De acordo com a Bíblia o que significa nossa alma

Muitas dúvidas surgem quando pensamos na nossa alma. Porém, todas as respostas que precisamos estão na Bíblia. Ela é a chave para entender todos os mistérios que cercam essa parte tão importante do nosso ser.

bible - De acordo com a Bíblia o que significa nossa alma
De acordo com a Bíblia o que significa nossa alma

Bendiga o Senhor a minha alma!

Bendiga o Senhor todo o meu ser!

Salmos 103:1

Quando pensamos no nosso corpo como algo vivo, é comum que, enquanto cristãos, venha a pergunta: Como é a nossa alma? Será que ela é eterna? E o que é espírito? Além das perguntas, existem mitos que podem nos confundir sobre o real sentido da alma.

Porém, na Bíblia vamos encontrar muitas das respostas para as dúvidas que cercam essa parte tão importante do nosso ser.

O que é a alma?

Para começar, vamos direto ao ponto: o que é a alma? Quando Deus criou o homem, ele fez um ser vivente, dotado de alma, é o que podemos ler em Gênesis 2:7:

“Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”.

Cada ser vivente é dotado de uma alma única, que reflete suas características peculiares, ou seja, a alma é como um registro da individualidade de cada pessoa. Lendo bem as escrituras, podendo entender que quando falamos de alma, podemos entender como pessoas vivas.

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

Mateus 16:26

Podemos entender também, a partir da passagem acima, que a alma nos é muito cara e deve ser cuidada; não há nada que valha a sua troca. A alma possui sentimentos, tem personalidade e responde diretamente aos sentidos do nosso corpo. Mas o que é um corpo? Vamos entender a seguir.

E o que é o corpo?

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

1 Tessalonicenses 5:23

Como já falamos, a alma é uma parte que sente, que está presente nos seres viventes. Ela consegue interpretar as experiências proporcionadas pelo corpo. O corpo, portanto, é a parte física do que somos.

Ele é dotado de cinco sentidos, o tato, audição, olfato, visão e paladar. Ele tem as experiências corpóreas, que são transmitidas para a alma.

“Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa”

1 Tessalonicenses 4:4

Portanto, ele precisa de cuidados, pois é a morada da nossa alma espírito. Devemos nos lembrar também do que é dito em 1 Coríntios 12:27:

“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo”.

Qual a diferença entre alma e espírito?

Recapitulando: o corpo é nossa existência no mundo, ele nos ajuda a sentir e viver nossas experiências terrenas, sendo também parte do corpo de Cristo. Já a alma é o que nos faz seres viventes, ela recebe as experiências vividas pelo corpo para entender o que vivemos e sentimos. Mas e o espírito?

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”

Hebreus 4:12

Como podemos ver, alma e espírito são unidos, mas não são a mesma coisa. O espírito é o que nos dá a vida, é o que faz da alma um ser vivente. O espírito tem um relacionamento íntimo com Deus, ou seja, é ele que nos liga ao Pai.

Portanto, o espírito é eterno, assim como nosso Pai. Mas se um espírito se afasta de Deus, é como se perdesse a vida, refletindo em sua alma e em seu corpo. Por ocasião da morte, como nos mostra Eclesiastes 12:7:

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

A alma é eterna?

O que podemos concluir a partir das escrituras, portanto, é que a alma, que é sinônimo de ser vivente, não pode ser eterna. O nosso espírito, que volta ao Pai por ocasião da nossa morte, fica adormecido, sem consciência, afinal, esta só é proporcionada pela união com corpo e alma.

Porém, Deus nos diz que, na volta de seu filho Jesus para o mundo dos homens, todos aqueles que pereceram nesses anos de espera, serão também recompensados se assim for permitido, é o que podemos ler em Lucas 14:14:

“E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos”.

Em Mateus 10:28, podemos ler também:

“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno”

Se aceitamos a Jesus como nosso verdadeiro salvador, nosso espírito se une novamente a uma alma para que possamos morar para sempre com Deus no Céu.

Muitos de nós, antes de entendermos de fato as escrituras, nos sentimos perdidos e temos noções erradas de muitos assuntos.

Antes de ler esse texto, o que você achava que a alma seria? E o corpo e espírito? Agora que você entendeu o que é a alma, espalhe essa mensagem para sua família e amigos para que eles também saibam o verdadeiro significado de alma de acordo com a Bíblia.

E se você gostou desse texto, não esqueça de acessar o nosso blog para mais conteúdos de fé e esclarecedores como esse. Temos certeza de que podemos ajuda em sua caminhada de crescimento espiritual.

E para ter acesso a todas as novidades, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube. Os links estão disponíveis no canto superior direito da sua tela. Basta clicar e você será redirecionado.

Combinado?! Aguardamos a sua audiência em nossas próximas publicações. Um abraço e até lá.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: