Criatura e criador: como criar uma relação harmoniosa?

A relação entre criatura e criador é um processo que foi designado para ser natural. Enquanto tendemos a sentir falta de Cristo, Ele também sente falta de comungar conosco todos os dias. Neste texto, vamos refletir sobre o assunto.

criatura e criador - Criatura e criador: como criar uma relação harmoniosa?
Criatura e criador: como criar uma relação harmoniosa?

Desde que temos registro da humanidade, percebemos a insistência de Deus para aproximar-se ainda mais do ser humano, a fim de gerar um relacionamento mais próximo e estreito. Essa relação promove diversos benefícios para o próprio homem, quanto para o mundo, pois uma vez que conseguimos entender o propósito de Deus em nossas vidas, tendemos a direcionar nossos esforços e nosso caminho para um destino mais eficiente e feliz. 

Por esse motivo, é crucial entender um pouco mais sobre a relação entre criatura e criador, e além de tudo, entender esses termos na visão bíblica para uma melhor compreensão. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é criatura, segundo a bíblia? 

Podemos definir que a criatura, segundo a bíblia, nada mais é do que o momento onde o homem, em si, não reconhece Jesus Cristo como o único salvador da sua vida. 

Isto é, considera-se criatura aquela pessoa que nasceu e ainda vive sem o pleno conhecimento de Cristo, ou ainda não teve a oportunidade de envolver-se em um relacionamento com Ele. 

Podemos dizer, em poucas palavras, que a criatura é a pessoa que possui uma rotina de trabalho, estuda, dorme, pratica exercícios físicos em seu dia-a-dia, mas que em um contexto espiritual e simbólico, ainda não reconhece Jesus como seu Pai. Podemos dizer que é simplesmente uma criatura gerada, mas que ainda não teve a oportunidade de ser “registrada” como filho. 

É como uma criança órfã, que mesmo tendo sido gerada, ainda não teve a oportunidade de encontrar seus pais biológicos, e dessa forma, tende a viver com outras pessoas para conseguir sobreviver. 

Dessa forma, passando esse exemplo para uma visão cristã, podemos entender que a criança órfã é aquela pessoa que ainda não teve a oportunidade de conhecer a Deus. Ela foi gerada por meio Dele, mas ainda não teve a oportunidade de conhecê-lo. Se tratando das “outras pessoas” na qual ela tende a se relacionar, são os caminhos, preceitos e religiões que estão fora do amor e do relacionamento que Deus pode oferecer para essa pessoa. 

O que é uma nova criatura, segundo a Bíblia? 

O termo “nova criatura” refere-se ao processo posterior ao termo “criatura”. Ou seja, tratamos no tópico anterior que a criatura é basicamente uma pessoa que foi gerada através de Deus, mas que ainda não o conheceu e reconheceu como seu único salvador. 

Por outro lado, quando uma pessoa recebe a oportunidade, em algum momento da vida, de visitar uma igreja, um templo ou até mesmo uma célula e descobre quem é Deus, de fato, e entende a importância de seguir um novo caminho com Ele, essa pessoa automaticamente passa a se tornar uma nova criatura. 

Ou seja, ela arrepende-se de atos e pensamentos que a deixavam cada vez mais distante de Deus, e a partir daquele momento, toma iniciativa de seguir um caminho de paz, amor e prosperidade com Cristo. 

O termo “nova criatura” também pode ser substituído por “filho de Deus”, já que a pessoa reconheceu Jesus como seu único salvador. 

Podemos confirmar esse processo através do livro de 1 Pedro, nos versos 1:22-23, que diz o seguinte: “Qualquer um que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; por que a semente de Cristo permanece ele; logo, ele não pode viver pecando, uma vez que é nascido Dele”. Ou seja, o nascido de Deus (filho de Deus ou nova criatura) não anda em pecado, uma vez que foi revelada a Verdade para ele. 

Como criar uma relação entre criatura e criador? 

Em suma, mesmo que sejamos filhos de Deus — quando passamos a aceitá-lo como Pai — de um modo geral, ainda somos criaturas porque somos humanos, e Deus, o nosso criador, já que foi Ele quem nos criou. Independentemente disso, uma relação acontece quando passamos a reconhecer a Cristo como salvador. 

Dessa forma, precisamos estimular esse relacionamento continuamente, a fim de que possamos ouvi-Lo e senti-Lo cada vez mais presente em nossa mente e coração. 

Existem diversas formas para fomentar um relacionamento com o nosso criador, porém a mais comum de todas, é ler a Bíblia. Não é possível ser amigo de alguém que não conhecemos. 

Lendo a bíblia, passamos a conhecer um pouco mais sobre a personalidade de Deus, bem como seus feitos e sobre o seu principal propósito para a humanidade. Quanto mais entendemos a Cristo, mais Ele tende a se revelar para nós de uma forma mais íntima e pessoal. 

Além disso, existem outros modos de estimular um relacionamento entre criatura e criador, que é ouvindo músicas que o façam lembrar Dele durante a sua rotina, no trabalho, nos afazeres domésticos, nos estudos, entre outras atividades relacionadas. 

A relação com Deus é bem diferente da relação que temos com pessoas comuns, e o motivo é bem simples: estamos lidando com algo que não é tangível (ainda). 

Quando não existe algo fisicamente presente em nosso cotidiano, temos que buscar meios para “lembrar” do compromisso que temos com Deus, seja indo à igreja, promovendo cultos familiares, estudos bíblicos e teológicos, e não menos importante: na oração. É nesse momento onde temos um encontro pessoal com o nosso Pai, e assim, conseguimos senti-lo cada vez mais perto e próximo de nós todos os dias. 

Conclusão

Conforme vimos, a relação entre criatura e criador é linda, e pode ser cultivada dia após dia. Basta nos comprometemos a trazer Deus para nossas vidas, em todos os âmbitos possíveis. Quando fazemos isso, Ele também tem compromisso de se tornar presente e de estar conosco aonde quer que estejamos. 

Gostou deste artigo? Agora que você já consegue compreender um pouco mais sobre a relação da criatura e criador, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira mais textos exclusivos sobre o tema.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Eu me declaro uma nova criatura em Cristo Jesus 🙌🏼

Deixe seu comentário: