Efésios 2:4-5 – o grande amor que Deus tem por nós

Efésios 2: 4-5 nos ensina que o amor de Deus é o que nos permitiu ter os pecados perdoados, nos tornando um só corpo, integrantes da família do Pai.

amor de deus - Efésios 2:4-5 - o grande amor que Deus tem por nós
Efésios 2:4-5 – o grande amor que Deus tem por nós

Quantas vezes você já ouviu falar sobre o amor de Deus? Este é um assunto muito corrente em louvores e pregações, e com toda razão, afinal, é graças a tal sentimento que temos direito ao perdão dos nossos pecados. 

Apesar de muito se discutir sobre esse assunto, precisamos verdadeiramente refletir sobre ele, pois é extremamente intenso e poderoso. Logo, não podemos tratá-lo como algo normal, mas devemos reconhecer a maravilhosidade desse sentimento. Por isso, preparamos este artigo para que você aprenda mais sobre o amor de Deus, com foco no texto de Efésios 2:4-5.

O amor de Deus: o princípio do evangelho

Você já se perguntou seu propósito nesta terra? Apesar de termos sonhos e planos aqui, é sempre bom lembrar que nossa mente e coração devem estar em outro lugar, focados na vida eterna. O homem foi feito para glorificar a Deus, este é o motivo de nossa existência.

Como bem sabemos, o pecado nos separou de Deus. Mas apesar das nossas falhas, Deus sempre foi benigno conosco e tardio em irar-se, estando assim, constantemente ao lado do homem, conduzindo-o pelo caminho da redenção.

O plano da salvação é perfeito e nos permite novamente ter comunhão com o Pai, além da companhia de Jesus e do Espírito Santo. Nada disso seria possível se não houvesse este amor, e não existe nada maior que ele, como nos diz Romanos 8:37-39: 

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” 

Pode-se dizer que esta é a pura demonstração do grande amor de Deus. Se Deus não nos amasse, não se importaria com a perdição de nossas almas, pois Ele é perfeito e eterno. Mas, amando-nos intensamente, deu o seu filho para que tivéssemos direito à salvação.

O amor: sentimento puro e verdadeiro

Quando paramos para pensar sobre o amor de Deus, devemos nos lembrar que ele se reflete desde a criação do mundo até nos dias de hoje. Pense sobre todas as dificuldades que você já passou, com certeza se lembrará de um momento em que pensou que não conseguiria passar por alguma adversidade, mas no final triunfou.

Assim é o amor de Jesus por nós. Ele passou fome, frio e sede. Foi até mesmo tentado pelo diabo, mas mesmo assim venceu. Em Isaías 53:4-5 temos uma passagem que reforça o que Cristo viveu por nós: 

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” 

Isso nos mostra que o amor não é fácil, mas ele é puro e honesto, um sentimento onde nos doamos e não pedimos nada em troca, apenas temos em nosso coração o desejo de fazer o bem para aqueles por quem temos apreço.

Pense nas pessoas que mais ama, provavelmente por elas você iria se dispor a passar pelas mais diversas dificuldades. Agora pense no sacrifício de Jesus na cruz por nós, e você chegará à conclusão de que não há amor que se compare ao de Deus. 

A mensagem de Efésios 2:4-5

Ao lermos a bíblia iremos nos deparar com diversos versículos que falam sobre o amor, assim, há muito o que se estudar nos livros sagrados sobre este tema. Porém, neste artigo iremos tratar de uma passagem específica, encontrada em Efésios 2:4-5

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”.

Precisamos entender o contexto deste capítulo para que a passagem em questão fique mais clara. Em Efésios 2 Paulo fala sobre como estávamos espiritualmente mortos antes da nossa conversão, e tal morte era perceptível através da prática do pecado. Porém, nos versículos 4 e 5 ele nos mostra que a graça e o grande amor de Deus nos deu nova vida, mesmo quando estávamos em pecado, de maneira que nos tornamos novas criaturas. 

Em seguida ele diz que tudo isso é fruto do amor de Deus, reafirmando que pela graça somos salvos, fazendo com que os efésios se lembrassem de que um dia eles estiveram longe do Pai, e eram considerados estrangeiros, porém o sangue de Jesus os aproximou.

O amor dEle trouxe a paz e fez dos filhos um só povo, assim, nós viramos uma família em Deus. Toda esta redenção e aproximação por Cristo só foi possível porque Ele nos amou!

Ame assim como Deus nos ama

Como o amor de Deus é tremendo! É capaz de nos dar nova vida, nos dar esperança, conforto e mais o que nossa alma necessita. Sabemos que o amor de Deus transforma o nosso ser, sendo assim, devemos demonstrar este amor que recebemos, e amar ao próximo.

Observe o que 1 João 4:19-21 nos diz: 

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” 

Logo, amar o próximo é dar testemunho de sua fé, é agradar a Deus por agir de acordo com aquilo que Ele espera de nós como seus filhos. Podemos alcançar almas e mudar vidas através do amor do Pai, basta apenas praticar aquilo que Jesus nos ensinou.

Não se esqueça: o amor de Deus é uma graça, pois não o merecemos, por isso, agradeça a Ele por este amor e peça que ele te ensine a amar assim todos os dias, para que o seu coração e espírito se renovem diariamente. Creia que este amor salva e cura, e é através dele que você tem novidade de vida.

Que esta reflexão possa ter tocado o seu interior e levado a buscar e amar mais a Deus! O Conhecimentos do Pai busca espalhar o evangelho através de textos baseados nos ensinamentos das escrituras sagradas. 

Se você deseja saber mais, te convidamos a ler mais textos em nosso blog. Além disso, também estamos presentes no FacebookYoutube e Instagram, venha nos seguir nas redes sociais!

Deus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

3 Comentários:

  • Aleluia amem sinhor jesus de me saude paz e meus filhos meus irmos familias amigos e de saude todos agueles pesoas que estao contra me de eles saude e paz e livrai me tudo mal odio inveja amem aleluia sinhor jesus de de saude todos agueles pesoas que estao nos hospital amem

  • Obrigada Deus por tua presença a cada dia em minha vida 🙏🏼🙌🏼

  • Gloria a Deus.creio que ateaves dessa palavra a cada dia eu aumente a minha fe em Deus e continue praticando a palavra de Deus e passando pra nossos irmaos em Cristo Jesus.leio todos os dias essa palavra abencoada de Deus,pois e o que quero mais em minha vida,ser um servo de Deus e passar a sua palavra,em nome de Jesus.amem.

Deixe seu comentário: