Vivemos em uma época maravilhosa quando o assunto é acesso a recursos para estudar. Dessa forma, ler e entender a Bíblia é uma tarefa mais simples do que há algumas décadas. Você pode aproveitar vários conteúdos auxiliares, que te ajudam na compreensão da Bíblia.
Podemos dispor de livros físicos, e-books, cursos online, aplicativos, textos publicados online, entre outros conteúdos para facilitar nossos estudos. O que é fundamental, principalmente para quem não tem bem estabelecido o hábito da leitura, o que infelizmente é a maioria dos brasileiros.
Portanto, fizemos um apanhado de dicas para você que quer ler e entender mais sobre a Bíblia, que vão desde a comunhão com Deus até a parte mais prática do processo. Veja!
Aproveite os recursos para estudo da palavra de Deus
Todas as pessoas podem dispor de uma série de recursos para estudo da palavra mais facilmente. Na internet, conseguimos materiais fantásticos em forma de conteúdos em blogs, redes sociais e materiais como e-books e cursos. São materiais chamados de apoio para estudarmos a Bíblia.
Você tem opção de fazer pesquisas por conteúdos gratuitos ou se aprofundar um pouco mais e investir em algo bem específico, como um curso online. É muito importante dar um passo a mais quando temos dificuldade, o que é comum. Sabemos que muitos textos podem ser mais complexos e isso requer maior dedicação.
Principalmente nos primeiros anos após a conversão, situação em que queremos aprender o máximo possível sobre o Senhor. Também acontece de querer sair da zona de conforto e aprofundar o estudo da palavra, não apenas fazer uma leitura mecânica.
Comece seu estudo da Bíblia com uma oração
“Abre meus olhos para eu contemplar as maravilhas que vêm da tua lei.”
Salmo 119.18
Não podemos esquecer que o texto a ser estudado é a revelação da palavra de Deus, portanto, requer preparação para tal. Por isso é importante começarmos o estudo com uma oração, porque é do Senhor que vem a inspiração e o discernimento sobre tudo.
Somos dependentes de Deus e nesse momento não é diferente. O autor das escrituras está presente enquanto você aprende sobre Ele. Nada mais justo do que fazer com que a oração e o estudo da palavra caminhem juntos. É a partir da comunhão com Deus e estudo da sua palavra que você terá sabedoria.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”
Provérbios 9:10
Portanto, nessa oração peça para que a mensagem dele seja revelada a você, para que tenha entendimento sobre aquilo que está lendo. Precisamos lembrar do temor, submissão e obediência durante o estudo, voltando o propósito para a vontade do Senhor.
Use diferentes versões
Não temos uma versão da Bíblia traduzida que seja mais ou menos fiel aos manuscritos originais. Uma dica importante é variar entre as versões escolhidas por você, para ter um entendimento mais completo sobre o texto. E aqueles trechos que criarem mais dúvidas, podem ser resolvidos consultando os textos em hebraico.
Caso não tenha familiaridade com o idioma, é possível consultar grupos de ensino ou líderes religiosos no espaço onde você congrega. Porém, com versões em linguagem mais simples e outras com texto mais complexo, conseguimos compreender a mensagem.
Cabe a você compreender sobre si e facilidade ou não para interpretação. Porque a leitura da Bíblia implica compreender o que está no texto, não podemos levar a interpretação para locais ligados a nós mesmos. A dica, por isso, é usar de duas a três versões diferentes nos seus estudos, inclusive aquelas com comentários.
Crie metas de leitura
A organização de um momento para estudar a palavra de Deus é fundamental para que você crie um hábito. Então, estipule um horário do dia e espaço para a leitura. Também é importante separar metas de leitura para o dia, semana e mês.
Isso faz com que você tenha mais disciplina, além de ser muito satisfatório cumprir as metas. Por outro lado, faça essas metas com base em expectativas reais. Por exemplo, como é um estudo mais profundo, não precisa separar uma quantidade de texto muito grande.
O foco é aprofundar o conhecimento, não criar volume de leitura em pouco tempo. É diferente montar cronograma de estudos e montar cronograma de leitura da Bíblia toda em um período específico. Com isso, pense no tempo que você tem, no que vai demorar no processo e na quantidade de texto que pode ser interessante para isso.
Inicie pelo Novo Testamento
O nosso último ponto costuma ser uma dúvida comum para quem é convertido há pouco tempo. Para quem se identifica com esse grupo, uma dica interessante é começar pelo Novo Testamento, lendo os evangelhos e aprendendo mais sobre Jesus.
Porém, é fundamental que os textos usados como referência no Antigo Testamento sejam lidos por causa do contexto. Não podemos estudar de maneira isolada, porque no pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia) estão as bases da Lei, citadas e obedecidas pelo Senhor Jesus.
Também é possível fazer uma leitura simultânea dos dois testamentos, de acordo com o que você achar melhor. Para quem já leu toda a palavra, é possível iniciar do começo, passando por cada um dos livros mais uma vez. Não importa a sua escolha, desde que estude respeitando todo o contexto da palavra como um todo.
É maravilhoso que você queria ler e entender a Bíblia, isso mostra o seu interesse em saber mais sobre Deus. E é na palavra dele que encontramos as respostas que precisamos para uma vida de fé. Encontramos nosso manual de vida, ensinos que são do coração de Deus para nós.
Por isso, é importante que você aproveite não apenas essas dicas, como também os recursos disponíveis para esses estudos. Precisamos ser servos interessados em vivências mais profundas com o Senhor e isso se dá pela nossa comunhão com Ele, aprendendo sua palavra, orando e o adorando.
Além disso, aproveite a oportunidade e saiba mais sobre o curso online que vai te ajudar a estudar a Bíblia com método e profundidade.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.”
Hebreus 5:12-14
Leia mais conteúdos como este aqui em nosso site ou em nossas redes sociais!
Leia mais:
- Dicas para ensinar os 10 mandamentos aos seus filhos
- Como Ler a Bíblia em Um Ano? – Guia completo
- Leitura da Bíblia: 4 dicas para quem deseja começar
- 4 versículos para iniciar bem o seu dia
Jesus te ama muito.
Deixe seu comentário: