O que a Bíblia diz sobre separação?

O casamento é indissociável. Entretanto, existem algumas situações em que a separação é aceita. Nesse texto vamos explicar sobre a Bíblia e a separação

separação - O que a Bíblia diz sobre separação?
O que a Bíblia diz sobre separação?

O casamento é um assunto importante para Deus. Ele foi apresentado ainda no Antigo Testamento e, segundo os escritos bíblicos, o casamento é indissociável. Entretanto, existem algumas situações em que a separação do casal é aceita. Nesse texto vamos explicar sobre a Bíblia e a separação.

Antes de mais nada, o casamento é um compromisso sério, que exige responsabilidade e cuidado para ser mantido. Afinal, Deus criou esse sacramento para ser inquebrável.

Isso fica evidente no livro de Gênesis 2:24: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”. Essa passagem deixa claro que o desejo de Deus é que homem e mulher se unam e construam uma família juntos.

A indissociabilidade do casamento pode ser encontrada em Coríntios 7:39, que diz: “A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor.”.

A separação é o último recurso

Já sabemos que o casamento foi criado para durar até o fim da vida do casal. Mas isso não significa que Deus quer que seus filhos vivam infelizes ou em perigo. Sendo assim, existem algumas situações em que a separação de um casal não é mal vista pelo Senhor.

Mesmo assim, a separação deve ser o último recurso. O casamento é um sacramento importante para os cristãos que foi abençoado por Deus. Dessa forma, antes de optar pelo rompimento da relação, o casal precisa lutar pelo casamento.

É necessário entender o que está errado na relação, o que precisa ser mudado e buscar meios para superar as dificuldades. Também é importante contar com os conselhos de um pastor/padre e com a ajuda de um terapeuta ou psicólogo.

Lutar pelo casamento não é uma tarefa simples. Sendo assim, ela exige responsabilidade e dedicação. Entretanto, Deus não deixará de interceder por seus filhos. Lembre-se de sempre entregar seu casamento nas mãos do Senhor. Ele irá indicar o caminho certo!

Quando a separação é permitida?

As Escrituras deixam clara a importância do casamento para o homem e o Senhor. Entretanto, elas também preveem algumas situações em que a separação do casal é uma possibilidade. Nesses casos, o cônjuge inocente não estaria cometendo um pecado contra o Senhor.

Sendo assim, a Bíblia diz que a separação é válida apenas em casos graves e por motivos sérios. Um deles é o adultério. Desde os tempos antigos a imoralidade sexual é considerada um pecado e motivo para divórcios.

Mateus 19: 8 – 9:

8 Jesus respondeu: “Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.

9 Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”.

Mesmo em casos de adultério, onde a separação é permitida, o ideal é que o casal busque a reconciliação através do arrependimento e do perdão. Entretanto, a dureza do coração dos homens nem sempre permite que haja uma reconciliação, por isso, a Bíblia coloca o adultério como um dos motivos que Deus aceita para o divórcio.

A Bíblia e a separação

O casamento é um ato sagrado que exige responsabilidade e compromisso do casal. Por isso mesmo são poucos os motivos que podem levar a uma separação.

As pessoas precisam ter em mente que dificuldades irão aparecer durante o caminho. Problemas e brigas são comuns em qualquer relacionamento duradouro. Sendo assim, o casal precisa aprender a lidar com esses momentos de maneira saudável.

Fugir pela saída mais fácil (separação) não é a melhor solução. Afinal, Jesus disse: “O que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19:6).

A Bíblia é exigente quando se trata das leis, tanto do casamento quanto da separação. Isso acontece porque elas foram pensadas para proteger as partes mais vulneráveis da relação.

Pense nas mulheres da época bíblica. Elas viviam em uma sociedade onde sua função era servir o marido, cuidar da casa e da família. Sendo assim, uma esposa que tivesse sido abandonada pelo marido não seria bem vista por seus pares, não teria condições de se sustentar e corria risco de ser maltratada e abusada por outros.

Se as leis da Bíblia não fossem rígidas, as esposas ficariam à mercê das vontades dos maridos. Elas viveriam sob a constante ameaça de serem abandonadas e substituídas a qualquer momento.

Além das regras do casamento, a Bíblia também nos mostra como tratar nossos cônjuges. Os maridos e esposas precisam ser vistos e tratados como pessoas importantes na nossa vida e com alto valor. Por isso mesmo não podem ser considerados como descartáveis.

Separação nos casos de violência

As Escrituras nos ensinam que o homem deve cuidar de sua mulher e que esta deve respeitá-lo. Nos casos em que o há violência doméstica. Não existe cuidado e muito menos respeito. Sendo assim, os atos de violência podem ser comparados com atos de infidelidade.

Novamente, a infidelidade e o adultério são motivos para a separação, mas a reconciliação deve sempre ser buscada. Entretanto, nos casos onde não há arrependimento do cônjuge ou em situações de perigo para o companheiro(a) a separação é uma opção.

Nos casos de perigo, é importante garantir a segurança do cônjuge, mas também das crianças que são fruto dessa relação.

É importante entender que buscar a reconciliação não significa aceitar a situação da forma que está. A vítima perdoa, mas o cônjuge infrator precisa reconhecer seu erro e buscar formas para mudar seu comportamento.

Jesus é o melhor caminho para alcançar as mudanças. Confie sua situação ao Senhor e Ele vai mostrar o que precisa ser feito. No nosso site você encontra outros textos que podem te ajudar a encontrar o seu caminho e entender melhor o que Deus busca de nós. Por isso, não deixe de acompanhar nossos conteúdos.

Para não perder nenhum dos nossos conteúdos fique de olho nas nossas redes sociais e não deixe de seguir nossos perfis (Facebook, Instagram, Youtube) para receber diariamente o encorajamento para seguir firme com Jesus.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: