alma se torna ainda mais concreto quando se enfrenta uma tribulação tão grande a ponto de abalar suas emoções e confundir suas vontades. É nesse momento que você se vê totalmente vulnerável, diante de escolhas a serem feitas que poderão mudar completamente o rumo da sua história.

E aí? O que fazer? O Amor a Deus de toda tua alma será a resposta. Quando esse Amor está entranhado em sua vida, não existirá tribulação forte o suficiente para abalar a sua fé e te fazer sair do caminho da Verdade.

Assim, as suas emoções e vontades ganham um equilíbrio que seria impossível se não fosse pela graça do Senhor.

Amar a Deus com toda tua alma é amar de maneira plena, completa, incomparável, única, verdadeira e sincera.

Amar a Deus com toda tua força e entendimento

No Evangelho de Mateus, capítulo 11, versículo 12, Jesus diz uma palavra forte aos discípulos quando exprime que: “o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam”.

Isso significa que para conquistar o Reino dos Céus é preciso ser violento, mas essa não se trata de uma violência feita com as próprias mãos, mas se refere a uma violência de coração, que deve viver a renúncia de suas vontades para garantir a Vida Eterna.

E não é assim que muitas vezes nos sentimos diante do nosso chamado em Deus? Amá-lo com toda força significa entregar-lhe as nossas fraquezas e deixar que a sua graça nos fortaleça em sua vontade.

Com isso, nós entendemos a força que há neste Amor. Mais forte que a morte e incapaz de nos abandonar.

Também é com essa força que temos condição de nos reerguer diante dos momentos de cansaço. Através deste Amor a Deus, nossas forças se renovam dia após dia e encontramos sentido para não desistir, mas continuar em frente.

Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:33)

De modo a completar o sentido do primeiro e maior dos mandamentos, podemos refletir ainda sobre a Palavra do Senhor quando nos diz que o reino de Deus deve ser a nossa primeira busca e, depois disso, todas as coisas nos serão concedidas.

É difícil para nós, seres humanos, entender que precisamos cultivar um relacionamento constante com um plano espiritual antes de nos dedicarmos às coisas terrenas e palpáveis que existem em nosso redor, não é mesmo?

No entanto, quem abre o coração e decide colocar Deus em primeiro lugar na sua vida consegue enxergar claramente como é mais leve e faz todo sentido viver em Deus e para Deus neste mundo.

Escolher o Senhor frente a tudo e todos é uma decisão exigente e custosa, mas que vale todo esforço e garante algo que ninguém e nada mais pode nos conceder: a Salvação Eterna.

Não pare por aqui. Leia mais em nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais!

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • estou muito em paz depois que DEUS assumiu o controle da minha vida,claro que eu tive que renunciar a varias outras coisas que eu achava ser prioridades para mim.mas nunca mais sairei deste caminho,pois só ele me trouxe paz e prosperidade.AMEM.

  • Boa tarde.ainda nao,mais aos poucos e vou colocando Deus em minha vida,hoje gracas a Jesus,ja deixei de beber,ja estou frequentando a igreja,ja comecei a ler os salmos,ja sou mais humano e humilde,ja comecei quando tenho, ajudar a quem tem menos que eu,ja rezo pelos doentes,desenpregados,sem teto e o alimento,os drogados,as almas,os dispersos,pelos amigos e inimigos,aprendi a perdoar quem me fere,a me afastar dos falsos,invejosos e olhos grandes,e a agradecer a meu Deus por tudo que ele ja me deu,esta me dando e vai me dar,e por toda minha familia.amem.vou ser um pregador e passador da palavra e ensinamento de Deus.

Deixe seu comentário: