Um dos maiores ensinamentos da Bíblia nos diz que devemos amar uns aos outros assim como Deus nos amou. O grande questionamento que fica é se é possível experimentar esse amor, principalmente em um mundo onde o mal está cada vez mais dominante.
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34
Se você acha que amar ao próximo é difícil, você não está sozinho. Esse é o grande desafio da humanidade e nem todos conseguem alcançar um objetivo tão sublime.
Podemos considerar que não é tão difícil amar as pessoas mais próximas a nós como pai, mãe, filhos irmãos, etc. Ainda que algumas pessoas mesmo nesses casos tenham dificuldade de experimentar o amor. Mas o fato é que o grande desafio mesmo é amar as pessoas com quem não temos esse laço tão estreito, mas do mesmo modo, precisamos entender o nosso amor.
Mas será que é preciso amar todo mundo? A bíblia não diz que temos que amar todas as pessoas, mas a expressão “amai-vos uns aos outros” é abrangente demais para considerar apenas as pessoas que estão debaixo do mesmo teto que nós, por exemplo, não é mesmo?
Porque sem o amor nada somos
Em 1 Coríntios 13 Paulo define o amor como a grande razão de sua existência ao afirmar que se não tivesse amor nada seria. No decorrer de sua carta ele descreve o amor minuciosamente e deixa bem claro que ele, o amor, é maior do que todos os sentimentos e está acima, inclusive, da fé.
Dentro desse mesmo conceito, podemos afirmar que um dos propósitos de Deus para nós é que nos amemos, já que Ele é o próprio amor.
“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”
1 João 4:8
A Bíblia diz ainda que quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”
1 João 4:7
Muito claramente podemos entender que o amor é o elo entre o homem e Deus e é impossível se achegar a Ele sem que estejamos revestidos desse sentimento.
Devemos amar sem distinção
Entendemos que amar uns aos outros não é uma tarefa fácil. A facilidade está em amar quem nos ama, aqueles com quem nos relacionamos bem, pessoas com as quais nos identificamos, etc. Mas o grande desafio é amar nossos opostos.
Nesse caso, o melhor caminho é exercitar o amor. Amar as pessoas sem distinção, aplicando empatia e entendendo que todos estão sujeitos a falhas e erros é a receita para amar a todos.
Devemos nos lembrar sempre do trecho de 1 Coríntios 13 que diz que o amor é paciente e bondoso e essas são as características desse sentimento que tornam possível estendê-lo até mesmo às pessoas mais difíceis.
É mais fácil amar quando deixamos de julgar
Ainda no sentido de amar todas as pessoas, podemos considerar que essa missão é muito mais fácil quando nossa postura não é baseada em julgamentos. Quando focamos muito nos defeitos das pessoas à nossa volta, torna-se muito mais difícil amá-las.
Você dificilmente irá amar alguém se tudo o que consegue ver nela são defeitos. Por outro lado, se você consegue enxergar coisas boas em alguém, mesmo que essa pessoa seja cheia de defeitos, torna-se muito mais natural ter sentimentos bons por ela.
Considere também enxergar e reconhecer seus próprios defeitos e deficiências, porque desse modo, seu instinto de julgamento será enfraquecido no que diz respeito às posturas alheias.
Como devemos amar?
Uma vez que entendemos que devemos amar nossos semelhantes independentemente dos defeitos alheios, a pergunta que ainda permanece é de que forma esse amor deve ser manifestado.
Não, você não precisa sair dizendo “eu te amo” para todas as pessoas. Até porque palavras sem ações não costumam ter efeito. O amor pelo próximo vai muito além e é muito mais verdadeiro quando é manifestado através de gestos que podem até ser simples, mas tem muito significado.
Você pode amar seu próximo exercendo caridade, levando a palavra de Deus, falando do amor de Cristo, dando um conselho, oferecendo ajuda em um momento difícil, sendo voluntário, oferecendo um ombro amigo e de muitas outras formas.
Quando somos sensíveis ao Espírito Santo e temos experiência em praticar o amor, essas ações acabam sendo naturais em nosso cotidiano. Além disso, quando somos canal de amor, temos a sensibilidade para entender as necessidades das pessoas à nossa volta.
Perdoar é sinônimo de amar
Outra atitude que reflete claramente o amor é exercer o perdão. Somente pessoas bondosas que sabem amar conseguem perdoar, assim como Deus nos perdoa incessantemente.
Na verdade, o perdão é uma das maiores expressões de amor, mas uma das mais difíceis de serem colocadas em prática.
Aprenda a perdoar como Jesus, assim como amar como Ele nos ama. Em suas orações, peça para ser instrumento do amor do Pai e Ele irá conduzir sua vida a fim de que ela seja baseada no amor e na bondade.
Decida amar antes de qualquer coisa
Ainda que suas orações sejam valiosas, é muito importante entender que amar é uma decisão sua e que depende somente de você.
Quando você decide amar e define que o amor será a base da sua vida, os sentimentos contrários não têm espaço em meio às suas relações.
Optar pelo amor é representar a Cristo na terra e servi-Lo através da nossa caridade ao próximo. Se você tem facilidade para amar, parabéns, sua missão na terra está sendo cumprida, mas se você tem dificuldades nesse sentido, comece exercendo o amor com as pessoas mais próximas a você e depois estenda esse sentimento tão sublime a todos que estiverem a sua volta.
Além de estar cumprindo um ensinamento bíblico, você será agraciado ao receber muito amor de volta e ver que a vida vale muito mais a pena dessa forma.
Acompanhe novos conteúdos e entenda mais sobre a Bíblia seguindo nossas páginas no Facebook e no Instagram.
Leia mais…
- Mandamento 8 – Não Levantar Falsos Testemunhos
- Versículos que Demonstram o Amor de Deus
- Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento
Jesus te ama muito.
1 comentário:
como consigo entra no grupo de WhatsApp , do Conhecimento do Pai?