Mesmo sendo um dos personagens mais citados do Velho Testamento, engana-se quem pensa que a jornada de Abraão foi fácil e repleta apenas de momentos de alegria e força. Na verdade, a Bíblia nos mostra o quanto a fé foi necessária na vida desse homem de Deus.
Prova disso é que a sua confiança no Senhor é algo transmitido até hoje, de geração em geração. Tiago, por exemplo, se referia a Abraão como “o amigo de Deus” (Tiago 2:23), um título que não foi dado a mais ninguém nas escrituras.
Além disso, em Gálatas (3:6, 7) Paulo diz que “assim como Abraão creu no Senhor, sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão”, deixando claro o impacto e a importância de sua história para a humanidade.
Durante seus anos de vida, Abraão teve sua fé testada por diversas vezes, sem nunca vacilar. Por isso, o Altíssimo cumpriu cada uma das promessas que havia lhe feito.
O primeiro teste na jornada de Abraão
Deus testou a fé de Abraão em diversos momentos. Em um deles, Abraão já era um homem idoso quando foi levado para fora e escutou o Senhor lhe dizer:
“Agora olhe para o céu e conte as estrelas, se é que podes contá-las. Assim será a tua descendência” (Gênesis 15:5).
Ele e sua esposa, Sara, já eram de avançada idade e ainda não tinham filhos, como sempre haviam sonhado. No entanto, Deus colocou sua mão sobre a jornada de Abraão e provou sua fé, mesmo quando todas as circunstâncias diziam que era impossível.
Sara então deu à luz um menino, que foi chamado pelo nome de Isaque.
Deus testa Abraão novamente
Esse grande homem de Deus ainda foi testado uma segunda vez, de uma maneira inimaginável. Quando seu filho, Isaque, já era uma criança, o Senhor falou com Abraão novamente, dizendo:
“Agora, toma seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei” (Gênesis 22:2).
O que isso mostra? Como a jornada de Abraão foi realmente únicae repleta de momentos de prova de sua fidelidade para com o Pai.
Embora o pedido não fizesse sentido em sua mente e coração, a fé de Abraão não foi abalada e, apesar da dor, ele se levantou pela manhã e preparou todo o necessário para partir e cumprir a ordem que lhe foi dada.
Ao subir o monte, ele agiu com coragem e confiança, não deixando que as dúvidas tomassem conta do seu ser, pois acreditava que Deus manteria Sua promessa.
No último segundo, o Senhor impediu sua mão de descer sobre o menino, salvando Isaque e tornando Abraão o pai da nação de Israel como recompensa por sua fidelidade.
A sua jornada é como a de Abraão?
Podemos ser tomados por inúmeras dúvidas, afinal, somos seres de carne e osso. No entanto, a fé nos capacita a agir, ainda que não possamos ver as bençãos e promessas que estão à nossa frente. Tenha sempre em mente, nesses momentos, que o Senhor é meu Pastor e nada me faltará!
Quando tomamos por exemplo a jornada de Abraão, podemos resistir aos pensamentos pessimistas e confiar de todo o nosso coração. Isso porque, o seu Deus é o mesmo Deus a quem servimos até os dias de hoje.
Ainda que as pessoas digam que “não” ou as situações pareçam impossíveis, o Senhor pode, quer e vai operar milagres na sua vida, basta que você creia!
“E aquele que vencer herdará todas as coisas, e eu serei o seu Deus, e ele será o meu filho” (Apocalipse 21:7).
Se você quer ter acesso a mais conteúdos de fé como esse, acesse nosso blog agora mesmo e nos siga nas redes sociais.
2 Comentários:
O sinhor Jesus Christ livrai me tudo Mal ivejas enveja odio de todos aqueles qué Tao contra MIM da eles Paz de saude Paz alegria amor meus filhos amigos meus irmaos sinhor Jesus Christ peco que acaba com esta doenca panomeia porque so sinhor Jesus Christ qué tem forca powder amem alleluia
Gostei desse conhecimento de Abraão 🙌